Viúva de Chrystian revela bastidores do fim da dupla com Ralf
Key Vieira conversou com o Domingo Record, mostrou uma música inédita do marido e falou das polêmicas com os filhos dele
atualizado
Compartilhar notícia
A morte de Chrystian completou 3 meses na sexta-feira (20/9) e a viúva do cantor revelou os bastidores do fim da dupla do marido com o irmão, Ralf, depois de quase 40 anos juntos. Key Vieira conversou com o Domingo Record e abriu seu coração sobre tudo.
“Dupla é que nem casamento, foram 38 anos de uma relação de muitos shows, eles viajavam muito. Com 38 anos, o Chrystian queria fazer uma carreira solo, tinha vários projetos que ele queria e, com a dupla não dava pra fazer. Então ele resolveu seguir a carreira solo”, afirmou ela.
Em seguida, a influenciadora contou que, apesar de os dois estarem afastados, não houve confusão: “Não houve briga. Eles não estavam se falando, mas brigar, eles não brigaram”, garantiu.
Na entrevista, Key Vieira ainda mostrou uma música inédita do marido e falou das polêmicas com os filhos dele. A viúva ainda recordou o início do relacionamento, quando deixou de ser fã para ser esposa.
A repórter Lorena Coutinho vai revelar quem foi o amigo que serviu de “cupido” entre o casal e, por acaso, a levou ao encontro de Chrystian há 30 anos. Key Vieira também vai falar sobre as tretas com os enteados e comentar a carta aberta em que tentou esclarecer tudo.
Mexendo nas coisas do marido, a influenciadora encontrou uma música inédita que ele gravou com o filho Joao Pedro, mas não conseguiu lançar. O Domingo Record, apresentado por Rachel Sheherazade, vai ao ar às 12h30.
Inventário de Chrystian tem início marcado por mistérios
Em junho deste ano, o cantor Chrystian, da dupla Chrystian e Ralf, faleceu na cidade de São Paulo. O caso causou comoção por conta da causa, um choque séptico, e pela morte precoce do músico. A coluna Fábia Oliveira descobriu que, hoje, o inventário do artista começou a dar seus primeiros passos e vem sendo marcado por mistérios.
Em primeira mão, soubemos que a inventariante nomeada para condução do procedimento foi Key Vieira, a viúva de Chrystian. O casal celebrou a união com comunhão universal de bens, onde, a partir do momento do casamento, todos os bens, sejam eles adquiridos antes ou durante a união, passam a pertencer a ambos os cônjuges em partes iguais.
Com a abertura do inventário, teve início a busca pelos bens e direitos do cantor. Na inicial do inventário, foi solicitada intimação da Associação Brasileira de Música e Artes, a Abramus. A inventariante tenta ir atrás dos direitos autorais do compositor.
Após a morte de Chrystian, a família tenta entender os valores devidos ao cantor para a correta divisão de seus bens. Diante da empreitada, outras intimações foram solicitadas. Dentre os pedidos, a Amazon, Deezer e o Spotify, maiores canais de streaming de música, também foram apontados.
No documento inicial, Key Silene afirmou que sempre dependeu financeiramente do marido.
Um ponto curioso percebido pela coluna é que, nos autos, consta a informação de que o cantor não deixou informações para a viúva e seus filhos sobre suas posses bancárias. A fim de entender o patrimônio de Chrystian, um ofício será destinado ao Banco Central.
A coluna descobriu também que, agora, a família deseja identificar qualquer conta corrente, poupança, contas digitais, aplicações financeiras, seguro de vida e demais produtos no nome do sertanejo.
No dia 18 de agosto, a juíza retirou o feito do segredo de Justiça.
Apesar das inúmeras medidas adotadas pela inventariante e os herdeiros de Chrystian, os resultados obtidos não têm sido muito positivos. Até o presente momento, a Amazon informou que não existem valores pendentes a serem pagos ao sertanejo. Além disso, a Deezer se pronunciou no mesmo sentido.
Quem era Chrystian
A música sertaneja amanheceu de luto, no fim de junho, com a notícia da morte de Chrystian, que fez dupla com o irmão Ralf até 2021. O cantor passou mal no dia anterior, chegou a ser levado de helicóptero ao hospital, mas acabou não resistindo.
A carreira musical do artista começou ainda na infância, aos 6 anos, se apresentando em clubes de Goiânia com o nome de Zezinho. Para quem não sabe, o nome de batismo dele era José Pereira da Silva Neto. Na ocasião, o talento do menino, nascido em 1956, chamou tanta a atenção que ele ganhou um programa de TV chamado Pinguinho de Gente.
Após alguns anos, o sonho de formar uma dupla sertaneja levou Chrystian e seu irmão mais novo Ralf se mudaram para São Paulo, onde buscariam o sucesso. Com a ajuda do pai, os rapazes compareciam todos os dias na porta da TV Bandeirantes, onde faziam apresentações e tentavam uma oportunidade.
A primeira oportunidade de Chrystian e Ralf na televisão, após muitas tentativas, foi no programa de Vicente Leporace. E o resultado foi a dupla ter conseguido um contrato musical. Mas quem pensa que eles já começaram com os nomes que os consagraram, enganam-se: a dupla chegou a adotar Charles & Ralf e Os Pássaros como títulos.
Chrystian estourou anos depois, em 1973, mas com uma música em inglês. Ele emplacou um sucesso com a música Don’t Say Goodbye, que fazia parte da trilha sonora da novela Cavalo de Aço, da TV Globo. Com isso, ele teve que enfrentar as exigências das gravadoras de que ele cantasse apenas em inglês e acabou virando, mesmo que temporariamente, um “cantor fantasma”, que não tinha sua imagem usada nos discos e não ia a programas de TV, já que o objetivo era esconder que, na verdade, era brasileiro.
Ao longo de sua jornada musical, Chrystian gravou vários temas de novela em inglês, como More Than You Know, Bird Songs, No Broken Heart, Emotions In My Heart, You’re So Tender e Love’s a Dream.
Dupla com o irmão
Após ter a carreira consolidada com regravações e sucessos nos anos 1980, Chrystian e seu irmão Ralf marcaram uma nova fase na música sertaneja. O lançamento do álbum Quebradas da Noite (1983), com o qual ganharam o primeiro disco de ouro.
A dupla continuou a conquistar sucesso ao longo da década, e alcançou o disco de platina com o álbum autointitulado Chrystian e Ralf, impulsionado pelo hit Chora, Peito.
No decorrer dos anos 1980, colaboraram com artistas renomados como Tião Carreiro, além de expandirem sua presença internacional com turnês nos Estados Unidos e conquistarem fãs na Europa. Eles também receberam reconhecimento no Brasil ao serem eleitos a melhor dupla sertaneja pelo Prêmio da Música Brasileira.
Durante os anos 1990, Chrystian e Ralf continuaram a solidificar sua posição na música nacional com a música Mia Gioconda, tema da novela O Rei do Gado, gravada em parceria com Agnaldo Rayol.
No começo dos anos 2000, a dupla teve um breve rompimento, mas logo foi retomada, e continuaram a contribuir para a cena musical brasileira.
Eles não apenas lançaram novos álbuns, mas também tiveram um papel significativo na luta contra a pirataria musical, desenvolvendo tecnologias como o “Semi Metalic Disc” (SMD), que ajudou a reduzir o preço dos álbuns e combater a prática no mercado.
Em dupla, eles lançaram 20 álbuns, 32 coletâneas e 2 DVDs acústicos, além de vídeos independentes, chamados pocket shows.
Ganharam 15 discos de ouro, 9 de platina, 2 de platina triplo, 4 de diamante nos anos de 1988, 1989, 1992, 1993 e 1 de diamante com a trilha sonora da novela da TV Globo O Rei do Gado e O Rei do Gado 2, em 1996, somando mais de 1 milhão de cópias vendidas.
Em 2021, os irmãos se separaram de forma definitiva, porém, a carreira de Chrystian continuou com seu retorno aos palcos e novos lançamentos musicais. A turnê Romance e a música Não Dá Pra Ficar Assim são exemplos de seu trabalho solo posteriormente à parceria com Ralf.