Vídeo: “Tudo tem um fim”, diz Rafael Nadal ao anunciar aposentadoria
O tenista espanhol, de 38 anos, usou as redes sociais, na manhã desta quinta-feira (10/10), para falar sobre seu afastamento das quadras
atualizado
Compartilhar notícia
A Copa Davis será a última competição de Rafael Nadal no tênis. A notícia foi dada pelo próprio tenista espanhol, que usou as redes sociais, nesta quinta-feira (10/10), para anunciar sua aposentadoria das quadras, aos 38 anos.
“Olá a todos. Estou aqui para comunicar que vou me aposentar do tênis profissional. Na realidade, os últimos anos foram muito difíceis, especialmente os últimos dois. Acredito que não consegui jogar sem limitações”, começou ele.
Em seguida, o atleta falou sobre sua atitude: “Essa é uma decisão, evidentemente, difícil e que demorei um tempo para tomar. No entanto, nessa vida tudo tem um começo e um fim. Acredito que esse é o momento adequado para colocar um ponto final na minha carreira, que foi muito longa e com muito mais acertos do que eu poderia imaginar”, afirmou.
E continuou seu desabafo, revelando quando seria sua despedida: “Mas, estou muito feliz que meu último torneio será a final da Copa Davis [entre 14 e 19 de novembro] e representando o meu país. Penso que isso encerra o meu ciclo porque uma das minhas primeiras alegrias como tenista profissional foi a final da Copa Davis, em Sevilha, em 2004. Eu me sinto um homem de sorte por tudo o que eu já vivi”, declarou.
Após agradecer sua equipe, Nadal fez um balanço da carreira: “Momentos muito ruins, momentos muito bons. Momentos que eu precisava dar mais duro ou momentos que eu precisava dar uma relaxada. Nós vivemos tantas coisas juntos que é difícil explicar. Minha família é tudo para mim. Minha mãe fez todos os sacrifícios que ela poderia fazer para que nós tivéssemos tudo que precisávamos”, recordou, antes de falar sobre a esposa e os filhos.
“Minha esposa, Mary, nós estamos juntos há 19 anos, obrigado por tudo o que você fez. Você foi minha companheira de viagem perfeita durante todos esses anos de carreira. Voltar para casa e ver cada dia como o meu filho está crescendo me deu uma força necessária para continuar vivo e me deu energia para continuar”, disse.
No fim da postagem, ele agradeceu aos fãs: “Por fim, obrigado a vocês, meus fãs. Não tenho como agradecer o suficiente pelo o que vocês me fizeram sentir. Vocês me deram energia sempre que eu precisei. Realmente, tudo o que eu vivi, foi um sonho que se tornou realidade. Eu me despeço com uma tranquilidade absoluta que eu dei o meu máximo em tudo o que eu podia dar. Eu me esforcei em todos os sentidos. Eu só posso terminar, dizendo muito obrigado a todos. Vejo vocês em breve”, encerrou, escrevendo na legenda um agradecimento em vários idiomas.
Os internautas reagiram à notícia e enviaram mensagens de apoio: “Obrigado por tudo. É um exemplo. Uma lenda! Aproveite sua aposentadoria, campeão. 👏🏾👏🏾👏🏾”, postou um. “Ah, não, ainda não estou pronta para esse momento 😭!”, lamentou outra. “Obrigada ❤️ Eu cresci assistindo você e você me fez amar tênis”, escreveu uma terceira. “Não consigo parar de chorar. Mas também são lágrimas de felicidade por tudo que vivemos juntos. O tênis não será mais o mesmo. Obrigado Rafa. Para sempre ♾️”, publicou mais um.
A vida no tênis
Nadal teve uma carreira brilhante e atingiu 92 títulos ao longo da trajetória, com direito a 22 troféus de Grand Slams. Ele é um dos cinco tenistas na história a conquistar o Golden Slam, que é quando o tenista vence os quatro principais torneios de tênis (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon, US Open) junto com o ouro olímpico.
Além de Nadal, que alcançou o feito em 2010, os outros tenistas que conquistaram o Golden Slam foram: Steffi Graf (1988), Andre Agassi (1998), Serena Williams (2012) e Djokovic (2024).
Profissional desde 2001, quando tinha apenas 15 anos, Nadal teve 1080 vitórias e 227 derrotas (82,6% de aproveitamento) ao longo da carreira.
Principais títulos de Rafael Nadal
Roland Garros: 14 (2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2017, 2018, 2019, 2020, 2022)
US Open: 4 (2010, 2013, 2017, 2019)
Wimbledon: 2 (2008, 2010)
Australian Open: 2 (2009, 2022)
Copa Davis: 4 (2004, 2009, 2011, 2019)
Olimpíadas: 1 (2008)
Federer analisou o desempenho de Nadal
Um dos grandes nomes do tênis, o suíço Roger Federer foi sincero sobre a situação do espanhol Rafael Nadal, em meados do mês passado. Também aposentado, Federer destacou que o futuro do amigo dentro do circuito é incerto, assumindo que há dúvidas sobre um possível retorno do espanhol à um Grand Slam.
“Com Rafa não sabemos o que vai acontecer, temos que ver. É difícil para mim fazer qualquer tipo de previsão sobre Nadal, porque ele pouco jogou nos últimos dois anos”, apontou.
A última vez que Rafael Nadal esteve em quadra foi durante as Olimpíadas de Paris 2024. Jogando no torneio de duplas com Carlos Alcaraz, Nadal acabou sendo eliminado nas quartas de final da competição.