metropoles.com

Vídeo: Shantal Verdelho desabafa sobre acusação de seu obstetra

Influenciadora usou o Instagram para falar como se sentiu ao saber que Renato Kalil vai responder por lesão corporal e violência psicológica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Instagram/Reprodução
Shantal Verdelho posa de roupa de academia e óculos escuros
1 de 1 Shantal Verdelho posa de roupa de academia e óculos escuros - Foto: Instagram/Reprodução

Horas depois de o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitar as denúncias de lesão corporal e violência psicológica contra o obstetra Renato Kalil, Shantal Verdelho resolveu se pronunciar nas redes sociais sobre o caso e usou os stories do Instagram para desabafar sobre como se sentiu ao ver o processo arquivado, no fim do ano passado, e o que está se passando pela sua cabeça agora.

“Passei o dia inteiro tentando processar todas essas emoções, é muita coisa. E eu queria falar uma coisa pra vocês: quando a Justiça disse que arquivaria o caso por falta de provas, me senti muito frustrada porque eu falei assim: ‘Não é possível que não tenha Justiça nesse país’. O que mais tem nesse caso é prova, né, a gente tem vídeo, tá tudo gravado, tem áudios, mensagens, testemunha ocular, outras dezenas de mulheres que relataram coisas parecidas e que tinham relação com o médico”, pontuou.

E continuou seu relato: “Então, assim, o juiz falar: ‘Não tem prova suficiente’ e arquivar? Eu fiquei muito, muito desiludida da Justiça. A importância desse caso vai muito além de Shantal. Não tem nada que faça voltar no dia do meu parto, que mude tudo o que aconteceu, que mude o nascimento da minha filha, que mude os traumas que eu carrego até hoje e que me fazem, semanalmente, lembrar de tudo que aconteceu, apesar de já ter passado dois anos”, comentou.

Shantal ainda fala sobre o criminalização da violência obstétrica: “Mas a partir do momento que a violência obstétrica for criminalizada, ou seja, for considerada um crime, aí diante à Justiça, todas as mulheres que vão parir daqui pra frente, inclusive a minha filha se um dia ela for parir, vão estar protegidas pela Justiça. Elas vão ter a garantia de poder ter um parto com segurança e com respeito”.

A influenciadora seguiu com o desabafo: “Inclusive parece muito óbvio, né? Óbvio que uma mulher merece respeito, dignidade, acolhimento no momento de parto. É lógico que um bebê que vai chegar no mundo pela primeira vez merece tudo isso, né? Mas não é assim que funciona na prática”, afirmou.

13 imagens
Shantal Verdelho no parto da segunda filha
Ela afirma que sofreu violência obstétrica por parte de Renato Kalil
Shantal e a segunda filha, Domênica
Shantal Verdelho
Shantal emitiu nota sobre assalto ao escritório de sua marca de joias, Zion
1 de 13

Ela, com Mateus Verdelho, seu marido, esperam que o caso sirva como um alerta para outras famílias

Reprodução
2 de 13

Shantal Verdelho no parto da segunda filha

Reprodução/ Twitter
3 de 13

Ela afirma que sofreu violência obstétrica por parte de Renato Kalil

Reprodução/ Twitter
4 de 13

Shantal e a segunda filha, Domênica

Reprodução/Twitter
5 de 13

Shantal Verdelho

Instagram/Reprodução
6 de 13

Shantal emitiu nota sobre assalto ao escritório de sua marca de joias, Zion

Reprodução
7 de 13

Segundo a influenciadora, tudo foi perdido

Reprodução / Instagram
8 de 13

O cofre aberto, sem a porta, indica que foi arrombado pelos criminosos

Reprodução / Instagram
9 de 13

Na imagem, é possível ver várias caixas e papeis espalhados pelo chão do local

Reprodução / Instagram
10 de 13

A influenciadora também mostrou o local onde, aparentemente, ficava o estoque da Zion

Reprodução / Instagram
11 de 13

Shantal mostra que todas as joias de sua marca foram roubadas

Reprodução / Instagram
12 de 13

Matheus e Shantal Verdelho

Agência Brazil News e Leca Novo/Imagem cedida ao Metrópoles
13 de 13

O casal tem dois filhos

@shantal/Reprodução/Instagram

Ela ainda falou sobre a exposição que seu caso teve nas redes sociais: “Lembrando que eu nunca expus os vídeos aqui nas minhas redes sociais, foi vazado. Lembrando que eu não queria que o meu nome tivesse nessa história toda e, principalmente, a história do nascimento da minha filha fosse assim e tivesse exposta pra um dia ela ver a forma que foi, como aconteceu, né?”, declarou, antes de completar:

“Então, com tanto de prova que a gente tem e com a voz que eu tenho oportunidade de ter aqui pela minha ferramenta de trabalho, que é o meu Instagram, [se o caso não for criminalizado] que mulher que vai ter coragem de denunciar? Simplesmente vai todo mundo aceitar que vai passar por violência obstétrica mesmo e tá tudo bem, é melhor nem reclama, vai quietinha. É passar 9 meses de gravidez com medo, sem saber se vai ganhar na loteria de cair com um profissional amoroso, respeitoso ou se vai sair de repente com um profissional que vai exercer ali a violência obstétrica porque, afinal de contas, não acontece nada”.

Na sequência, Shantal voltou a falar sobre a reabertura do caso: “Então, ao mesmo tempo que eu fiquei muito feliz que não deixaram o caso ser arquivado, por unanimidade, ainda tem um tanto de coisa ainda pela frente, vai demorar pra isso acabar. Imagina você viver presa numa história que não acaba, mas enfim, nem é sobre mim, mais uma vez”, disse, antes de encerrar agradecendo ao seu advogado e afirmando só querer Justiça.

As acusações

O médico obstetra Renato Kalil foi denunciado, nesta quinta-feira (27/7), por lesão corporal e violência psicológica durante o parto de Shantal Verdelho. O caso ganhou novos capítulos após o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) julgar o recurso do Ministério Público e da defesa da influenciadora. Os desembargadores foram unânimes ao determinar a anulação do arquivamento do caso, que havia sido assinado no fim do ano passado.

As queixas de violência obstétrica contra a influenciadora, com agressões físicas e verbais, foram registradas em 2021, após o parto de sua segunda filha. Na ocasião, Shantal afirmou que nas gravações feitas pelo marido era possível ouvir o médico a chamando de “viadinha” e “mimada”.

Outra reclamação da influenciadora é que o obstetra fez a manobra Kristeller, na qual a barriga da mãe é empurrada para que a criança saia. O procedimento não é aceito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde por colocar a saúde da criança e da mãe.

Segundo o G1, o acórdão com a decisão deve ser publicado nos próximos dias. A partir de agora, Renato Kalil passa a responder em primeira instância por lesão corporal e violência psicológica.

Entenda o caso

Após um relato chocante que viralizou nas redes sociais, em dezembro de 2021, a influenciadora Shantal Verdelho registrou um boletim de ocorrência contra o ginecologista e obstetra Renato Kalil, a quem acusa de violência obstétrica. A influenciadora foi até o 27º Distrito Policial, na Zona Sul de São Paulo, e entrou com um requerimento de inquérito policial para apurar o caso.

Na semana passada, áudios da influenciadora vazaram na internet e lançaram luz à grave problemática da violência obstétrica no Brasil. Nas mensagens, a influenciadora digital revela ter sido maltratada pelo médico no parto de Domenica, segunda filha com o marido Mateus Verdelho. A menina nasceu em setembro.

Em nota, a influenciadora informou que as providências cabíveis serão tomadas “com a mesma dignidade que ela e sua família sempre tiveram em toda a sua trajetória pública em consideração aos que lhe acompanham”.

Ela também explicou que fez um pedido para que a investigação corra em sigilo, a fim de “preservar sua vida pessoal e todo constrangimento que são consequentes destes fatos”. Por fim, a influencer acrescentou que deseja que o “já doloroso episódio siga com verdade e respeito”.

Outros relatos

Após o relato de Shantal parar nas redes sociais, outras mulheres vieram a público falar sobre suas experiências com o médico. A jornalista Samantha Pearson revelou como sua experiência com o médico foi traumatizante.

Ela relatou ter sido vítima de assédio moral diversas vezes no consultório do especialista. “Passei semanas chorando”, desabafou a ex-paciente de Renato Kalil. Leia o relato nesta matéria.

Áudios da influenciadora

Nos áudios, que, a priori, teriam sido enviados em um grupo de amigas, Shantal conta o que sofreu. “Descobri que ele falou da minha vagina para outras pessoas. Tipo ‘ficou arregaçada, se não tiver episiotomia, você vai ficar igual’”, contou.

Outro erro do médico, segundo a influencer, foi ter revelado o sexo do bebê, sem consentimento, nas redes sociais. “Ele quebrou o sigilo médico. Minha irmã descobriu pelo Instagram”, lamentou.

Ela ainda afirma que o médico a teria “rasgado com a mão”. “Simplesmente, quando a gente assistia ao vídeo do parto, ele me xinga o trabalho de parto inteiro. Fala: ‘P*rra, faz força. Filha da mãe, ela não faz força direito. Viadinha. Que ódio. Não se mexe, p*rra’”. E finalizou: “Depois que vi tudo, foi horrível”.

Por fim, Shantal conta ainda que o médico teria chamado Mateus para mostrar como ficou a vagina após o nascimento de Domenica. “Ele chamou meu marido e falou: ‘Olha aqui, toda arrebentada, vou ter que dar um monte de pontos’”, comentou. “Ele não tinha que fazer isso. Ele nem sabe se eu tenho tamanha intimidade com meu marido”, desabafa.

Médico negou

A assessoria do médico nega as afirmações de Shantal. “O Dr. Renato Kalil é médico obstetra ginecologista há 36 anos. Ao longo de sua carreira, já efetuou mais de 10 mil partos, sem nenhuma reclamação ou incidente. O parto da Sra. Shantal aconteceu sem qualquer intercorrência e foi elogiado por ela em suas redes sociais durante trinta dias após o parto. Surpreendentemente, o Dr. Renato Kalil começou a receber, nos últimos dias, ataques com base em um vídeo editado, com conteúdo retirado de contexto. Ataques à sua reputação serão objeto de providências jurídicas, com a análise do vídeo na íntegra”, diz o texto divulgado pelo site da Quem.

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) abriu um processo interno de apuração sobre as denúncias de Shantal contra o especialista — um dos mais famosos do Brasil e responsável pelo parto de diversas celebridades, como a empresária e produtora de conteúdo digital Mica Rocha.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?