metropoles.com

Vídeo: Renato Cariani se pronuncia sobre indiciamento pela PF

O influenciador fitness estava comemorando um prêmio que recebeu e aproveitou para soltar o verbo a respeito das notícias publicadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
foto colorida do influenciador Renato Cariani, alvo de operação da PF - Metrópoles
1 de 1 foto colorida do influenciador Renato Cariani, alvo de operação da PF - Metrópoles - Foto: Reprodução

Renato Cariani resolveu se pronunciar, na terça-feira (30/01), sobre as notícias a respeito de seu indiciamento pela Polícia Federal. O influenciador fitness afirmou que as informações eram antigas, mas como estava comemorando um prêmio que recebeu, não ia se abalar.

Ao falar sobre a premiação, ele soltou o verbo: “Justamente hoje, não sei pro quê, a imprensa resolveu requentar uma notícia. A imprensa notificou a todos, no dia 18 de dezembro, logo depois da minha oitiva, que eu havia sido indiciado no inquérito que corre a respeito de uma das minhas empresas que está sendo investigada. E hoje a imprensa resolveu noticiar novamente isso como se fosse algo inédito, isso aconteceu há mais de 40 dias”, afirmou.

Em seguida, Renato Cariani deu mais detalhes do caso: “A únic8a novidade que tem, no dia 10 de janeiro a Polícia Federal encerrou as investigações. E agora cabe à Justiça entender se ela tem ou não material suficiente para oferecer, para isso transformar-se em um processo e aí, então, começa um processo para avaliar quem são os culpados, os grandes responsáveis e quem não são”, informou.

No fim, ele agradeceu aos fãs: “Mas esse indiciamento já tinha acontecido há muito tempo e a imprensa resolveu notificar novamente, não sei por quê. Mas não vai tirar a minha alegria do meu prêmio que, graças a vocês, eu tive a honra de conquistar”.

Negociação com empresa de suplementos

Indiciado pela Polícia Federal por três crimes, Renato Cariani pode voltar a fazer divulgações de suplementos nas redes sociais. Isso porque, após ter seus contratos anteriores com a marca Supley cancelados, o influenciador fitness já está na mira de outra empresa. Ele está negociando com a Growth para divulgar seus produtos.

A corporação encaminhou a conclusão do inquérito para o Ministério Público na terça-feira (30/01). Antes do recesso, o órgão chegou pedir a prisão do influenciador duas vezes.

18 imagens
Renato Cariani
Cariani explica relação com homem apontado como seu elo com o tráfico
1 de 18

Renato Cariani na sede da Polícia Federal (PF) em SP

Alfredo Henrique/Metrópoles
2 de 18

Renato Cariani

Instagram/Reprodução
3 de 18

Cariani explica relação com homem apontado como seu elo com o tráfico

Reprodução/YouTube
4 de 18

Reprodução
5 de 18

Reprodução
6 de 18

Reprodução
7 de 18

Reprodução
8 de 18

Reprodução
9 de 18

Reprodução
10 de 18

Reprodução
11 de 18

Reprodução
12 de 18

Reprodução
13 de 18

Cariani treinava famosos

Reprodução
14 de 18

Cariani bloqueou comentários e postagem sobre operação da PF

Reprodução
15 de 18

Reprodução
16 de 18

Reprodução
17 de 18

Reprodução
18 de 18

O influenciador Renato Cariani, alvo de operação da PF

Reprodução/Instagram

O encerramento das investigações

A Polícia Federal de São Paulo concluiu o inquérito contra Renato Cariani por suspeita de desvio de produtos químicos para a produção de toneladas de drogas para o narcotráfico.

O relatório final terminou com o indiciamento do influenciador fitness e de mais dois amigos pelos crimes de tráfico equiparado, associação para tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

A investigação, no entanto, não pediu as prisões dos três investigados. Todos respondem em liberdade.

A conclusão da PF foi encaminhada para o Ministério Público Federal que poderá ou não denunciar o grupo pelos crimes. Caberá depois à Justiça Federal decidir se o trio deverá ser julgado pelas eventuais acusações. Se forem condenados, eles poderão ser punidos com penas de prisões.

Renato Cariani, Fabio Spinola Mota e Roseli Dorth são acusados pela PF de usar uma empresa química para falsificar notas fiscais de vendas de produtos para multinacionais farmacêuticas. Segundo as investigações, oa insumos não iam para essas empresas, sendo desviados para a fabricação de cocaína e crack. As drogas abasteciam uma rede criminosa de tráfico internacional comandada por facções criminosas, como o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Cariani é sócio com Roseli da Anidrol Produtos para Laboratórios Ltda., empresa para venda de produtos químicos em Diadema, Grande São Paulo. Já Fabio Spinola é apontado pela investigação como responsável por esquematizar o repasse dos insumos entre a Anidrol e o tráfico.

A investigação apontou que, em seis anos, foram desviadas em torno de 12 toneladas de acetona, ácido clorídrico, cloridrato de lidocaína, éter etílico, fenacetina e manitol, substâncias usadas por criminosos para transformar a pasta base de cocaína em pó e em pedras de crack.

Quem é Renato Cariani

Renato Cariani é um dos maiores influenciadores fitness do Brasil e soma mais de 7,3 milhões de seguidores no Instagram e outros 6,3 milhões de seguidores no YouTube.

Em sua biografia no Instagram, ele se define como professor química e de educação física, atleta profissional, empresário e youtuber. As funções do profissional vai além de ser apenas um instrutor de condicionamento físico, ele é uma espécie de coach.

Em seu site oficial, Renato, que tem formação em química, educação física e administração de empresas, afirma que a “Nação Renato Cariani é o lugar onde você encontra tudo o que precisa para sua transformação pessoal. Aqui, você terá acesso a conteúdos online que acelerará a sua evolução”.

Conhecido por suas consultorias, o influenciador do mundo fitness está sempre posando ao lado de famosos nas redes sociais, como o apresentador Danilo Gentili e o cantor MC Daniel.

Na descrição de seu curso, Renato tem aulas de musculação, cozinha fácil, nutrição, mente sob controle, como criar um canal de YouTube, investimento do zero e inglês. Os valores variam de R$ 358,80 a R$ 598,80 por ano.

Renato Cariani sempre contou nas redes sociais que o fato de ter sido vítima de bullying na infância foi sua motivação para entrar no mundo fitness. Assim, ele se tornou fisiculturista em 2020 e passou a ganhar competições pelo mundo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?