Vídeo: Manoel Soares emociona web ao acalmar o filho autista
O jornalista contou como faz para lidar com as crises de regulação de Ezequiel, de 4 anos. Internautas enviaram mensagens de apoio
atualizado
Compartilhar notícia
Manoel Soares emocionou seus seguidores, na última segunda-feira (11/9), ao compartilhar um momento particular de crise com o filho, Ezequiel, de 4 anos, que é portador do espectro autista. O jornalista mostrou, em um vídeo compartilhado no Instagram, como lida com as crises de regulação do menino, que estava deitado no chão.
Na legenda da gravação, ele afirmou: “Não é com gritos ou impondo nossa autoridade que educamos uma criança autista. Mais importante que ensinar a ela as regras sociais de nosso mundo, é entender as regras sociais do mundo dela”.
Ao narrar os momentos de tensão com o pequeno, Manoel relatou: “Vamos lá: como é que a gente faz pra que uma criança autista, com crise de regulação, que quis ficar deitada no chão, se levante? Primeiro que não é gritando, pedindo pra ela se levantar. Isso só vai deixá-la mais tensa”, começou.
Em seguida, ele ensinou seu “truque”: “Se a gente quer distensionar, a gente tem que brincar. Eu, nesse momento, optei pelo brincadeira da ponte. Brincadeira pra criança, gente, é coisa séria. No caso da criança autista, então, é mais sério ainda”, contou.
O jornalista ainda explicou como o filho reagiu às suas brincadeiras: “Conforme eu fui vendo que começou a brotar uns pequenos sorrisos, umas risadinhas de fundo, eu fui vendo que a atenção dele não tava mais tensa, que ele já tava mais meu amigo e que o chão era importante pra ele. Vem cá: se o chão é importante pra ele, eu vou ficar no chão”.
E continuou: “Aí, eu chamei ele pra ficar do meu lado, pra sentar comigo e comecei a contar pra ele como é que eu tava me sentindo. Puxei ele mais pra perto, mas continuei brincando. Tem que brincar, gente. A brincadeira é a linguagem que o autista mais gosta”.
Por fim, ele detalhou como acabou a crise: “Aí você traz, abraça, pede um beijo. Aos poucos, você vai ver que ele , do jeitinho dele, vai pedindo desculpa. E, aí, tudo se acalma. É assim que a gente cuida deles”.
Nos comentários, os seguidores de Manoel enviaram uma enxurrada de mensagens de carinho: “Obrigada por compartilhar esse momento tão lindo e cheio de amor com o seu filho. 🥹♥️”, disse uma. “Essas crianças estão vindo ao nosso planeta p nós reconectar com o ❤️”, afirmou outra. “Um dos vídeos mais lindos que já vi nos últimos tempos”, elogiou uma terceira.
Para quem não sabe, Manoel Soares tem 4 filhos, dois deles portadores do espectro autista: Izael, de 3 anos, e Ezequiel, de 4, que aparece nas imagens com o pai. O jornalista também é pai de Leonardo e Miguel, de 18 e 6 anos, respectivamente. Além dos filhos biológicos, Manoel tem 2 “filhos do coração”: seus enteados Vitoria e Alex.
Primeiro “eu te amo” do pequeno
Manoel Soares compartilhou um momento fofo com seus seguidores do Instagram, no fim do ano passado. O jornalista publicou registros de uma declaração feita por seu filho Ezequiel, de 4 anos, que é autista. No vídeo, que emocionou os internautas, o filho do apresentador do Encontro aparece dizendo “eu te amo” pela primeira vez.
“Quem faz parte de uma família atípica sabe que cada eu te amo tem um sabor especial. Imagina como foi o primeiro eu te amo. Meu filho Ezequiel me jogou em um lugar do universo que não tem no mapa”, escreveu ele na legenda.
Em outra postagem, feita no mesmo dia, Manoel não escondeu a felicidade e falou sobre a evolução de Ezequiel, além de frisar a importância do diagnóstico precoce do autismo, alertando outros pais.
“Sei que rede social não é para essas coisas, gente, mas eu estou muito feliz com esse avanço. Por favor, se crianças próximas a vocês apresentam indícios de autismo, levem para uma investigação. Se você não sabe que indícios são esses, busquem a pediatra, quanto mais cedo começam as terapias, maiores os resultados de desenvolvimento”, contou.
Nos comentários da publicação, Marcos Mion, que também tem um filho autista, Romeo, apoiou o colega de emissora. “Meu amigo, redes sociais são para isso! Um vídeo desses inspira milhares de pais! Poxa, eu que já estive com você algumas vezes não sabia que seu príncipe era autista…por favor, fale sobre! Fale mais!! Fortaleça nossa causa!”, escreveu.