Vídeo: imagem de Taís Araujo é usada em golpe nas redes sociais
A atriz usou os stories do Instagram, nesta quinta-feira (7/11), para alertar seus fãs sobre o caso: “Nada disso é real, é seríssimo”
atualizado
Compartilhar notícia
Taís Araújo se tornou a mais nova vítima de criminosos virtuais, que estão usando sua imagem para aplicar golpes nas redes sociais. A informação foi confirmada pela própria atriz, que usou os stories do Instagram, nesta quinta-feira (7/11), para alertar seus fãs sobre o caso.
No início da publicação, ela mostrou um trecho do vídeo que está circulando na web: “Gente, assunto sério. Então, quis aparecer aqui para falar direto com vocês. Está rolando um vídeo fake usando minha imagem e minha voz pra anunciar a promoção de kits de Natal de uma marca bem conhecida, mas é golpe”, afirmou.
Em seguida, ela detalhou: “Alguém criou isso com inteligência artificial e estão usando para enganar pessoas. Então, fiquem atentos nesses links, eles pedem para que você preencha uma pesquisa para ganhar o kit. Mas nada disso é real, é seríssimo”, denunciou, antes de completar:
“Eu quero falar esse assunto, sobre inteligência artificial depois, com mais calma. Mas eu já deixo esse alerta para todos: cuidado com o que aparece por aí, sempre verifiquem as informações antes de clicar em qualquer link. Fiquem de olho”, encerrou ela.
Zezé Di Camargo foi vítima recentemente
Zezé Di Camargo denunciou que criminosos virtuais estavam usando sua imagem, através de Inteligência Artificial, em anúncios nas redes sociais para aplicar golpes financeiros em internautas. E o cantor precisou recorrer à Justiça para resolver a questão.
Segundo o colunista Peterson Renato, do Hora Top TV, o sertanejo ajuizou uma ação, em setembro, pedindo a exclusão das propagandas e perfis que estão fazendo uso de sua voz e nome. Além disso, ele está pedindo uma indenização por danos morais, no valor de R$ 25 mil.
De acordo com os autos, revelados pela coluna, a defesa do artista explicou que alguns perfis do Instagram, no propósito de se valerem da sua credibilidade perante seus milhares de fãs e seguidores, estariam utilizando criminosamente da sua imagem para criar anúncios ilícitos, com inteligência artificial [deepfake], na tentativa de aplicar golpes financeiros.
O advogados de Zezé Di Camargo apontaram que, no dia 8 de agosto, uma conta na rede social publicou um vídeo falsificado, como se fosse o cantor falando: “Ô minha gente, tudo bom. Até parei meu almoço aqui para falar do presente que o Leonardo liberou para vocês. O kit cabaré e o kit churrasco de graça meu povo”, começou.
E continuou: “E para liberar é bem fácil, é só clicar no link, responder um quiz do Dia dos Pais e vocês já vão estar ganhando esse presente maravilhoso. E só vão pagar o frete, que é bem baratinho. Essa é a chance que você tem de dar aquele presentão pro seu pai. Então, não perde tempo e já clica no link abaixo. Clica em saiba mais”, convocou.
Os representantes legais do sertanejo relataram, ainda, que o golpe se repetiu no dia 9 deste mês. Na publicação da vez, a montagem de Zezé também divulgava outra promoção:
“Galera, hoje é um dia muito especial pra mim. Fui convidado pelo Mercado Livre para contar uma novidade pra vocês. Já imaginou conseguir descontos de até 95% na roleta premiada do Mercado Livre? Tem iphones, tem poco X5, tem caixas de som JBL e muito mais”, garatiu a publicidade.
Zezé Di Camargo está pedindo na ação uma tutela de urgência para que dois perfis anônimos mantidos no Instagram sejam suspensos pelo Facebook. O cantor ainda solicitou que os anúncios “criminosos” sejam excluídos.
Imagem de Silvio Santos também foi usada
Em outubro do ano passado, a vítima da vez foi Silvio Santos. Na ocasião, o apresentador teve sua imagem alterada por meio de inteligência artificial e usada para fazer propaganda de umas “gotinhas milagrosas”, que teria curado sua artrite sem necessidade de cirurgia.
Na gravação, ele aparece ao lado da esposa Íris Abravanel e os dois falam dos benefícios da medicação. O que muita gente não sabe, porém, é que o vídeo real nada tem a ver com publicidade. Trata-se de uma entrevista que o casal deu para a revista Veja, em fevereiro de 2014. A matéria, intitulada As férias de Silvio Santos, foi postada no Youtube da publicação.
Uma das filhas de Silvio Santos, Daniela Beyruti usou as redes sociais para alertar às pessoas que é tudo fake: “Vídeo feito por inteligência artificial tem circulado por aí… É golpe! Não caiam nessa! 🙏”, escreveu Daniela, que recebeu o apoio de seus seguidores e dos fãs de seu pai.
“Nossa que absurdo”, afirmou um. “Meu Deusssssss, só queria saber como alguém dorme fazendo essas coisas…”, disse outro. “Que absurdo, meu Deus. Estas pessoas não têm respeito pelas pessoas e pelas famílias. Saudades. Muita saúde pro Silvio Santos e pra família”, desejou um terceiro. “Putz!!! Temos que combater forte as fake news, a maldade que a ganância move é assustadora”, declarou mais um.