metropoles.com

Vídeo: em rara entrevista, Silvio Santos conta como surgiu o SBT

Na conversa, o apresentador ainda revelou como passou a administrar o Baú da Felicidade, ao lado de Manuel de Nóbrega. Assista!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/SBT
Apresentador Silvio Santos, Senor Abravanel, presentador de televisão e empresário brasileiro SBT TV Brasileira – Metrópoles 2
1 de 1 Apresentador Silvio Santos, Senor Abravanel, presentador de televisão e empresário brasileiro SBT TV Brasileira – Metrópoles 2 - Foto: Reprodução/SBT

Silvio Santos, que morreu no dia 17 de agosto de broncopneumonia após 17 dias internado, deixou um registro raro de uma entrevista onde explicou como surgiu o Baú da Felicidade e o SBT. Nas imagens, o apresentador aparece bem jovem contando uma parte da sua história, ajudada por Manuel dae Nóbrega, pai de Carlos Alberto de Nóbrega.

“O baú foi mais uma aventura do Nóbrega, que foi procurado por um senhor chamado Walter, esse senhor tinha uma boa ideia. Ele queria fazer um baú de brinquedo. Ele se associou ao Nóbrega, que deveria entrar com a publicidade e com o nome dele. Se tratando de pagar alguma coisa, para receber no final do ano”, pontuou.

Silvio continuou: “O Walter não tinha credibilidade, até porque ninguém conhecia o Walter empresário. O Walter se viu atrapalhado, os negócios não deram certo. O Nóbrega então me chamou, pediu que eu fosse resolver o problema das pessoas que fossem pagar para o próximo ano e que eu dissesse, para essas pessoas, que não teria mais o Baú da Felicidade, para que elas não precisassem pagar”.

O veterano lembrou que viu uma oportunidade no Baú. “Mas aí, eu percebi que aquilo ali era um bom negócio, que se bem administrado, poderia fazer sucesso. Eu então falei com o Nóbrega, [perguntei] se ele queria que eu continuasse lá e nós ficaríamos sócios, cinquenta por cento e ficamos sócios até um determinado tempo, quando o Nóbrega decidiu se afastar”, observou.

Ele prosseguiu o relato: “O Nóbrega tinha entrado com quinhentos mil e alguma coisa e eu fiz questão de pagar quinhentos mil e alguma coisa vezes dez. Ele ficou muito contente, porque não esperava receber nada. Então ele recebeu e não quis mais saber da atividade comercial e resolveu ficar só na televisão e no rádio”.

Silvio Santos revelou eu foi através de uma outra pessoa que conseguiu a concessão do SBT, realizada durante a ditadura, na década de 60. “Moisés Welton trabalhava numa revista e veio até a mim, perguntando se eu queria ganhar uma TV no Rio de Janeiro. Eu disse que não, que estava alugando uns horários na televisão e pra mim era mais interessante revender os carnês do Baú da Felicidade através de horários. O Nóbrega falou com alguns amigos dele do Exército”, comentou.

Silvio Santos finalizou falando que não era colocado a par dos detalhes das negociações, mas que Manuel de Nóbrega agiu como forma de retribuí-lo. “Agora, ele não me contava os pormenores não. Ele fazia as reuniões dele, procurava os amigos dele, mas não me contava os pormenores. As coisas foram caminhando, até que a televisão no Rio foi dada a mim. Eu tenho a impressão que o Nóbrega trabalhou muito para que essa televisão no Rio fosse entregue a mim. Ele queria apenas me ajudar”, concluiu.

6 imagens
Fotógrafo do SBT divulga fotos inéditas de Silvio Santos; confira
Silvio Santos era dono do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT)
O apresentador tinha 93 anos
Escola de samba do Rio faz mudanças para homenagear Silvio Santos
Silvio Santos
1 de 6

Apresentador fez história na área da comunicação

Reprodução/SBT
2 de 6

Fotógrafo do SBT divulga fotos inéditas de Silvio Santos; confira

Gabriel Cardoso
3 de 6

Silvio Santos era dono do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT)

Reprodução/SBT
4 de 6

O apresentador tinha 93 anos

Reprodução/SBT
5 de 6

Escola de samba do Rio faz mudanças para homenagear Silvio Santos

SBT/Reprodução
6 de 6

Silvio Santos

Reprodução/SBT

Recentemente, Carlos Alberto de Nóbrega, declarou para o Fantástico, da TV Globo, que o famoso arcou com despesas de saúde do seu pai, que precisou tratar um câncer. “Durante todo esse tempo, tudo foi pago pelo Silvio, sem nunca pedir recibo de nada. Tudo. Das contas da farmácia às gorjetas para as enfermeiras, no hospital. O Silvio nunca perguntou nada. Nunca pediu explicação de nenhuma despesa”, relembrou.

O comandante da A Praça é Nossa ainda relembrou que Silvio nunca deixou de ajudar Manoel financeiramente, nem quando ele pediu: “Carlos, eu não empresto dinheiro ao Manuel, eu dou. Como vou negar uma ajuda ao Manuel se tudo que eu tenho devo a ele?”.

Por fim, Carlos Alberto de Nóbrega esclareceu que o período em que o patriarca trabalhou com Santos, sempre foi valorizado, recebendo, em casa, um honorário digno de um diretor geral de televisão. “Meu pai nunca teve que ir ao caixa receber seu salário”, finalizou.

Veja a declaração de Silvio Santos na íntegra:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?