Vídeo: “A gente não ganhava dinheiro”, afirma ex-Castelo Rá-Tim-Bum
Cinthya Rachel, que interpretou a Biba na série televisiva na década de 90, soltou o verbo sobre o valor do salário e direitos de imagem
atualizado
Compartilhar notícia
Vida de artista é só glamour e dinheiro? Cinthya Rachel, que interpretou a Biba na série televisiva Castelo Rá-Tim-Bum, garante que não. A atriz resolveu soltar o verbo nas redes sociais, na segunda-feira (22/4), sobre o valor do salário e direitos de imagem que os atores recebiam na época.
“Hoje vamos falar de dinheiro, grana, prata, guita, bufunfa, do faz-me-rir. Afinal, nós ficamos ricos com o Castelo Rá-Tim-Bum? Tenho em minhas mãos um fac-símile do meu contrato da época. E segundo este contrato, na cláusula quarta, nós éramos milionários. Ganhávamos milhões por mês. Mas eram milhões de Cruzeiros, antes do plano Real”, começou ela.
Em seguida, ela continuou seu relato: “Era um contrato comum de trabalho. Talvez, com algumas cláusulas meio ‘mamilos polêmicos’ de ‘cedo minha alma’, como na cláusula 66. Mas, enfim, a gente não ganhava dinheiro. Era um salário normalzinho”.
Cinthya Rachel também revelou que ninguém tinha ideia do sucesso que o programa se tornaria: “Quando a gente começou a fazer Castelo Rá-Tim-Bum, não tínhamos ideia do que ia virar. Ninguém tinha ideia do que ia acontecer. E quando estreou ainda demorou um tempinho para o projeto pegar. Quando estreou, a gente estava gravando os últimos capítulos. Mas não ganhamos dinheiro fazendo o programa, não”, garantiu.
Logo depois, a atriz detalhou o valor irrisório que eles recebiam pelos produtos da série: “Aí você me fala: ‘Mas, Cynthia, tinha tantos produtos licenciados’. É verdade, meu amigo e minha amiga. Tinham muitos produtos licenciados, inclusive meia com a minha, videogame, quebra-cabeça, livro e um montão de coisas. Tinha até boneca da Biba. Mas, assim, íamos lá receber e era assim: 2 mil meias vendidas, 0,47 centavos. É sério”, diss ela.
E completou: “Aí você fala: ‘Não é possível. Teve a exposição’. A gente não ganhou nada pela exposição também. Sei que alguns devem estar um pouco chocados agora. Não, a gente não ganhou absolutamente nada. Só amor e carinho mesmo. E o mais louco é que a exposição foi aos 20 anos do Castelo Rá-Tim-Bum. A primeira do MIS. Foi aquele furor. Não tinha ingresso, estava esgotado. E não ganhamos nada, nem por essa nem por outras que existiram”, apontou.
A eterna Biba ainda comentou sobre um treta a respeito de uma das ações: “Inclusive temos uma polêmica aí com uma das exposições que foram feitas. Falaram que os atores iam estar na exposição que teve lá no Memorial da América Latina. Fiquei sabendo pela mídia. Fiz uma carta aberta, eu e o Luciano [Amaral] falando: ‘não, nós nem estávamos sabendo que ia rolar essa exposição’”, recordou, antes de continuar:
“Depois entraram em contato com a gente. Enfim, não fomos nessa exposição. O que, sim, a gente conseguiu ganhar um pouquinho mais de dinheiro foi quando fizemos a peça de teatro do Castelo Rá-Tim-Bum porque as sessões eram lotadas. E a gente ganhava uma porcentagem da bilheteria. Aí, sim, ganhamos um pouco mais de dinheiro”, lembrou.
No fim, ela ainda alfinetou os responsáveis pelas crianças que estavam nas telinhas: “Isso porque nem vou entrar na ‘Larissa Manoelização’ das crianças que trabalhavam na TV nos anos 80 e 90. Mas tem aquela frase assim, muito de quando eu era criança, que dinheiro não traz felicidade. Mas pelo menos ajuda você a chorar onde? Às margens do Rio Sena. Por falar em chorar, tivemos uns momentos tensos ali no Castelo Rá-Tim-Bum. Conto pra vocês na próxima”, encerrou.
Atores recriam foto após 28 anos
A nostalgia bateu forte nas redes sociais de Cassio Scapin e Cinthya Rachel, respectivamente Nino e Biba em Castelo Rá-Tim-Bum. Os atores se reencontraram para gravar um comercial inspirado na premiada série da TV Cultura, em setembro de 2022, e recriaram uma foto de 1994, ano de lançamento do programa.
“Desbloqueando memórias com meu amor Cassio Scapin!”, escreveu Cinthya Rachel no Instagram em uma foto abraçando o colega, caracterizado como Nino. Na sequência, emendou: “Passa pro lado pra ter uma surpresa!”.
Na imagem seguinte, clicada nos anos 90, eles aparecem no mesmo camarim vestidos como seus personagens se preparando para gravar um episódio do Castelo. As duas fotos foram registradas na TV Cultura.
Cinthya, que vive na Argentina, esteve em terras brasileiras exclusivamente para gravar o comercial de uma bolacha recheada inspirado em Castelo Rá-Tim-Bum.
Cassio Scapin, Rosi Campos (Morgana), Angela Dippe (Penélope), Álvaro Petersen (Celeste) e Fernando Gomes (Gato Pintado) também foram contratados para “reviver” o programa infantojuvenil na propaganda.