Vanessa da Mata relembra críticas por se declarar uma pessoa preta
A cantora abriu o coração e ainda contou ter sido ensinada a não dizer que não era negra ao falar sobre identidade racial: “Embate sério”
atualizado
Compartilhar notícia
Vanessa da Mata levantou uma polêmica sobre identidade racial ao relembrar ter sido criticada após se declarar como uma pessoa preta. A cantora abriu o coração e ainda contou ter sido ensinada a não dizer que não era negra, mesmo tendo uma mãe negra, com descendência indígena.
“Fui ensinada a dizer que não era [negra]. Minha filha, olha meus traços, olha o meu cabelo, olha a minha bunda. Sou completamente negra. A pele foi do meu pai, mas até o canto é da minha mãe”, disse.
Vanessa ainda detalhou como aconteceu sua desconstrução: “Isso foi um embate sério, até eu demorei um pouco [para me reconhecer como negra], porque você é ensinada a não ser.”
A artista comentou que, atualmente, as pessoas pretas se admiram e se amam como são. “É muito bom ver as novas gerações como elas se afirmam, dá um orgulho, mas ainda temos essa situação de querer disfarçar e não querer se ver”, ressaltou.
A artista relembrou que foi rechaçada quando falou que não se reconhecia como branca, em conversa no Roda Viva, da TV Cultura: “Infelizmente, rola uma não aceitação dentro do próprio movimento. O preto retinto sobre imensuravelmente mais, é imensurável o sofrimento, mas a gente passa por sofrimento também.”
Nos comentários de um vídeo com o trecho do programa, internautas reagiram. “Recuso-me a comentar sobre uma questão que precisa de amplitude de conhecimento sobre o tema”, pontuou uma mulher.
“Autodeclaração deve ser respeitada, não?”, “Branca demais pra ser aceita no movimento negro, preta demais para os brancos”, “Ela é negra e ponto final” e “A população negra brasileira é composta de pretos e pardos. Pardos nunca serão brancos”, foram outras reações.
Assista:
Ver essa foto no Instagram