Vai na Fé: beijo entre Clara e Helena vai acontecer; saiba mais
TV Globo confirmou que, finalmente, a cena seria gravada no Dia dos Namorados e que vai ao ar nos próximos dias, afirma colunista
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de mais de um mês de protestos nas redes sociais, por conta dos cortes da cena homoafetiva entre Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) em Vai na Fé, parece que a TV Globo, finalmente, resolveu mostrar o beijo entre as personagens. A informação é da colunista do jornal O Globo, Patrícia Kogut.
De acordo com a jornalista, a emissora confirmou que a cena seria gravada nesta segunda-feira (12/6), data em que se comemorou o Dia dos Namorados, e o beijo vai ao ar na semana que vem, para alegria dos fãs do casal, que organizaram uma verdadeira manifestação no Twitter após a desistência da TV Globo por duas outras vezes.
A colunista contou detalhes de como vai ser o momento. Após se separar de Theo (Emilio Dantas), Clara assume o namoro com Helena, mas precisa trabalhar para pagar as contas. Ela, então, será convidada para fazer um ensaio de moda e a amada vai junto, dando força e a incentivando para que faça poses mais sensuais.
A partir daí, Patrícia Kogut detalha o diálogo que rola após o fotógrafo tecer elogios à modelo: “Sabia que tinha uma tigresa aí dentro”, afirma ele. E Helena confirma: “Tem, sim. Mas tem que saber chamar”.
Após a conclusão do trabalho e aprovação das fotos, Clara vai se mostrar desapontada com o valor do cachê e a namorada vai reparar no abatimento dela: “Por que você ficou tão triste? As fotos estão maravilhosas. Imagina quantas mulheres vão te olhar e se inspirar?”, tenta animar Clara, que vai rebater imediatamente: “Beleza não vai pagar as contas. O cachê era baixo, não dá pra pagar nem o condomínio. Achei que ia conseguir me sustentar como modelo, que boba eu sou”, desabafa.
Helena, em seguida, explica: “Você sabia que não ia ser fácil. Separar do Theo, entrar na Justiça, voltar a ter uma carreira. Mas não é excitante também? Parece que tudo é possível!”. Clara, então, vai responder: “Não consigo curtir essa liberdade se estou toda hora preocupada com dinheiro”.
Por fim, antes do tão sonhado beijo, Helena vai afirmar: “Nada que é fácil vale a pena. Te conquistar, por exemplo, foi bem difícil. E eu faria tudo de novo”. Será nesse momento, de acordo com o texto da trama, que “Helena e Clara dão um beijo carinhoso”.
Críticas por suspensão da cena
A Globo jogou mais um balde de água fria nos telespectadores que estavam torcendo pelo beijo entre Clara e Helena, personagens de Regiane Alves e Priscila Sztejnman, em Vai na Fé, novela das 19h da emissora, escrita por Rosane Svartman, no fim do mês passado.
Na íntegra do roteiro do capítulo 112, que seria exibido no dia 25 de maio, Helena beijaria Clara no pescoço, que iria retribuir até ver seu filho, Rafa, as observando perplexo. Porém, mesmo já tendo sido gravada, a cena foi censurada novamente.
A surpresa do episódio é que o público poderia esperar uma reação rebelde do menino, mas na verdade, ele apoiou a mãe no relacionamento homoafetivo.
“Como ela se chama?”, ele quis saber. “Helena”, respondeu Clara. “A Helena te faz feliz?”, questionou Rafa mais uma vez. “Bastante. Há muito tempo eu não me sentia valorizada por uma pessoa”, enfatizou.
A coluna apurou que beijos homoafetivos nas novelas da emissora global passarão por um monitoramento, com o objetivo de não chocar o telespectador. Como a história de Vai na Fé fala sobre religião, os cuidados estão sendo redobrados.
Outro beijo já tinha sido cortado
No capítulo 111 da trama, as duas deveriam dar um selinho, porém nas imagens que foram exibidas, o beijo não fica tão claro. De acordo com a íntegra do episódio, após Clara chorar, Helena enxugaria suas lágrimas, diria o quanto estava linda, beijando-a em seguida na boca. Clara não recuaria. Porém, a direção de Vai na Fé deu outros rumos para a sequência. A coluna, que está atenta a tudo, quer saber de você, nosso caro leitor: valeu ou não valeu?
Regiane Alves já havia falado sobre a relação entre as personagens: “Devagar e sempre… Um passo de cada vez para a construção de um futuro onde todas as formas de amor possam ser aceitas e celebradas”.
Priscila, também se manifestou na época. “Eu e Regiane Alves estamos muito felizes com o tanto de carinho que estamos recebendo de vocês! Obrigada! Que novela linda estamos fazendo! Que história linda estamos contando! Feliz de fazer parte disso tudo!”, comentou em suas redes sociais.