“Ultrajada”, desabafa Sandra Annenberg ao revelar golpe com sua imagem
A jornalista usou o Instagram, na manhã desta terça-feira (24/9), para denunciar que está sendo vítima de crime cibernético
atualizado
Compartilhar notícia
E os crimes virtuais com o uso de inteligência virtual não param de crescer. E a mais nova celebridade afetada é Sandra Annenberg. A jornalista usou o Instagram, na manhã desta terça-feira (24/9), para denunciar que criminosos estão usando sua imagem para aplicar golpes nas redes sociais.
“Estou sendo vítima de uso indevido da minha imagem nas redes sociais. Adulteraram um post que fiz para o Globo Repórter e, com mau uso da inteligência artificial, colocaram outro texto com uma voz que lembra muito a minha. Estão usando a minha credibilidade, construída ao longo de mais de três décadas de telejornalismo, para aplicar golpes”, contou ela.
Em seguida, Sandra Annenberg desabafou e revelou que já está agindo para resolver a questão: “Estou me sentindo ultrajada. O pior de tudo é que tem gente caindo nessa fraude, isso é muito grave, muito triste. Gente que, por acreditar em mim, acha que está vendo algo verdadeiro e cai em uma propaganda enganosa. Isso é estelionato, é crime, e eu e a Globo vamos entrar com todas as medidas cabíveis”, afirmou.
No fim da postagem, ela se desculpou com as vítimas e declarou: “Eu quero dizer que sinto muito se você, que confia em mim, caiu nessa porque nós somos vítimas do mesmo criminoso. E quem está fazendo isso saiba: a gente vai conseguir descobrir [quem foi]”, encerrou.
Nos comentários, amigos famosos reagiram à notícia: “Que absurdo, querida Sandra. Essa fraude tem de ser parada. Isso é um crime terrível”, disse Edney Silvestre. “Um crime”, escreveu Fátima Bernardes. “Bandidos!!!! Tem que denunciar e processar! 🚨🚨🚨🚨”, disse Marcelo Cosme.
Fãs também enviaram mensagens de apoio: “Ai, que horror! Todo mundo que passar pela publicação tem que denunciar, quem caiu no golpe precisa fazer BO, entrar em contato imediatamente com o banco e denunciar no MED para recuperar o dinheiro e bloquear as contas pix”, aconselhou uma. “Fico tão triste quando vejo a IA sendo usada dessa forma. 😢”, lamentou outra. “Infelizmente, isso é só o começo do avanço da tecnologia. Sinto que não teremos mais paz para saber quando, de fato, a informação é verdadeira! Lamento profundamente pelo uso da imagem da Sandra”, postou um terceiro. “Lamentável! A internet virou doença”, definiu mais uma.
Zezé di Camargo acionou a Justiça pelo mesmo motivo
Zezé Di Camargo se tornou a mais nova vítima de criminosos virtuais, que estão usando sua imagem, através de Inteligência Artificial, em anúncios nas redes sociais para aplicar golpes financeiros em internautas. E o cantor precisou recorrer à Justiça para resolver a questão.
Segundo o colunista Peterson Renato, do Hora Top TV, o sertanejo ajuizou uma ação, na última quarta-feira (18/9), pedindo a exclusão das propagandas e perfis que estão fazendo uso de sua voz e nome. Além disso, ele está pedindo uma indenização por danos morais, no valor de R$ 25 mil.
De acordo com os autos, revelados pela coluna, a defesa do artista explicou que alguns perfis do Instagram, no propósito de se valerem da sua credibilidade perante seus milhares de fãs e seguidores, estariam utilizando criminosamente da sua imagem para criar anúncios ilícitos, com inteligência artificial [deepfake], na tentativa de aplicar golpes financeiros.
O advogados de Zezé Di Camargo apontaram que, no dia 8 de agosto, uma conta na rede social publicou um vídeo falsificado, como se fosse o cantor falando: “Ô minha gente, tudo bom. Até parei meu almoço aqui para falar do presente que o Leonardo liberou para vocês. O kit cabaré e o kit churrasco de graça meu povo”, começou.
E continuou: “E para liberar é bem fácil, é só clicar no link, responder um quiz do Dia dos Pais e vocês já vão estar ganhando esse presente maravilhoso. E só vão pagar o frete, que é bem baratinho. Essa é a chance que você tem de dar aquele presentão pro seu pai. Então, não perde tempo e já clica no link abaixo. Clica em saiba mais”, convocou.
Os representantes legais do sertanejo relataram, ainda, que o golpe se repetiu no dia 9 deste mês. Na publicação da vez, a montagem de Zezé também divulgava outra promoção:
“Galera, hoje é um dia muito especial pra mim. Fui convidado pelo Mercado Livre para contar uma novidade pra vocês. Já imaginou conseguir descontos de até 95% na roleta premiada do Mercado Livre? Tem iphones, tem poco X5, tem caixas de som JBL e muito mais”, garatiu a publicidade.
Zezé Di Camargo está pedindo na ação uma tutela de urgência para que dois perfis anônimos mantidos no Instagram sejam suspensos pelo Facebook. O cantor ainda solicitou que os anúncios “criminosos” sejam excluídos.
Até o fechamento desta nota, a empresa ainda não havia sido citada para atender ao pedido do autor.