“Triste realidade”, desabafa Vini Jr. sobre novo ataque racista
O jogador do Real Madrid, que vem sofrendo uma onda de preconceito, cobrou punições da Uefa e da Champions League
atualizado
Compartilhar notícia
Outra vez! O jogador de futebol do Real Madrid Vinicius Jr. sofreu, novamente, um ataque. O atleta, que vem sofrendo uma onda de preconceito, cobrou punições da União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) e da Champions League, para os torcedores do Atlético de Madrid que cantaram músicas racistas contra ele antes da partida do Atlético de Madrid contra a Inter de Milão, que aconteceu nessa quarta-feira (13/3), na Espanha.
“Espero que já tenham pensado nas punições deles. É uma triste realidade que passa até nos jogos que eu não estou presente!”, declarou o boleiro, que não atuou em campo. Na torcida, algumas pessoas entoavam “alé, alé, alé, Vinicius chimpanzé”.
A La Liga, primeira divisão de futebol profissional masculino do sistema de ligas espanholas, afirmou que fará uma denúncia sobre o caso. Embora o incidente seja de responsabilidade da Uefa e da Champions League, o órgão fará uma representação, alegando que não exista preconceito ou ódio no esporte.
Reincidentes
Em 2023, admiradores do Atlética já haviam ofendido o atacante. Na época, fizeram um boneco de Vini com uma forca e penduraram num viaduto. Na ocasião, sete suspeitos foram detidos.
No Twitter, o perfil Futebol Total lamentou o episódio e fez uma crítica a tudo que Vinicius vêm passando. “Tá lutando sozinho contra um racismo explícito e descarado na Espanha. Sozinho. O ponto do tweet é esse: Cadê os demais jogadores do Real Madrid? Da Seleção Brasileira? Não conseguem fazer mais do que post no Instagram pra ajudar um amigo?”, questionou.
E seguiu: “São os jogadores os protagonistas do jogo, chegou a hora de começarem a serem mais ativos coletivamente. Por que não ameaçam paralisação? O que tá acontecendo com Vinicius é uma mancha histórica, o jogador mais violentado e perseguido no MUNDO”.
A conta encerrou que, atualmente, nada tem sido feito contra o racismo nos estádios. “Até agora, praticamente, nada de efetivo se fez na La Liga e na Uefa. Os torcedores de vários clubes da Espanha continuam violentando um ser humano, mesmo quando o mesmo não tá nem presente fisicamente. Isso é um absurdo! Se não houver coletividade, não haverá mudança”, concluíram.
Vinicius Jr tá lutando sozinho contra um racismo explícito e descarado na Espanha. Sozinho. O ponto do Tweet é esse: Cadê os demais jogadores do Real Madrid? Da Seleção Brasileira? Não conseguem fazer mais do que post no Instagram pra ajudar um amigo?
Só isso não basta…
— Futebol Total (@Totalfute) March 14, 2024