Taís Araujo faz reflexão após internação: “Para todo mal, há cura”
Atriz passou por um susto e precisou ser internada às pressa para passar por um procedimento cirúrgico, depois de sentir fortes dores
atualizado
Compartilhar notícia
Depois do susto, o alívio. Após ser internada às pressa para passar por um procedimento cirúrgico, depois de sentir fortes dores na coluna, Taís Araujo voltou às redes sociais, nesta sexta-feira (12/01), e fez uma reflexão sobre cura.
Na imagem, a atriz posou de biquíni e usando fitas terapêuticas nas costas: “Para todo mal, há cura”, escreveu ela na legenda.
Afastamento do The Masked Singer Brasil
Na quinta-feira (11/1), Taís Araújo usou as redes sociais para tranquilizar os fãs após seu afastamento do júri do The Masked Brasil. A atriz deu detalhes do seu problema de saúde e garantiu já estar bem. “Estou até na Bahia de volta”, disse num vídeo publicado no story do Instagram.
“Eu tive uma crise, uma hérnia lombar muito forte, que não conseguia nem me mexer, dores muito fortes. Obrigada Dito, que foi meu anjo, que me pegou quando estava urrando de dor e me levou direto para o hospital”, explicou.
Taís ainda falou sobre a baixa temporária no atração apresentada por Ivete Sangalo: “Infelizmente não pude participar dos três primeiros episódios do The Masked Singer Brasil, mas tenho certeza que foram maravilhosos, brilhantes, divertidos, porque é essa a natureza do programa”.
A artista finalizou a declaração informando que já voltou para sua rotina e continuará se tratando em casa. “Estou bem, estou até na Bahia de volta e agora são meses de fisioterapia, cuidados intensos”, concluiu.
Entenda o diagnóstico
A atriz Taís Araújo precisou ser internada na última segunda-feira (8/1) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sentir fortes dores nas costas. Segundo a assessoria do hospital, ela precisou passar por cirurgia devido a uma hérnia de disco.
“O diagnóstico das equipes dos doutores Roberto Kalil Filho e Francisco Sampaio Júnior para a causa das dores detectou uma hérnia de disco lombar aguda e, para o tratamento, a atriz foi submetida a um procedimento minimamente invasivo. Ela já recebeu alta hospitalar nesta quarta-feira (10/1) para seguir em tratamento domiciliar”, afirma a assessoria do Sírio-Libanês.
A hérnia de disco é um problema na coluna vertebral que afeta entre 13% a 40% das pessoas ao longo da vida. Dependendo do nível de dor, alguns pacientes recebem indicação para cirurgia corretiva.
Possíveis causas e tratamento
“Pessoas que carregam muito peso, não fazem atividade física ou que são fumantes ou obesos, em combinação com fatores genéticos ou não, são mais suscetíveis a desenvolver a hérnia de disco”, explica o neurocirurgião Osmar José Santos de Moraes, do Hospital Santa Catarina – Paulista.
Geralmente, o tratamento é feito sem cirurgia. No caso, é indicada a prática de atividades de fortalecimento muscular, principalmente da musculatura da coluna, além de alongamentos diários, alimentação saudável para controle do peso corporal, manutenção de uma postura correta e evitar pesos excessivos.
“A maior parte dos casos podem ser tratados somente com mudanças de hábitos e exercícios, porque dois terços da sustentação da coluna são feitos pela musculatura abdominal. Desde que nascemos, as células do disco já começam a deteriorar. Aos 2 anos de idade, 90% delas já se deterioraram. Parar de produzir algumas proteínas que ajudam na função de produção do disco é um processo natural”, destaca o neurocirurgião.
Sintomas da hérnia de disco
A dor lombar, principal sintoma da doença, pode piorar durante a noite. Ela também impossibilita o paciente de ficar muito tempo em pé ou sentado. Fraqueza em uma das pernas e dificuldade para locomoção também podem ser sinais de que é necessário buscar ajuda médica.
Diagnóstico
O diagnóstico da hérnia de disco é feito a partir do relato do paciente, exame físico e exames como tomografia e ressonância magnética. Essa amplitude de procedimentos auxilia na identificação do problema e na determinação do tamanho, local da lesão e indicação do tratamento.