metropoles.com

Sorriso Maroto apoia projeto de inclusão social através da odontologia

O grupo criou o projeto Espalhando Sorrisos, que custeia mutirões de saúde oral para crianças, adolescentes e adultos em vulnerabilidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tulio Barros
Sorriso Maroto
1 de 1 Sorriso Maroto - Foto: Tulio Barros

Muito se ouve falar no Sorriso Maroto pelas músicas famosas, desde a década de 90, mas poucas pessoas sabem que, além de pagode, o grupo é engajado numa causa social. Há pouco mais de um ano, Bruno Cardoso, Sérgio Jr., Cris, Fred e Vinícius decidiram ajudar quem necessita e deram início ao projeto Espalhando Sorrisos. A causa tem por objetivo levar tratamento dentário a pessoas de baixa renda.

Para isso, os músicos vêm usando a turnê Sorriso As Antigas, que é recorde de público, para colocar a generosidade em ação. Uma parte da renda da turnê é revertida ao projeto, que ainda arrecada alimentos não-perecíveis. O sucesso desse show foi tão grande, que os artistas farão novas apresentações pelo Brasil em 2024.

“No lado da saúde, manter os dentes saudáveis e se prevenir de doenças sérias, como por exemplo a miocardite. Apesar do meu caso não ter ainda a causa descoberta, sabemos que é comum a infecção por um canal dentário”, falou Bruno, vocalista do Sorriso Maroto, com exclusividade para a coluna Fábia Oliveira. O cantor, que teve um problema no coração em 2018, relembrou a doença, uma miocardite, e destacou que uma das causas pode ser uma afecção no dente.

Como Natal é tempo de celebrar o amor ao próximo, a paz, o amor e a gentileza, esta jornalista traz um bate-papo exclusivo com o Sorriso Maroto sobre a ação que já arrecadou mais de R$ 1, 1 milhão e 10 toneladas de alimentos. Confira!

3 imagens
Sorriso Maroto pronto para subir ao palco da turnê As Antigas
Sorriso Maroto agradece ao público da turnê As Antigas
1 de 3

Sorriso Maroto na turnê As Antigas

Ricardo Brunini
2 de 3

Sorriso Maroto pronto para subir ao palco da turnê As Antigas

Ricardo Brunini
3 de 3

Sorriso Maroto agradece ao público da turnê As Antigas

Ricardo Brunini

Onde e como surgiu a ideia do projeto Espalhando Sorrisos?
Usar a música como ferramenta de transformação em grandes ações era um desejo antigo da banda. A ideia inicial era colocarmos ações como o Espalhando Sorrisos no projeto AMA, gravado antes da pandemia, em fevereiro. Naquele projeto a ideia era juntamente usarmos o alcance da nossa música, público e giro de shows para ajudarmos, de alguma forma, quem precisa. Mas a pandemia adiou o nosso projeto lançado ainda em 2020. Mas o desejo ficou ainda mais latente. Na primeira grande oportunidade que tivemos de voltar e normalizar os shows foi tirar do papel esse nosso desejo, nosso sonho em usar a música pra transformar vidas.

Obviamente que a motivação do projeto vem do nome da banda, porém, qual a importância desses sorrisos restaurados com a ação do grupo? Como se sentem ajudando pessoas a, literalmente, sorrirem?
Transformar vidas é o propósito. O Sorriso mexe com autoestima, mexe com o estado de espírito das pessoas. No lado da saúde, manter os dentes saudáveis e se previnir de doenças sérias, como por exemplo a miocardite, doença que tive em 2018. Apesar do meu caso não ter ainda a causa descoberta, sabemos que é comum a infecção por um canal dentário.

Em Salvador, por exemplo, houve uma grande mobilização de doação. Como o grupo reagiu ao público aderindo em massa a causa junto com vocês?
Cada vez mais o público está entendendo que o show Sorriso As Antigas não é somente o entretenimento. O cunho social está cada vez mais presente no público presente e isso é fantástico.

Quais são os números e resultados das ações?
Fechamos o balancete do ano essa semana e os números são:
– Em dinheiro: R$ 1.197,583,00
– Toneladas de alimentos: 10,5

É a primeira vez que vocês fazem um projeto social desse tipo. Pretendem seguir em 2024 com a continuidade da turnê As Antigas?
Esse é um projeto que muito nos orgulha e nos move. Estamos focados em fazê-lo crescer, chegar em lugares ainda mais carentes e necessitados.

Por que a As Antigas foi escolhida para execução do projeto social?
Por conta do momento. É um ano comemorativo da banda, no maior projeto das nossas vidas. Não tem uma melhor hora.

O Sorriso completou 26 anos. Qual a expectativa para a segunda temporada desse show As Antigas que foi muito aguardado pelo público?
O público nos presenteou de uma forma que nem nos esperávamos. Essa tour superou os nossos números médios de público com muita folga e a demanda de pedidos de mais shows só aumentam. Inicialmente, fizemos um show pra média de 10 mil presentes. Nesse show os ingressos esgotaram em 27 minutos. Fizemos uma segunda edição para um público aproximado de 20 mil e esse também esgotou. No final da sequência de shows, já estávamos com a média de 35 mil pessoas presentes, com o recorde de público de 50 mil pessoas aproximado, em Belo Horizonte. Com isso aumentamos a nossa estrutura, filmamos toda a tour e vamos voltar pra estrada com esse show novo que foi filmado em Salvador, São Paulo e Belo Horizonte. Em 2024, vamos nos ver ainda melhor preparados pra receber todos que curtiram com a gente e também aqueles que irão pela primeira vez.

Qual foi a motivação para esse “reencontro” das Antigas com o público? Teve alguma virada de chave para presentear os fãs? Ou foi a volta ao “passado” que resultou no projeto de um repertório só com as músicas de antigamente?
Somos uma banda que está um pouco mais de duas décadas fazendo música. Atravessamos gerações e transformações no uso e consumo de música no país e no mundo, e permanecer até hoje, nesse giro, devemos ao público. E nada mais justo que construirmos esse legado com eles, presentearmos eles, fazermos algo por eles.

Qual recado vocês deixam para o público, para que saibam desse projeto e, principalmente, onde e como fazer as doações.
O que deixamos ao nosso público é a gratidão por confiarem em nós como porta-vozes das suas emoções e, principalmente, a credibilidade dada a nós para levarmos a diante o sonho de transformar vidas através da música e do que ela proporciona. Pra fazer as doções nesse momento é só comparecerem ao show Sorriso As Antigas, comprando o ingresso já está fazendo parte dessa enorme corrente [uma parte de toda renda dessa turnê do grupo é revertida para o projeto].

Qual a expectativa do Sorriso Maroto para 2024?
Levar amor e alegria para as pessoas. Espalhar sorrisos [literalmente] é a nossa missão.

5 imagens
E lançou a turnê As Antigas, onde canta músicas do início da carreira
Além da música, eles criaram o projeto Espalhando sorriso, que fornece tratamento dentário a pessoas de baixa renda
Sorriso Maroto
Sorriso Maroto no início da carreira
1 de 5

O Sorriso Maroto completou 25 anos de carreira em 2023

Vitor Branco
2 de 5

E lançou a turnê As Antigas, onde canta músicas do início da carreira

Vitor Branco
3 de 5

Além da música, eles criaram o projeto Espalhando sorriso, que fornece tratamento dentário a pessoas de baixa renda

Vitor Branco
4 de 5

Sorriso Maroto

AgNews
5 de 5

Sorriso Maroto no início da carreira

Reprodução

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?