Solange Couto celebra protagonistas negras na TV: “Era o natural”
A atriz Solange Couto conversou com exclusividade com a coluna e falou sobre a mudança na sociedade: “O reconhecimento é maior”
atualizado
Compartilhar notícia
A atriz Solange Couto, no ar atualmente em Garota do Momento, novela das 18h da Globo, abriu o coração e falou sobre o novo momento que a televisão brasileira vive. Com atores e atrizes negras cada vez mais presentes nos folhetins, a artista comemorou e disse que isso representa uma mudança na sociedade. “Hoje o reconhecimento da sociedade é maior”, disse.
Solange Couto conversou com a coluna Fabia Oliveira nos bastidores do show do cantor Zeca Pagodinho, que rolou neste sábado (21/12) no Rio de Janeiro. No bate-papo, ela afirmou que o olhar do telespectador mudou, o que possibilitou que mais artistas negros ganhassem destaque. Além de Garota do Momento, Volta por Cima e Mania de Você também possuem atrizes negras como protagonistas.
“Hoje tem portas mais abertas, dão mais oportunidades, abriram mais os campos e as meninas tão aí, botando pra quebrar, porque gente boa da minha cor sempre existiu”, sacramentou Solange Couto. Na novela das seis, ela vive Carmen, avó de Beatriz (Duda Santos) por parte de pai que comanda um pequeno orfanato na cidade de Petrópolis.
“[Elas] Vêm de Zezé Mota, vem de inúmeras pessoas e atrizes que foram e são de muito peso profissional. Mas as meninas hoje em dia tem uma oportunidade maior. O olhar do público hoje nos vê como protagonistas, e não só ao lado ou atrás, nos veem à frente. Era o natural e tá aí o resultado. Não é que seja mais fácil, é que hoje o reconhecimento da sociedade é maior”, completou.
Solange Couto também falou de sua relação com Duda Santos, a protagonista da novela que ganhou destaque ao participar de Renascer. “Duda é uma pessoa muito humilde, muito talentosa, com muita vontade de aprender, sempre me pede ajuda. Ela fez um trabalho muito bom em Renascer e merece esse protagonismo. Ela dá conta, entrega tudo e fico muito feliz”, concluiu Solange Couto.
Relação com Zeca Pagodinho
Antes da última apresentação de Zeca Pagodinho neste sábado (21/12), Solange Couto falou de sua ligação com o artista. O pagodeiro vai dar uma pausa na carreira e deve retornar aos palcos apenas depois de maio de 2025. Ele afirmou que quer tirar um tempo para descansar, se dedicar à família e passar mais tempo com os netos.
“O Zeca, além de um grande amigo querido, sou uma grande fã do artista e do homem, do pai, do avô, do marido, respeito demais, tenho carinho demais”, disse a atriz. “Na minha vida profissional, ele é um dos divisores de água porque ele estava junto com a Dona Jura. O tema dela era ele cantando… Então, ele é um tudo pra mim”, comentou Solange Couto.
Para quem não lembra, a atriz estourou entre 2001 e 2002, quando foi ao ar a novela O Clone, escrita por Glória Perez. Solange Couto interpretou Dona Jura, dona de um bar no subúrbio carioca e dona do bordão “Não é brinquedo, não”.
A atriz aproveitou a oportunidade para mandar um recado ao ídolo e amigo. “Zeca, aproveita teus netos porque isso passa muito depressa, carreira não para, quando a gente volta, o público nos recebe de braços abertos”, aconselhou Solange Couto.
Antes de encerrar, a famosa falou se pretende participar dos desfiles no Carnaval de 2025. Solange Couto, por sua vez, garantiu que, dessa vez, vai acompanhar apenas de longe. “Não quero desfilar, quero sossego. Carnaval já deu. É muito barulho”, riu. “Acho lindo, continuo amando, mas hoje de longe”, afirmou a famosa.