Sindicato se manifesta após reclamações de atores de Família é Tudo
A coluna bateu um papo exclusivo com Hugo Gross, presidente do Sated-RJ sobre o assunto: “Se acham deuses”
atualizado
Compartilhar notícia
Depois da coluna Fábia Oliveira noticiar, com exclusividade, que atores de Família é Tudo, novela das 19h da TV Globo, estão recebendo os textos da trama em cima da hora de gravar, esta jornalista decidiu conversar, em primeira mão, com Hugo Gross, presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (Sated-RJ), a respeito de quanto tempo de antecedência o elenco precisa estar com o roteiro em mãos.
“O artigo 30 da Lei 6.533/78, na cláusula vigésima nona da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) são claras, dizem que esse texto tem que chegar na mão de cada ator em até 72 horas [antes da gravação]. Porém, eles não vêm respeitando isso há muito tempo. Nós tivemos vários atores ligando pra cá que, infelizmente, não querem dar os nomes, né?”, esclareceu.
Gross alegou que o órgão já vinha sendo acionado por pessoas do elenco denunciado que estavam recebendo os textos um dia antes de entrarem no estúdio:
“A gente não pode divulgar os nomes porque eles ficam com medo de represália e de perseguição pela própria empresa. Infelizmente, essa novela está um fracasso e é aquela novela que eles querem colocar influencers sem registro e não querem colocar a pessoa da terceira idade que está desempregada. É aquela novela que o coordenador geral é José Luiz Villamarim, que não faz, absolutamente nada, pra melhorar. Pelo contrário, vem atrapalhando e atrasando do roteiro e do texto”.
O dirigente do Sated-RJ ainda teceu críticas diretas a Villamarim. “Eles se acham Deus. Eu tenho certeza de que [a culpa] não é da grande direção da Globo, são esses diretores que se acham deuses, que podem fazer o que querem e não respeitam o ator, não respeitam a atriz, que são a célula mais importante, que dá lucro pra empresa”, ressaltou.
Hugo continuou: “Isso tem que mudar. Esses diretores têm que respeitar os atores. Tem que respeitar a carreira, respeitar quem é antigo. [A Globo] é uma emissora que, realmente, tem um trabalho lindo e que vem se estragando por pessoas que se acham deuses, sempre com desrespeito à categoria”.
Hugo Gross finalizou que irá advertir a TV Globo pautado nas reclamações. “E assim, a gente vai ver junto ao jurídico o que que a gente vai fazer e vai mandar uma notificação pra eles, prontamente. Então, se a gente tiver que executar, a gente vai executar a CCT via jurídico. E entrando com mais uma ação contra a TV Globo por conta disso”, finalizou.
As gravações de Família é Tudo se encerram no dia 14 de setembro e o folhetim chega ao fim em 27 de setembro, de acordo com o jornal O Globo.
Entenda as reclamações
Um passarinho verde contou um dos artistas mais incomodados com o atraso é Raphael Logam, que interpreta Hans. Ele já teria mostrado sua insatisfação e reclamado com a produção, alegando que tem muito texto para decorar nesta reta final da trama.
Logam terá cenas importantes ao lado de Rafa Kalimann, que dá vida a Jéssica, no desfecho da novela. Um spoiler é que os dois são vilões vão ser desmascarados na trama escrita por Daniel Ortiz.
E por falar no autor da novela, esta jornalista soube que Ortiz esteve nos estúdios do canal dos Marinho visitando os sets de filmagem e conversando com o elenco. Daniel aproveitou a ocasião para agradecer alguns atores.
A questão é que, ainda de acordo com o amigo da coluna, Daniel Ortiz estaria “segurando” o texto para observar e medir a aceitação dos telespectadores ao folhetim, para ver se fará ou não alguns ajustes no último capítulo.