Simony desabafa em dia de piscina: “Achei que jamais faria tudo isso”
Em dezembro, a cantora anunciou que retomaria o tratamento contra um câncer no intestino, diagnosticado no primeiro semestre de 2022
atualizado
Compartilhar notícia
Desde o primeiro semestre de 2022, Simony vem enfrentando as batalhas para curar um câncer no intestino. No fim do ano passado, ela anunciou que precisaria retomar o tratamento contra a doença e, nesta terça-feira (9/01), posou à beira da piscina e fez um desabafo.
“Hoje eu estava refletindo. Vocês não têm ideia da importância de poder tomar um sol, entrar na piscina, curtir meus filhos. Eu achei que jamais faria tudo isso. Deus é bom o tempo todo. Eu sou só gratidão ❤️❤️❤️❤️❤️🙏👯♀️”, escreveu ela na legenda.
Os seguidores de Simony enviaram muitas mensagens de apoio: “Você não tem ideia do quanto essas pequenas coisas nos fazem felizes por você ❤️ Em sua torcida sempre 🙌 Saúde, bênçãos e felicidades. Beijos”, declarou uma. “Deusa, maravilhosa! Minha eterna cantora! Deus te abençoe. ❤️”, desejou outro. “Espetáculo de mulher por dentro e por fora ❤️❤️🔥🔥🙌🙌🙌🙌🙌🙌”, elogiou uma terceira.
Retomada do tratamento contra o câncer
Simony revelou, em seu Instagram, no fim do ano passado, que retomou o tratamento contra o câncer no intestino. A cantora publicou uma foto para detalhar a nova fase dos cuidados com a sua saúde e agradeceu o carinho dos fãs.
“Hoje retomo meu tratamento. Como vocês sabem, tive uma toxidade nos rins, e por isso fui obrigada a parar com a imuno. Hoje é dia de agradecer a Deus mais uma vez por me permitir estar aqui e seguir com meu tratamento, que ainda tem mais 2 anos pela frente”, declarou.
A cantora ainda descreveu a esperança pela sua cara. “Eu sou só gratidão sempre. Meus filhos, meu marido, minha mãe, minha família e vocês que de longe me dão tanto amor. Vamos em frente um dia de cada vez. Eu posso, eu acredito, eu consigo”, finalizou.
Imunoterapia: entenda tratamento de Simony
Ao contrário da rádio e da quimioterapia, que atacam as células doentes, o alvo da imunoterapia são justamente as unidades saudáveis. O método fortalece o sistema imunológico do paciente para que ele próprio reconheça e combata o tumor.
As características genéticas dos tumores não dependem do órgão no qual o câncer se desenvolve. Portanto, esses medicamentos podem ser eficazes contra muitos tipos de tumores.
A ideia é que as células de defesa sejam fortalecidas e levem a informação de segurança até os linfonodos, pequenas estruturas que funcionam como filtros para substâncias nocivas. O sistema ativa o sinal de alerta no organismo contra um vírus, bactéria ou tumor.
Dentro dos linfonodos, células de defesa são treinadas para reconhecer e combater o agente estranho sempre que necessário. A imunoterapia utiliza anticorpos artificiais produzidos em laboratório que atacam certas proteínas das células cancerígenas, o que resulta no estímulo do sistema imunológico.
Câncer de intestino
Simony trata o câncer de intestino desde junho de 2022. A doença quase sempre se desenvolve a partir de pólipos, parecidos com verrugas ou lesões benignas que crescem na parede do intestino, o que a torna difícil de identificar.
Se não tratado, o câncer de intestino pode bloquear o órgão do paciente e, em questão de meses, causar a morte. O exame de colonoscopia pode prevenir e detectar precocemente o tumor e, por isso, aumentar as chances de cura.
A oncologista Marcela Crosara, do Hospital DF Star, destaca que o tumor no intestino tem sido cada vez mais frequente no Brasil. “Ele é a segunda neoplasia mais frequente entre homens e mulheres, e os fatores de risco são excesso de carne vermelha, alcoolismo e tabagismo, muito praticados entre brasileiros”, alerta.