Silvio Santos tem 5 mansões em Orlando; 2 filhas não são donas
A coluna descobriu detalhes exclusivos dos imóveis, todos localizados na mesma rua da Flórida, nos Estados Unidos
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio à morte de Silvio Santos, um assunto despertou enorme curiosidade: a divisão de seu patrimônio. Chegou a ser informado que o comunicador resolveu a partilha de seus bens ainda em vida. Essa coluna, com muitos amigos, traz alguns fatos curiosos sobre o assunto.
Todos sabem que Silvio mantinha uma casa em Orlando, que se tornou seu refúgio nos últimos anos. Mas o que descobrimos, em primeira mão, é que essa não era a única propriedade de Silvio na Flórida. Na realidade, ele era dono de cinco propriedades muito próximas — todas na mesma rua, aliás!
As casas estão registradas como uma holding familiar — que nada mais é do que uma empresa constituída com o objetivo de administrar o patrimônio de um conjunto de pessoas que, neste cenário, é uma família. E o fato curioso é que duas filhas do dono do baú ficaram de fora: Cíntia e Silvia Abravanel. Na DPR Empreendimentos Imobiliários e Participações Ltda., empresa que administra as propriedades, figuram como sócias apenas Daniela, Patrícia, Rebeca, Renata e Íris Abravanel.
Segundo Daniel Dourado, corretor de imóveis na Flórida central, criar uma holding para administrar propriedades nos Estados Unidos é uma prática bastante comum, especialmente entre investidores de alto patrimônio como Silvio Santos: “Essa estrutura oferece diversas vantagens, como proteção de ativos, eficiência fiscal e facilitação do planejamento sucessório”, explicou.
O corretor chegou a apostar o que levou Silvio a fazer a tal holding: “Provavelmente por razões estratégicas. Utilizando uma holding, ele pode proteger suas propriedades contra possíveis litígios, mantendo o patrimônio seguro e separado de eventuais riscos pessoais. Com a manobra, o dono do SBT poderia proteger suas propriedades contra possíveis ações judiciais, mantendo seu patrimônio seguro e separado de eventuais riscos pessoais”, observou.
Mas será que a criação dessa holding deixa Cíntia e Silvia de fora da herança das casas de Orlando? Daniel afirma que não: “Apesar de não constarem como sócias, as duas não estariam excluídas do direito de herdar os bens em Orlando. Uma hipótese que pode explicar a curiosa decisão de Silvio é seu conhecido desejo de atender aos interesses de sua família como um todo”, opinou o corretor, frisando que, como profissional da área, fala com base na sua experiência no mercado imobiliário e seu entendimento das práticas comuns de planejamento patrimonial.
A Coluna Fábia Oliveira entrou em contato com Silvia e Cíntia, mas não obteve retorno até o fechamento desta nota. No meio de toda essa história só nos resta uma certeza: o patrimônio de Silvio Santos é tão grande que fala dois idiomas!
Suposto testamento de Silvio Santos é revelado
No fim de maio, um suposto testamento de Silvio Santos teria sido revelado. Segundo Pedro Freire, da coluna Financeira, o dono do SBT já teria dividido sua herança entre a esposa e as seis filhas, com o objetivo de evitar uma briga familiar após sua morte.
Casado com Íris Abravanel desde 1981, depois de se separar de Maria Aparecida Vieira, o apresentador de 93 anos é pai de Cintia, do primeiro casamento; Silvia, Renata, Rebeca, Patrícia e Daniela, da união com a autora.
De acordo com o jornalista, o famoso deixará em torno de R$ 100 milhões em dinheiro para cada moça, além de uma boa parte para Íris. Elas ainda vão contar com a transferência de imóveis e empresas, aumentando ainda mais o montante que será deixado em espécie. Segundo a revista Forbes, Silvio é dono de uma fortuna avaliada em 1,6 bilhão.
Recentemente, em fevereiro deste ano, Vera Lucia Pinello Dias, de 75 anos, acionou a 2ª Vara de Família e Sucessões de Praia Grande, no litoral de São Paulo para pedir um teste de DNA e comprovar uma suposta paternidade de Silvio Santos. No entanto, a mulher, que afirma ser filha do dono do SBT, acabou levando um invertida da Justiça.
Segundo informações do colunista Erlan Bastos, do Em Off, no documento, Vera Lúcia diz ter nascido em 02 de dezembro de 1948, mas que jamais conheceu sua mãe biológica. De acordo com a mulher, ela teria sido entregue ainda bebê pela mãe à uma enfermeira, que a fez chegar em sua mãe adotiva.
No texto, Vera Lúcia revelou nunca ter conversado com a mãe adotiva sobre a identidade de seus pais biológicos. No entanto, segundo ela, vizinhos e amigos da mãe adotiva teriam dito que sua mãe biológica trabalhava em uma indústria têxtil no Brás, frequentada por Silvio Santos.
A suposta filha de Silvio Santos, no entanto, não apresentou nenhum documento que comprovasse a paternidade. Na Justiça, a defesa de Silvio Santos negou qualquer possibilidade de paternidade.