metropoles.com

Saiba como é feita a cirurgia bariátrica, procedimento realizado por Jojo Todynho

Segundo o Dr. Fábio Miranda, o paciente só deve recorrer à cirurgia após uma mudança de hábitos e alternativas menos invasiva

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Foto colorida de Jojo Todynho - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Jojo Todynho - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

Jojo Todynho publicou um vídeo nas redes sociais, nesta terça-feira (8/8), revelando que estava no hospital pronta para fazer a cirurgia bariátrica. A cantora, que anteriormente chegou a considerar o procedimento, mas acabou desistindo, voltou atrás e realizou a cirurgia após alguns meses dedicada a hábitos saudáveis, como treinos na academia e alimentação equilibrada. A nova rotina fez com que Jojo perdesse mais de 20kg.

De acordo com o médico Fábio Miranda, com pós-graduação em cirurgia geral e endoscopia digestiva, o paciente só deve recorrer à cirurgia após uma mudança de hábitos e tentativas menos invasivas. “Antes de optar pela bariátrica recomendo uma mudança de hábitos que podem te tirar do quadro de obesidade ou preveni-lo. Mesmo em casos de pacientes que vão se submeter a intervenção, os hábitos também são benéficos, pois auxiliam na constância de resultados, que é tão importante no pós-cirúrgico. Uma vez que você muda sua mentalidade, 50% do caminho já está traçado”, explica o especialista.

O ideal é descartar todas as chances de tratamento da obesidade que existem – como exercícios, medicamentos, balões intragástricos e endossutura gástrica. “Tendo em vista que é uma doença grave, crônica e progressiva, a melhor opção é tratarmos antes mesmo da sua evolução para pior fase. Ao perceber aumento de peso, já devemos ligar os sinais de alerta e focar em hábitos saudáveis”, orienta.

A cirurgia bariátrica é indicada para casos de obesidade grave e o método consiste em alterar a forma original do estômago, reduzindo a capacidade de receber alimentos e dificultando a absorção de um número elevado de calorias, além de contribuir para a produção do hormônio da saciedade. “Uma pessoa não operada é capaz de consumir entre 1 litro e 1,5 litro de alimento. Já os pacientes bariátricos têm capacidade para 25ml a 200ml apenas”, revela.

6 imagens
Jojo Todynho
Jojo Todynho
Jojo Todynho
Jojo Todynho
Jojo Todynho
1 de 6

Jojo Todynho

Divulgação/ Laura Campanella
2 de 6

Jojo Todynho

Divulgação/ Laura Campanella
3 de 6

Jojo Todynho

Instagram/Reprodução
4 de 6

Jojo Todynho

Instagram/Reprodução
5 de 6

Jojo Todynho

@jojotodynho_Instagram_Reprodução
6 de 6

Jojo Todynho

Reprodução/Instagram

Miranda explica ainda que, atualmente, existem duas técnicas altamente eficazes: Sleeve e Bypass, sendo a segunda a mais realizada no Brasil atualmente. “Ambas consistem em retirar parte do estômago. A grande diferença entre elas é que na Bypass o paciente também tem o intestino alterado, para reconectá-lo a parte do estômago que ainda está funcional”, explica Dr. Fábio Miranda.

Para os pacientes que não querem se submeter a cirurgia, como foi o caso de Jojo Todynho há alguns meses, o especialista explica que a medicina já conta com procedimentos minimamente invasivos com resultados altamente comprovados, como é o caso do balão intragástrico deglutível. “O paciente engole uma cápsula, que é ajustada em seu estômago para ocupar, em média, 30% do órgão e assim promover mais saciedade facilitando na dieta. Essa tecnologia permite uma perda de aproximadamente 33% do peso corporal total e dura em torno de quatro meses no organismo”, finaliza.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?