Roseana Murray é intimada pela Justiça
A coluna descobriu, com exclusividade, que a vítima precisa ir a um cartório para encaminhamento ao exame de corpo de delito
atualizado
Compartilhar notícia
No dia 5 de abril deste ano, o Brasil parou quando Roseana Murray, com 73 anos, sofreu um ataque brutal de cães da raça pitbull ao sair para sua caminhada matinal em Saquarema, no Rio.
Por conta do ataque, a escritora passou 13 dias internada no Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo. Desde então, ela luta com as sequelas do episódio e com uma batalha judicial para que os responsáveis pelos três animais sejam punidos.
Esta coluna soube, em primeira mão, que o processo movido pelo Ministério Público do Rio de Janeiro ganhou uma importante movimentação. No último sábado (8/6), a escritora foi intimada por um Oficial de Justiça na casa onde mora, na Região dos Lagos. Roseana recebeu o mandado às 14h. O documento estabelece que a vítima compareça ao cartório para encaminhamento ao exame de corpo de delito.
A denúncia foi oferecida em 15 de abril e foi recebida no mês seguinte. Desde o início, o exame já havia sido requerido. Este mês, o Ministério Público do Rio de Janeiro reforçou a decisão de recebimento da denúncia contra Ana Beatriz da Conceição, Kayky da Conceição e Davydson Ribeiro. Mas calma lá que a história não acaba por aí.
Em sua resposta à acusação, os três réus levantaram seus argumentos para reverter a situação. Contudo, o juiz do caso rebateu cada um deles. Duas preliminares apresentadas foram negadas. Primeiramente, os réus afirmaram que seus domicílios foram violados, porém, o magistrado pontuou que o ingresso nas casas dos réus foi mais do que justificado.
Os denunciados disseram, ainda, que não devem responder por qualquer maltrato contra os cães e que essa acusação é descabida. A alegação também foi derrubada já que o local em que os cachorros eram mantidos foi cuidadosamente analisado. Os pitbulls viviam em ambiente sujo e repleto de fezes. Quando os policiais os examinaram, viram que os três cães estavam debilitados e confusos.
O exame de corpo de delito ao qual a escritora se submeterá pode ser essencial para o sucesso do processo. Como resultado dos ataques, Roseana perdeu um braço e a orelha.
Os três acusados respondem à ação em liberdade. Um vizinho contou à coluna, com exclusividade, que casa onde eles residiam, em Saquarema, vive fechada. A vizinhança supõe que eles tenham deixado o local.
Uma semana após alta, autora volta ao hospital
Uma semana depois de receber alta, após ser atacada por pit-bulls em Saquarema, Roseana Murray retornou ao Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, no fim de abril. A escritora precisou fazer a troca dos curativos no centro cirúrgico e posou nos jardins da unidade de saúde.
“Estou no jardim do hospital. Esse pedaço de jardim é cheio de significados: é o jardim que homenageia os doadores de órgãos. O hospital planta jasmins para homenagear as famílias. Vim para os curativos no centro cirúrgico e logo estarei em casa outra vez”, afirmou ela, que surgiu sorridente na foto.
Nos comentários, os seguidores lotaram a publicação de mensagens carinhosas: “Você não me conhece, mas eu queria muito te abraçar. Muita luz no seu caminho ❤”, desejou uma. “Se todos nós víssemos o mundo com suas lentes o mundo seria um lugar melhor ❤️”, garantiu outra. “Você é inspiração pura, um jardim de jasmins em nossas vidas, @roseanamurray. Obrigada por tanto!!!!”, escreveu uma terceira. “Sua fortaleza, me emociona. Sua força me fortalece, querida Roseana”, postou mais uma.
Alguns famosos também deixaram registrada a admiração que sentem por Roseana Murray: “❤️❤️❤️ seu amor, sua força e sua luz são emocionantes!”, afirmou Evandro Mesquita. “Me encanto mais a cada dia com você! Obrigada por nos ensinar a ver o mundo com poesia através de sua força e do seu amor 🌻✨”, agradeceu Ellen Rocche. “A vida é boa com você. Melhoras, meu amor ❤️✨”, desejou Dadá Coelho. “Gratidão imensa ❤️ pela tua vida e expressão aqui @roseanamurray ❤️”, elogiou Tereza Seiblitz.
Alta médica e aplausos após 13 dias
A escritora Roseana Murray, de 73 anos, teve alta do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, no dia 18 de abril. Ela, que foi atacada por três pit-bulls em Saquarema, na Região dos Lagos, ficou internada por 13 dias.
Antes da alta, a escritora deu uma entrevista ao RJTV: “Para começar, eu tenho que aprender a escrever com a mão esquerda. Isso, para mim, é o mais importante. Eu vou ter que aprender muitas coisas, vou ser aluna de novo”, afirmou Roseana.
Ela chegou a escrever um poema enquanto esteve internada no CTI. O texto foi publicado nas redes sociais na segunda-feira (15/4).
O ataque contra Roseana Murray
A escritora foi atacada por três pit-bulls no dia 5 de abril, em Saquarema, Região dos Lagos. Ela foi socorrida imediatamente e encaminhada ao Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, com ajuda de um helicóptero da corporação.
A poetisa teve ferimentos graves na cabeça e nos braços. Ela foi avaliada por um neurocirurgião, cirurgião geral, ortopedista e um cirurgião bucomaxilofacial e levada com urgência para o centro cirúrgico.
Quem é Roseana Murray
Ela é conhecida principalmente por sua produção literária para crianças e jovens. Ela nasceu em 1950, no Rio de Janeiro, e ao longo de sua carreira tem se destacado como autora de poesia, contos, crônicas e literatura infantojuvenil.
Alguns dos livros mais conhecidos de Roseana Murray incluem Receitas de Olhar (1997), Tantos Medos e Outras Coragens (1992), e Poemas de Céu (2009).