metropoles.com

Após participação no BBB, Rodriguinho faz aulas de letramento racial

A coluna soube, com exclusividade, que o pagodeiro buscou ajuda da professora Tainara Ferreira para desmitificar o tema. Confira!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/BBB
Rodriguinho
1 de 1 Rodriguinho - Foto: Reprodução/BBB

A coluna Fábia Oliveira descobriu, com exclusividade, que Rodriguinho decidiu ter aulas sobre letramento racial. O pagodeiro, que foi acusado de xenofobia – que é o preconceito ou a aversão a qualquer coisa que seja percebida como estrangeira, regionalista – durante sua participação no BBB24, buscou ajuda da professora, Tainara Ferreira, para entender melhor o tema e ter mais consciência sobre a luta do povo preto.

“[Me procurou] Para aperfeiçoar o seu processo de aprendizagem na epistemologia negra. Ele já assistiu alguns filmes, [leu] livros mas, como a maioria de nós negros, diante o racismo epistêmico e o colonialismo, sabemos pouco sobre nós mesmos, negamos nossa existência e diante tudo que ele viveu lá dentro, está buscando aprender com toda essa experiência do reality para seu desenvolvimento pessoal e profissional”, explicou a especialista.

Quando questionada se o novo conhecimento pode ter mudado a percepção de Rodrigo perante Davi, que foi bastante criticado por ele, a especialista assentiu: “Com certeza! Assim como o Rodriguinho, o Davi e todos nós também precisamos de letramento racial e a falta dele é o que nos distancia do senso de pertencimento como comunidade negra, da filosofia Ubuntu”.

Segundo Tainara, foi através da mentora artística Gis de Oliveira que o músico resolveu entender melhor sobre o tema. “[Ela] Está fazendo o reposicionamento da imagem de Rodriguinho e me procurou diante os atravessamentos provocados por conta de sua participação no BBB24”, lembrou.

Sobre o que é o Letramento Racial na prática, para que você meu caro leitor, desmitifique também o assunto, a educadora baiana deu detalhes. “É um arcabouço de saberes, acadêmicos e ancestrais que trabalho sob a luneta da epistemologia negra e africana”, esclareceu.

5 imagens
Ele era um dos vilões da atual edição
Rodriguinho participou do BBB24
O cantor deu algumas declarações polêmicas
Rodriguinho
1 de 5

Rodriguinho

Instagram/Reprodução
2 de 5

Ele era um dos vilões da atual edição

Reprodução/Globoplay
3 de 5

Rodriguinho participou do BBB24

Instagram/Reprodução
4 de 5

O cantor deu algumas declarações polêmicas

Reprodução/BBB
5 de 5

Rodriguinho

Reprodução

Tainara Ferreira encerrou o bate-papo com esta jornalista destacando que todos podem e devem saber mais sobre Letramento Racial. “Objetivo que busco sempre com meus alunes é a desconstrução, a decolonialidade, resgate ancestral e evolução como seres humanos na nossa convivência individual e coletiva”, finalizou.

Web acusa Rodriguinho de xenofobia

Antes da sua eliminação, quando ainda estava no Paredão contra Fernanda e Lucas Henrique, Rodriguinho deu uma bola fora. O pagodeiro se dirigiu a Davi e Isabelle de forma pejorativa, causando revolta na web. “Falando em tom de deboche. É xenofobia”, disse uma usuária do X, antigo Twitter.

Durante conversa com Fernanda e Pitel na academia do BBB24, o cantor afirmou que é tido como “referência negra” e que já chegou a ser enaltecido em lugares públicos: “Eles falam comigo com orgulho, têm orgulho de ser meu fã”.

Em seguida, Rodrigo ironizou e garantiu que os fãs devem estar fazendo piada da relação dele com o motorista de aplicativo e da Cunhã. “Agora está aí tomando geleiada da indígena e do baianinho de Salvador que fica xingando ele o tempo todo”, disparou.

Essa é a segunda vez que o artista é acusado de preconceito regional com os brothers. Logo no início do reality show da TV Globo, Rodriguinho atacou a cultura da amazonense. “O que? Você gosta de Boi-Bumbá também? Ela só fala isso. Ela só canta música do Boi-Bumbá”, comentou na ocasião.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?