Após participação no BBB, Rodriguinho faz aulas de letramento racial
A coluna soube, com exclusividade, que o pagodeiro buscou ajuda da professora Tainara Ferreira para desmitificar o tema. Confira!
atualizado
Compartilhar notícia
A coluna Fábia Oliveira descobriu, com exclusividade, que Rodriguinho decidiu ter aulas sobre letramento racial. O pagodeiro, que foi acusado de xenofobia – que é o preconceito ou a aversão a qualquer coisa que seja percebida como estrangeira, regionalista – durante sua participação no BBB24, buscou ajuda da professora, Tainara Ferreira, para entender melhor o tema e ter mais consciência sobre a luta do povo preto.
“[Me procurou] Para aperfeiçoar o seu processo de aprendizagem na epistemologia negra. Ele já assistiu alguns filmes, [leu] livros mas, como a maioria de nós negros, diante o racismo epistêmico e o colonialismo, sabemos pouco sobre nós mesmos, negamos nossa existência e diante tudo que ele viveu lá dentro, está buscando aprender com toda essa experiência do reality para seu desenvolvimento pessoal e profissional”, explicou a especialista.
Quando questionada se o novo conhecimento pode ter mudado a percepção de Rodrigo perante Davi, que foi bastante criticado por ele, a especialista assentiu: “Com certeza! Assim como o Rodriguinho, o Davi e todos nós também precisamos de letramento racial e a falta dele é o que nos distancia do senso de pertencimento como comunidade negra, da filosofia Ubuntu”.
Segundo Tainara, foi através da mentora artística Gis de Oliveira que o músico resolveu entender melhor sobre o tema. “[Ela] Está fazendo o reposicionamento da imagem de Rodriguinho e me procurou diante os atravessamentos provocados por conta de sua participação no BBB24”, lembrou.
Sobre o que é o Letramento Racial na prática, para que você meu caro leitor, desmitifique também o assunto, a educadora baiana deu detalhes. “É um arcabouço de saberes, acadêmicos e ancestrais que trabalho sob a luneta da epistemologia negra e africana”, esclareceu.
Tainara Ferreira encerrou o bate-papo com esta jornalista destacando que todos podem e devem saber mais sobre Letramento Racial. “Objetivo que busco sempre com meus alunes é a desconstrução, a decolonialidade, resgate ancestral e evolução como seres humanos na nossa convivência individual e coletiva”, finalizou.
Web acusa Rodriguinho de xenofobia
Antes da sua eliminação, quando ainda estava no Paredão contra Fernanda e Lucas Henrique, Rodriguinho deu uma bola fora. O pagodeiro se dirigiu a Davi e Isabelle de forma pejorativa, causando revolta na web. “Falando em tom de deboche. É xenofobia”, disse uma usuária do X, antigo Twitter.
Durante conversa com Fernanda e Pitel na academia do BBB24, o cantor afirmou que é tido como “referência negra” e que já chegou a ser enaltecido em lugares públicos: “Eles falam comigo com orgulho, têm orgulho de ser meu fã”.
Em seguida, Rodrigo ironizou e garantiu que os fãs devem estar fazendo piada da relação dele com o motorista de aplicativo e da Cunhã. “Agora está aí tomando geleiada da indígena e do baianinho de Salvador que fica xingando ele o tempo todo”, disparou.
Essa é a segunda vez que o artista é acusado de preconceito regional com os brothers. Logo no início do reality show da TV Globo, Rodriguinho atacou a cultura da amazonense. “O que? Você gosta de Boi-Bumbá também? Ela só fala isso. Ela só canta música do Boi-Bumbá”, comentou na ocasião.