Referência do samba-jazz, Leny Andrade está internada no Rio
A cantora está no CTI do Hospital das Clínicas, em Jacarepaguá, zona oeste carioca, desde o dia 12 de junho
atualizado
Compartilhar notícia
Leny Andrade, referência no samba-jazz, está internada. A cantora buscou o Hospital das Clínicas, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio, no dia 12 de junho, após broncoaspirar, por conta de uma pneumonia. As informações foram passadas, com exclusividade para a coluna, por Cida Cabral, diretora do Retiro dos Artistas, onde reside atualmente.
Ainda de acordo com Cida, Leny desenvolveu um quadro de insuficiência respiratória, mas está reagindo muito bem ao tratamento, embora esteja no Centro de Tratamento Intensivo (CTI). “O médico disse que se ela continuar respondendo assim, pode ir para o quarto em dois ou três dias. E graças a Deus estamos tendo boas notícias”, completou.
Leny Andrade completou 80 anos em janeiro deste ano. É uma das grandes cantoras do Brasil em todos os tempos, segundo o crítico de música Mauro Ferreira. Ficou muito famosa na década de 70, principalmente por causa dos álbuns Alvoroço (1973), Leny Andrade (1975) e Registro (1979). Sua discografia totaliza 34 álbuns lançados entre 1961 e 2018, ano em que se mudou para o Retiro dos Artistas.
Um single em homenagem ao seu octagenário, “Por causa de você”, chegou às plataformas digitais em 27 de janeiro, em edição da Mills Records. A gravação aconteceu em agosto de 2022, com o pianista Gilson Peranzzetta. Essa é a primeira vez que a cantora interpreta essa música em seus discos.