metropoles.com

Quem era Luiz Onmura, judoca olímpico que morreu aos 64 anos

Luiz Yoshio Onmura lutava contra um câncer espinocelular na língua desde 2022 e morreu nesta sexta-feira (1º/11) em Santos (SP)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
O Judoca lutava contra um câncer espinocelular na língua desde 2022
1 de 1 O Judoca lutava contra um câncer espinocelular na língua desde 2022 - Foto: Divulgação

O judô brasileiro perdeu na noite desta sexta-feira (1º/11) o atleta Luiz Yoshio Onmura, que foi bronze na categoria até 71 quilos nas Olimpíadas de 1984, em Los Angeles (EUA). O judoca tinha 64 anos e lutava contra um câncer espinocelular na língua desde 2022. Ele vivia em Santos (SP) e deixa esposa e duas filhas.

Onmura nasceu em 29 de junho de 1960, em São Paulo, e iniciou sua trajetória no judô no tradicional dojô da Vila Sônia. O judoca representou o Brasil em três Jogos Olímpicos: Moscou, em 1980, Los Angeles, em 1984 e Seul, em 1988. A medalha de bronze veio na edição realizada nos Estados Unidos.

Com o terceiro lugar na competição, o judoca quebrou um jejum que, na época, já durava 12 anos após a primeira medalha brasileira conquistada por Chiaki Ishii na Olimpíada de Munique, em 1972. Após a conquista de Onmura, o judô brasileiro subiu ao pódio de todos os demais Jogos Olímpicos. Em Paris, o Brasil celebrou 40 anos de pódios consecutivos.

Luiz Yoshio Onmura ainda deixou sua marca em outras competições internacionais. Em foi medalha de prata em três edições seguidas dos Jogos Pan-Americanos: San Juan, em 1979, Caracas, em 1983, e Indianápolis, em 1987. Também foi bicampeão do Campeonato Pan-Americano, em 1980 e 1988, e campeão sul-americano em 1979.

6 imagens
O Judoca lutava contra um câncer espinocelular na língua desde 2022
1 de 6

Judoca foi bronze na categoria até 71 quilos nas Olimpíadas de 1984

2 de 6

Divulgação/COB
3 de 6

O Judoca lutava contra um câncer espinocelular na língua desde 2022

Divulgação
4 de 6

Sarah Stier/Getty Images
5 de 6

Sarah Stier/Getty Images
6 de 6

Michael Reaves/Getty Images

Paulo Wanderley, Presidente do Comitê Olímpico do Brasil, prestou sua homenagem ao atleta. “Luiz Onmura representou com orgulho as cores do Brasil e os valores do judô e do olimpismo, demonstrando humildade e lutando bravamente pela vida. Toda a comunidade esportiva lamenta esta perda e presta solidariedade à família e aos amigos”, afirmou.

Silvio Acácio Borges, presidente da Confederação Brasileira de Judô, também prestou solidariedade. “É um momento de muita tristeza e consternação. Em nome do judô brasileiro, envio minhas sinceras condolências aos familiares, amigos, alunos do Luiz Onmura, que foi um guerreiro em seu último combate, o mais difícil, creio eu, contra o câncer”, começou.

“A CBJ lamenta profundamente a perda de um de seus maiores judocas, o primeiro medalhista olímpico nascido no Brasil. Mas, ficaremos para sempre com a lembrança das suas conquistas, que deram muitas alegrias à família do judô e ao povo brasileiro. Seu legado será eterno”, encerrou Borges.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?