Quem era Iran Lima, ator da Escolinha do Professor Raimundo que morreu
O ator tinha 88 anos e foi eternizado na TV com o personagem Seu Candido Manso, na Globo. Ele era casado e tinha 3 filhos
atualizado
Compartilhar notícia
Ator, diretor, produtor e dublador. Esse é o resumo da carreira de Iran Lima, que faleceu na manhã deste domingo (21/7). O ator tinha 88 anos e foi eternizado na TV com o personagem Seu Candido Manso da Escolinha do Professor Raimundo.
Além do icônico Cândido Manso, Iran Lima também foi diretor dos Trapalhões, e dos programas do Chico Anysio e do Jô Soares.
Casado há 28 anos com Lucia Baruffaldi, Iran Lima teve um relacionamento anterior e ficou viúvo. Com a primeira esposa, ele teve 3 filhos: João Camargo, que também trabalha na TV, Giselle e Verônica. Além da esposa e dos filhos, ele ainda tinha 4 netos e 3 bisnetos.
A confirmação da morte
Morreu, na manhã deste domingo (21/7), aos 88 anos, o ator Iran Lima, o Seu Candido Manso da Escolinha do Professor Raimundo. O ator tinha 88 anos e estava internado em uma unidade de saúde da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio.
O humorista se sentiu mal na última sexta-feira (19/7) e foi levado para o Hospital da Unimed Barra. O falecimento foi confirmado pela esposa do ator, Lucia Baruffaldi. Ela conversou com a coluna de contou o que aconteceu.
“Ele já teve vários AVCs e 2 infartos. Na sexta, ele passou mal, viemos para o hospital e ele ficou internado. Até ontem, ele estava debilitado, mas falando. E hoje recebemos a notícia do falecimento”, relatou ela.
A companheira de Iran Lima revelou, ainda, que descobriram um outro problema de saúde: “A gente não sabia, mas ele tinha um aneurisma no abdômen, que estourou”, desabafou.
O velório do ator será aberto ao público, a partir das 10h desta segunda-feira (22/7) , na capela 2 do Crematório do Memorial do Carmo, no Caju, zona Portuária do Rio de Janeiro. A cerimônia de cremação será às 13h.
Morte de outro ator global
Morreu, aos 39 anos, Thommy Schiavo, que interpretou o Zoinho de Pantanal. A notícia do falecimento do ator foi confirmada pelo colega de de trabalho, Leandro Lima, que postou uma homenagem ao companheiro.
“Acabo de receber uma notícia muito triste. Nosso amigo Thommy Schiavo nos deixou. Ainda estou atônito, tentando digerir tudo isso. Thommy era um cara de coração enorme, sempre pronto a ajudar, amava o campo, os bichos e cuidar das pessoas”, começou Leandro.
E continuou recordando: “Lembrando dele chamando todo mundo pra assistir um pôr do sol lindo ouvindo Tião Carreiro ou pedindo pra cantar junto Peão (uma de suas favoritas) lá no Pantanal”, relatou.
Thommy Schiavo era casado com a maquiadora Angra Monaliza, que conheceu durante as gravações da novela da TV Globo, e pai de Lara, que completou 1 ano no mês passado.
O amigo também citou a menina em sua despedida: “Ele deixa Larinha, sua filha com quem sonhava tanto (mesmo antes dela nascer) e amava demais. Esse retrato que fiz dele lembro como se fosse hoje. Estamos orando por você nosso eterno peão Zoinho”, encerrou.
O ator nasceu em Presidente Prudente, em São Paulo, e se formou em Artes Cênicas pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro. Além de participar de Pantanal, Thommy Schiavo esteve no elenco de Paraíso (2009) e viveu o cantor Leandro, da dupla com Leonardo, no especial Por Toda a Minha Vida.
Em Pantanal, apesar de o personagem não ser um dos principais e ter poucas falas, ele chamou a atenção do público. No fim da novela, Zoinho deu um beijão em Zaquieu, interpretado por Silvero Pereira.
Escrito nas Estrelas (2010), A Teia (2013), Império (2014), Cordel Encantado (2011), Gabriela (2012) e Espelho da Vida (2018) são outros trabalhos dos quais ele fez parte.