metropoles.com

Quem era Fábio de Mello, coreógrafo premiado que morreu aos 61 anos

O profissional, que revolucionou as comissões de frente na década de 90, também marcou época na Imperatriz Leopoldinense

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Morre, aos 61 anos, coreógrafo que revolucionou as comissões de frente - Metrópoles
1 de 1 Morre, aos 61 anos, coreógrafo que revolucionou as comissões de frente - Metrópoles - Foto: Reprodução

A notícia da morte do coreógrafo Fábio de Mello, conhecido por revolucionar as comissões de frente no Carnaval carioca nos anos 90, pegou muitos componentes das escolas de samba de surpresa. A causa do óbito não foi revelada.

Mas quem era ele? Fábio de Mello ficou na Imperatriz Leopoldinense por 17 anos e garantiu, por 11 anos seguidos, notas 10 para a escola de samba em seu quesito.

Passagem por outras escolas

Além da Imperatriz Leopoldinense, o coreógrafo passou por outras agremiações, como Mocidade Beija-Flor de Nilópolis, Estácio de Sá, Independente de Padre Miguel, Inocentes de Belford Roxo e Unidos do Viradouro.

Fábio de Mello também é um dos maiores vencedores do Estandarte de Ouro, o mais antigo e importante prêmio extraoficial do Carnaval do Rio de Janeiro, conhecido como Oscar do samba: suas comissões de frente [1993, 1995, 1997, 2000, 2006 e 2015 com a Imperatriz, e em 2008 com a Mocidade] conquistaram o troféu sete vezes.

3 imagens
Morre Fábio de Mello, aos 61 anos, coreógrafo que revolucionou as comissões de frente
Coreógrafo Fábio de Mello fez história nas comissões de frente do Rio

Despedida

A agremiação de Ramos, escola de samba onde o profissional marcou época e conquistou cinco títulos — 1994, 1995, 1999, 2000 e 2001, lamentou o ocorrido através de uma nota oficial.

“A Imperatriz, e o Carnaval, maior manifestação cultural de nosso país, agradecem e honram a arte de Fábio de Mello. Uma perda irreparável, de um artista que jamais será esquecido e merecerá para sempre os aplausos por seu legado”, afirmaram os responsáveis pela escola.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?