Quem era Eduardo Xol, astro de reality que morreu após ser esfaqueado
O designer tinha 58 anos, nasceu em Los Angeles, nos EUA, e já tinha atuado em novelas e filmes. Um suspeito foi preso
atualizado
Compartilhar notícia
Os fãs de realities de reforma foram pegos de surpresa, na quarta-feira (25/9), com a notícia da morte do designer Eduardo Xol, que participou do Extreme Makeover: Home Edition por sete temporadas. Aos 58 anos, ele foi esfaqueado em Palm Springs, na Califórnia.
E para quem não conhece a vítima, que também era ator, a coluna traz um pouco da história dele. Antes de se tornar um designer de TV no Extreme Makeover: Home Edition, Eduardo Xol estudou teatro na UCLA e se formou ator. Ele também foi tecladista e percussionista, e produziu musicais de teatro e revistas de comédia que excursionaram pelos EUA.
Nascido em Los Angeles, filho de pais mexicano-americanos, ele participou de projetos de música e vídeo para TV na América Latina. Nas telinhas e telonas, ele atuou no filme Bravo, em 1998; e em novelas como La Jaula de Oro, Sentimientos de Oro e Acapulco, Cuerpo y Alma.
E não para por aí: Xol foi correspondente da People espanhola e da AOL Latino e era um autor publicado e envolvido em diversos trabalhos de caridade.
A confirmação da morte
Astro do reality show de reformas, o designer Eduardo Xol, de 58 anos, foi esfaqueado e morto em Palm Springs. De acordo com o site de celebridades TMZ, a vítima foi encontrada ferida no último dia 10 e faleceu 9 dias depois, na última quinta-feira (19/9), no Desert Regional Medical Center. A notícia do óbito, porém, só foi confirmada na quarta-feira (25/9).
Segundo o Departamento de Polícia de Palm Springs, Eduardo Xol foi encontrado com ferimentos graves, provenientes de um esfaqueamento, e foi levado ao hospital em estado “grave, mas estável”.
Em nota enviada à imprensa local, a família do designer, que também era ator, confirmou a morte, pedindo respeito e privacidade: “Estamos com o coração partido pela perda trágica de nosso amado Eduardo Xol. Como sua família, sabemos que sua gentileza tocou a vida de tantas pessoas”, começou o texto, antes de completar:
“Pedimos que essa gentileza seja devolvida agora, permitindo que nossa privacidade seja respeitada enquanto processamos nossa dor. Ao invés de de flores, pedimos que doações sejam feitas em nome de Eduardo para a Lupus Foundation of America, pois ele passou grande parte de sua vida a serviço dos outros”, encerraram.
As autoridades de segurança informaram, ainda, que um suspeito, identificado como Richard Joseph Gonzales, foi preso horas depois, sob suspeita de ter esfaqueado Xol. Ele tem 34 anos e é da cidade de Cathedral City, na Califórnia. O homem ainda está detido, sem direito a fiança, pois a polícia solicitou que acusações de assassinato sejam feitas contra ele.