metropoles.com

Quem era Chad McQueen, ator de Karate Kid que morreu aos 63 anos

Apaixonado por automobilismo, o artista ficou conhecido por ter interpretado o vilão Dutch na franquia de filmes da década de 80

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Instagram/Reprodução
Chad McQueen era apaixonado por automobilismo - Metrópoles
1 de 1 Chad McQueen era apaixonado por automobilismo - Metrópoles - Foto: Instagram/Reprodução

Quem é fã de Karate Kid vai lembrar do vilão Dutch, interpretado nos dois filmes da franquia por Chad McQueen, que morreu na última quarta-feira (11/9), aos 63 anos. E a coluna fez um apanhado da vida do artista para quem ainda não sabe quem ele é.

Chadwick Steven McQueen nasceu em 28 de dezembro de 1960, em Los Angeles e cresceu no sul da Califórnia. Ele era filho do também ator, Steve McQueen, que fez sucesso nas telonas e chegou a ser o astro de cinema mais bem pago das décadas de 1960 e 1970. Sua mãe se chamava Neile Adams e também foi atriz, cantora e dançarina filipino-americana.

Em toda a sua carreira, esteve envolvido em mais de 25 filmes e programas de televisão, como ator, produtor e outros papéis. Porém, seu personagem mais famoso é o vilão Dutch no clássico adolescente Karate Kid, de 1984, e Karate Kid 2, de 1986.

Dutch era um valentão malvado e encrenqueiro do dojo Cobra Kai e andava com Johnny Lawrence (William Zabka) e sua gangue, sem mostrar misericórdia e pulando de excitação enquanto davam uma surra brutal em Daniel LaRusso (Ralph Macchio) na noite de Halloween. McQueen apareceu em outros filmes, incluindo Um Tira da Pesada e Linha Vermelha.

5 imagens
Chad McQueen, ator de Karate Kid, morre aos 63 anos
Chad McQueen e o filho Chase, que também se tornou ator
Chad McQueen é clicado no volante
Chad McQueen posa ao lado de um capacete
1 de 5

Chad McQueen ficou conhecido por interpretar o vilão Dutch em Karatê Kid

YouTube/Reprodução
2 de 5

Chad McQueen, ator de Karate Kid, morre aos 63 anos

Instagram/Reprodução
3 de 5

Chad McQueen e o filho Chase, que também se tornou ator

Instagram/Reprodução
4 de 5

Chad McQueen é clicado no volante

Instagram/Reprodução
5 de 5

Chad McQueen posa ao lado de um capacete

Instagram/Reprodução

Mas o sucesso dele ultrapassou as barreiras de Hollywood e, assim como o pai, e dedicou ao automobilismo: “Eu estava cercado por duas coisas: cinema e automobilismo. E o automobilismo sempre pareceu me atrair mais”, revelou ele em uma entrevista de junho de 2017, ao site sobre filmes, FlickFeast.

O primeiro crédito de Chad McQueen no cinema foi como um skatista no filme de 1978 Skateboard, considerado o primeiro longa-metragem sobre a febre do skate dos anos 1970.

A notícia da morte

Morreu, aos 63 anos, na última quarta-feira (11/9), Chad McQueen, ator de Karate Kid. Ele ficou famoso por interpretar o vilão na franquia. Segundo o jornal The New York Times, ele estava em sua casa em Palm Desert, na Califórnia, quando faleceu.

Advogado e amigo do artista, Arthur Barens relatou que a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. Há alguns anos, ele sofreu uma lesão que lhe causou problemas de saúde.

Segundo o jornal americano, Chad McQueen se feriu gravemente, em fevereiro de 2006, enquanto praticava para o evento Rolex 24 do Daytona International Speedway. Ele ficou em coma por quase um mês, quebrou o pescoço, a perna, o braço, as costelas e sofreu um colapso pulmonar. No ano seguinte, ele falou sobre o acidente: “Eu mudaria alguma coisa? Não, não mudaria. O automobilismo é a droga mais forte do mundo”, definiu.

Chad McQueen era casado com Jeanie e pai de três filhos: Steven McQueen (que tem a mesma profissão do pai), fruto de seu primeiro casamento, com a também atriz Stacey Toten; e Chase e Madison, com a atual companheira.

A confirmação da morte foi feita pelos familiares, através do Instagram: “É com o coração pesado que anunciamos o falecimento de nosso pai Chad McQueen. Sua jornada notável como um pai amoroso para nós, juntamente com seu compromisso inabalável com nossa mãe, exemplificou verdadeiramente uma vida cheia de amor e dedicação”, começou a nota.

E continuou: “Sua paixão por corridas não apenas destacou seu talento excepcional, mas também serviu como uma forma de honrar o legado de seu pai, um testamento aos valores incutidos nele. Ele passou sua paixão, conhecimento e dedicação para nós e continuaremos não apenas seu legado, mas também nossos avós”, garantiu a nota.

O comunicado ainda revelou como estão os familiares nesse momento de luto: “Como família, precisamos navegar neste momento difícil e pedimos gentilmente privacidade enquanto lembramos e celebramos sua vida extraordinária. Com sincera gratidão, Jeanie, Chase e Madison”, encerrou o texto, assinado pelos filhos do artista.

Nos comentários, os fãs lamentaram: “Chad era um espírito selvagem, lindo e gracioso e isso viverá para sempre. Nossos corações estão com todos vocês. 💔🙏”, disse um. “Oh, meu Deus. Acabei de acordar com essa notícia terrível e triste. Eu realmente sinto como se tivesse perdido um membro da minha própria família. Eu simplesmente não sei o que dizer além de que sou muito abençoado por tê-lo conhecido e meus pensamentos estão com toda a família McQueen. Descanse em paz, cara”, declarou outro. “💔🙏🏻 Enviando os maiores abraços para todos vocês agora. RIP 😢”, escreveu uma terceira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?