metropoles.com

Polícia conclui inquérito sobre a morte de Marília Mendonça

Os delegados que estavam à frente da investigação realizaram uma coletiva para dar detalhes sobre o acidente e responsabilizaram os pilotos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida da Marília Mendonça
1 de 1 Foto colorida da Marília Mendonça - Foto: Reprodução

Houve negligência e imprudência dos pilotos que comandavam a aeronave que caiu, matando Marília Mendonça, em 2021. A informação foi confirmada pela Polícia Civil de Minas Gerais, que realizou uma coletiva de imprensa para revelar detalhes sobre o encerramento do inquérito que apurava o acidente.

A entrevista foi comandada pelos delegados Gilmaro Alves Ferreira, Ivan Lopes Sales e Sávio Assis Machado Moraes, além do inspetor Whesley Adriano Lopes Data.

Ivan Lopes Sales, que é delegado regional de Caratinga, falou sobre as provas que levaram a essa conclusão: “Diante de todos esses cenários, os procedimentos operacionais da aeronave não foram responsáveis. O manual de treinamento da aeronave estipula a velocidade a ser feita na perna do vento, e o que ficou evidenciado é que os pilotos ultrapassaram essa velocidade, desrespeitando o manual e saindo da zona de proteção do aeródromo. Qualquer responsabilidade cabia aos pilotos observar. Dessa forma houve negligência e imprudência”, afirmou.

E completou: “O resultado dessa investigação é com absoluto respeito a todos os familiares, de todos os envolvidos. Sabemos que foi um acidente, mas é uma missão da PCMG apurar. A investigação transcorreu, em quase 2 anos, na busca de descartar várias possíveis causas do acidente, até que se chegasse na causa fundamental da queda da aeronave. Precisávamos aguardar o laudo do Cenipa para descartar qualquer problema na aeronave. O IML também descartou qualquer problema com os pilotos, por meio dos exames. Era uma hipótese mais absurda, um atentado contra a aeronave e também foi descartado”, garantiu ele.

11 imagens
Marília Mendonça
Marília Mendonça
Avião que transportava a cantora e outras quatro pessoas caiu
Marília Mendonça e Gabriel Diniz sofreram acidentes aéros. Eles se deslocavam de avião na tentativa de chegar mais rápido aos seus destinos
Marília Mendonça
1 de 11

Em 2014, Marília se lançou como cantora e, mais tarde, em 2016, apresentou o primeiro álbum da carreira que contou com a música Infiel, canção que a tornou nacionalmente conhecida

Reprodução/ Instagram
2 de 11

Marília Mendonça

Reprodução/Instagram
3 de 11

Marília Mendonça

Reprodução/Instagram
4 de 11

Avião que transportava a cantora e outras quatro pessoas caiu

Reprodução/Instagram
5 de 11

Marília Mendonça e Gabriel Diniz sofreram acidentes aéros. Eles se deslocavam de avião na tentativa de chegar mais rápido aos seus destinos

Reprodução
6 de 11

Marília Mendonça

Leo Franco/Agnews
7 de 11

Quem é Juliana Cavalheiro, sósia de Marília Mendonça

Reprodução/Instagram
8 de 11

Marília Mendonça

Reprodução
9 de 11

Marília Mendonça

Reprodução/Instagram
10 de 11

Marília Mendonça

Foto: Reprodução
11 de 11

Marília Mendonça

Sales ainda determinou: “Então, à medida em que as provas foram sendo produzidas, caminhamos para uma negligência dos pilotos”, definiu. O delegado ainda relatou que o avião se chocou com a torre e ela, de fato, não estava sinalizada, mas que isso não era obrigatório.

“Os fatores externos poderiam ter prejudicado, no entanto, não era obrigatória a sinalização. Os manuais de procedimento dessa aeronave não foram analisados pelo piloto, era dever de quem comandava a aeronave ter feito essa análise prévia. Haviam documentos que possibilitariam os pilotos de identificar essas torres, as linhas de transmissão. A aeronave também dispunha de um equipamento que emite sinais sonoros na proximidade de obstáculos, ele pode ser desligado pelos pilotos, à medida que o avião vai se aproximando do solo ele emite avisos. A aeronáutica não conseguiu chegar a essa conclusão em razão da deterioração da aeronave”, informou.

A polícia também confirmou que o piloto nunca tinha pousado naquele aeroporto antes.

Outro responsável pela investigação, o delegado Sávio Assis, relatou que os pilotos não tomaram ciência das cartas de orientação e não tiveram ciência das consequências, visto a experiência do piloto, com mais de 33 anos de carreira: “Sendo certo que todo o arcabouço produzido durante o inquérito policial, nós firmamos a convicção jurídica de que a tripulação por circunstâncias até então não justificáveis atuou com negligência e imprudência”, disse.

E continuou: “Chegamos à conclusão de que houve essa quebra do dever de cuidado objetivo. […] Houve imprudência por parte da tripulação por ter alongado a perna do vento e ter saído da zona de proteção do aeródromo. Já no ato de negligência, foi a falha da análise prospectiva na questão do plano de voo, pois tudo leva a crer que eles não tomaram ciência das cartas que previam as linhas de transmissão, bem com não seguiram os procedimentos padrões operacionais previstos para a aeronave”, declarou.

Sávio ainda determinou: “Todo crime culposo é possível de ser evitado, já que já previsibilidade”, reforçou. Ainda de acordo com os investigadores, não houve crime ambiental.

O acidente

Marília Mendonça morreu em um acidente aéreo em 5 de novembro de 2021, aos 26 anos. A cantora, acompanhada do produtor Henrique Ribeiro e do tio Abicieli Silveira Dias Filho, embarcou em um táxi aéreo em Goiânia com destino a Caratinga, no interior de Minas Gerais, onde tinha um show agendado.

O avião, um bimotor Beech Aircraft fabricado em 1984, caiu na zona rural de Piedade de Caratinga, cidade vizinha ao destino, poucos quilômetros antes do aeroporto onde faria o pouso.

Além da cantora, também morreram Henrique Bahia, Abicieli Silveira Dias Filhos, e o piloto e o copiloto do avião, Geraldo Martins Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?