“Pai” do Globoplay, Erick Bretas entrega o cargo
O jornalista, que trabalhou por 26 anos na Globo, ampliou a visibilidade da emissora no streaming, além de aumentar o número de assinantes
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta segunda-feira (5/2), a Globo anunciou a saída de Erick Bretas, considerado o “pai” do Globoplay. O jornalista será substituído por Manuel Belmar, diretor financeiro desde 2009, responsável pelo processo de redução de custos dos últimos anos, como por exemplo, a contratação de atores por obra ao invés de contrato fixo.
Segundo o Notícias da TV, a decisão partiu de Bretas, que considerou entregues as metas que assumiu com a família Marinho há 5 anos atrás, quando assumiu a plataforma pela segunda vez, aumentando a produção de conteúdo, do número de assinantes e, consequentemente, de receitas.
“Cumpri os objetivos que combinei com a empresa em 2019, quando reassumi o Globoplay, e aos 49 anos de idade tomei a decisão de seguir em frente para um novo ciclo de vida Hoje, o selo “Original Globoplay” é marcador de prestígio para uma série ou um doc”, escreveu numa publicação no Instagram.
E completou: “Só no ano passado foram 36 dessas produções. Muitas reconhecidas pelo sucesso em audiência, valor de produção e/ou impacto cultural. Também trabalhamos pela evolução dos canais de TV por assinatura, dos portais e da Globo Filmes”.
Erick começou trabalhar no canal em 1997, como estagiário do Bom Dia Brasil. Depois, colaborou como produtor e editor de alguns telejornais, entre eles o Jornal Nacional e o Jornal da Globo. Foi diretor regional no Rio de Janeiro e diretor-executivo, que é um dos mais altos cargos da hierarquia no Jornalismo da TV carioca.
O profissional assumiu a Globoplay em 2020, como diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos, que ainda englobava a Globosat, extinta TV por assinatura do grupo O Globo, depois de alcançar o cargo estratégico de diretor de Negócios no Vale do Silício, na Califórnia, fazia análises empresas de tecnologia que ajudariam a empresa de entretenimento brasileira.
Erick Bretas finalizou sua postagem com alguns agradecimentos. “Obrigado à Globo, à família Marinho, aos colegas e equipes da empresa e aos parceiros do mercado por tudo o que fizemos juntos. Continuarei torcendo pelo sucesso de cada um e buscando contribuir para que o conteúdo brasileiro siga voando cada vez mais alto”, concluiu.