O que é embolia gasosa arterial cardíaca, quadro de Saulo Poncio
O cantor foi diagnosticado com a condição após sentir fortes dores no tórax; ele está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva)
atualizado
Compartilhar notícia
Saulo Poncio foi internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), após sentir fortes dores no tórax. Segundo um comunicado, publicado nas redes sociais do cantor, ele foi diagnosticado com embolia gasosa arterial cardíaca.
A embolia gasosa arterial é caracterizada por bolhas de ar que entram na corrente sanguínea e afetam o sistema circulatório do coração. A condição é descrita em manuais médicos como sendo “rara e potencialmente fatal”.
Segundo um artigo publicado na plataforma médica StatPearls, a embolia pode ocorrer por diversas razões. Entre elas: a rápida subida para a superfície após um mergulho, lesões pulmonares que causam ruptura dos alvéolos, e até mesmo a migração de ar da circulação venosa para a arterial por meio de comunicações anormais (malformações cardíacas), como defeitos no septo ventricular ou atrial.
A embolia gasosa arterial pode afetar vários órgãos do corpo, não somente o coração. Os sintomas podem variar de leves a catastróficos, incluindo colapso cardiovascular, acidente vascular cerebral e insuficiência de órgãos.
Saulo Poncio foi à emergência após fortes dores no tórax
Segundo a nota publicada nas redes sociais de Saulo, ele foi ao hospital após sentir fortes dores no tórax.
“Na noite de terça-feira, Saulo deu entrada na emergência após sentir fortes dores no tórax. Após avaliação, os médicos desconfiaram de um possível infarto por conta da similaridade dos sintomas. Realizados todos os exames, Saulo foi diagnosticado com embolia gasosa arterial cardíaca e, no momento, encontra-se na UTI”, dizia o comunicado.
Ainda no texto, foi informado que, devido a situação, os compromissos de Saulo Poncio estão cancelados e qualquer visita está proibida.