Núbia Óliiver processa Facebook após perder conta com fotos de seu pé
A coluna descobriu, com exclusividade, que a modelo entrou na Justiça para reativar o Instagram e pediu uma indenização de R$ 20 mil
atualizado
Compartilhar notícia
Esta colunista descobriu, com exclusividade, que Núbia Óliiver entrou com uma ação contra o Facebook. O motivo é que, segundo ela, sua conta na rede social Instagram, com mais de cinco mil seguidores, foi desativada sem qualquer justificativa. O perfil em questão continha apenas fotos dos pés da modelo. Todo sesse imbróglio se dá pelo fato de grande parte de seus fãs se interessar por esse tipo de conteúdo como uma espécie de fetiche.
Nos autos do processo que a coluna teve acesso, Núbia ressaltou a importância da conta para sua vida profissional, principalmente após a pandemia da Covid-19. Segundo ela, ia tudo bem até que, no dia 13 de maio, ela descobriu que havia perdido o acesso à conta, sem qualquer comunicação prévia por parte da rede social.
Ao perceber a situação, rapidamente fez uso do questionamento administrativo que estava disponível para casos desse tipo e perguntou o motivo da desativação, já que a página só tinha fotos de pés. O Instagram, no entanto, não se posicionou.
Ainda segundo os documentos, até hoje a modelo não consegue entender qual regra teria violado que pudesse justificar a perda de acesso à conta. A única “informação” apresentada foi a de que a desativação se deu em virtude de uma violação dos termos da plataforma. Contudo, Núbia Óliiver não sabe quais termos exatamente teria violado e de que forma.
No processo, a modelo chega a elencar outros perfis ativos na rede social que carregam o mesmo tipo de conteúdo que o dela e seguem operando normalmente. Diante disso, ela pediu uma tutela de urgência, para que a empresa Facebook adote as medidas necessárias para retomada do acesso ao perfil na rede Instagram.
Núbia Óliiver afirmou não ter interesse na realização de audiência de conciliação e pediu uma indenização, a título de danos morais, no montante de R$ 20 mil.