metropoles.com

“Morre uma mulher trans”, desabafa ex-Globo ao anunciar aposentadoria

Nesta quarta-feira (29/1), Maria Clara Spinelli usou as redes sociais para contar que está deixando de seguir a carreira artística

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Globo
Maria Clara Spinelli
1 de 1 Maria Clara Spinelli - Foto: Reprodução/TV Globo

Nesta quarta-feira (29/1), Maria Clara Spinelli usou as redes sociais para contar que está deixando de seguir a carreira artística. A ex-Globo anunciou a aposentadoria num longo desabafo publicado no Instagram. “Morre uma mulher trans”, disse.

“Há coisas que precisamos fazer e que são maiores do que nós mesmas. É uma fúria. Uma fúria santa. E é essa fúria o que me sustenta. Ser desprezada é pior do que ser odiada. Continuarei a escrever… até o fim”, pontuou.

Maria Clara seguiu: “Terapia também é um processo de luto. Da pessoa que você acha que é, para a pessoa que você pode se tornar, talvez. Com sorte. Em um processo de muita dedicação e esforço.”

Dia da Visibilidade Trans

No dia em que se comemora a Visibilidade Trans, Spinelli lembrou as dificuldades que enfrentou nas artes cênicas. “Hoje, aposenta-se uma atriz trans. Hoje, morre uma mulher trans. Aquelas, das quais eu nunca fui. Fiquei pensando: ‘Por que me chamariam para interpretar outro personagem, que não viesse com a experiência transgênero?’”, refletiu.

Aposentadoria

A famosa finalizou o texto destacando que outras artistas costumam ser escaladas para personagens que, supostamente, não lhe cabem.

“Enfim, há muitas outras atrizes – ‘de verdade’. Há muitas outras mulheres – ‘de verdade’. Que podem desempenhar esses papéis. Eu, não. Então, a carreira de Maria Clara Spinelli, encerra-se aqui”, concluiu.

3 imagens
Elas por Elas: Renée recebe proposta que pode mudar sua vida
Maria Clara Spinelli

Carreira

Maria Clara Spinelli ganhou destaque depois de viver Renée, no remake da trama, exibido pela Vênus Platinada. Na primeira versão da novela, a personagem se chamava Carmen e foi interpretada por Maria Helena Dias.

“Desta vez, a Renée nasceu transgênero, isso já torna ela bem diferente da versão anterior. Na década de 1980, a personagem não trabalhava para fora e era apenas dona de casa”, lembrou.

Clara chegou a ser premiada pelo filme Quanto Dura o Amor?, de 2009; e integrou o elenco de A Força do Querer, transmitida em 2017.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?