Morre Susan Wojcicki, ex-CEO do YouTube, 6 meses após perder o filho
A notícia do falecimento foi confirmada pelo marido da especialista, que lutava contra um câncer no pulmão há dois anos
atualizado
Compartilhar notícia
O mundo da tecnologia foi surpreendido, neste fim de semana, com a notícia da morte de Susan Wojcicki, ex-CEO do YouTube, de 56 anos, que deixou o cargo no ano passado. O falecimento da especialista, apenas seis meses após perder o filho, de 19, foi confirmado pelo marido, Dennis Troper, através de uma publicação no Facebook, no sábado (10/8).
“É com profunda tristeza que compartilho a notícia do falecimento de Susan Wojcicki A minha amada esposa de 26 anos e mãe dos nossos cinco filhos deixou-nos hoje depois de 2 anos vivendo com um câncer de pulmão”, contou ele.
E continuou: “Susan não era apenas a minha melhor amiga e parceira na vida, mas uma mente brilhante, uma mãe amorosa e uma amiga querida para muitos. O impacto dela na nossa família e no mundo foi imensurável. Estamos de coração partido, mas gratos pelo tempo que tivemos com ela. Por favor, mantenham a nossa família nos vossos pensamentos enquanto navegamos neste momento difícil”, encerrou.
Nos comentários, amigos e seguidores enviaram mensagem de apoio ao viúvo: “Sinto muito, Dennis. Que ela descanse em paz. E se lembre sempre dos lindos momentos que vocês passaram juntos! Um abraço”, escreveu uma. “Sinto muito, Dennis Troper, um grande abraço, minhas mais profundas condolências 🙏”, declarou outro. “Sinto muito por sua perda, Dennis Troper. Nossas sinceras condolências a toda sua linda família. Que sua memória seja sempre uma benção”, disse um terceiro. “Estou com o coração partido. Susan era uma estrela brilhante para todos que a conheciam 💔✨ Enviando todo o meu amor para toda a família Wojcicki/Troper. ❤️”, afirmou mais uma.
CEO do Google, Sundar Pichai também postou sobre a perda: “Incrivelmente triste pela perda da minha querida amiga Susan Wojcicki depois de dois anos vivendo com câncer. Ela é tão essencial para a história do Google quanto qualquer um, e é difícil imaginar o mundo sem ela”, comentou, antes de completar:
“Ela era uma pessoa incrível, líder e amiga que teve um impacto tremendo no mundo e eu sou um dos inúmeros Googlers que é melhor por conhecê-la. Sentiremos muito a falta dela. Nossos pensamentos com sua família. RIP Susan”, concluiu.
Susan Wojcicki e Dennis Troper tiveram 5 filhos ao longo dos 26 anos que ficaram casados.
A perda do filho
Mesmo lutando contra o câncer de pulmão, Susan Wojcicki passou por um processo de luto há 6 meses, quando o filho, Marco Troper, de 19 anos, faleceu prematuramente. Ele foi encontrado inconsciente em seu quarto na Universidade da Califórnia, no dia 13 de fevereiro, onde estudava letras e ciências.
Segundo a evista People, Marco Troper morreu em decorrência de uma “combinação de toxicidade aguda de drogas” e acabou sofrendo uma overdose acidental de altas concentrações de remédios e substâncias ilícitas.
“Os níveis de alprazolam e cocaína encontrados no sangue dele são altos o suficiente para causar morte”, disse um informante da publicação na ocasião. A polícia foi chamada às 16h23, mas a morte dele foi declarada ainda no local.
Saída do YouTube
A ex-CEO do YouTube, Susan Wojcicki, de 56 anos, deixou o comando da empresa no ano passado. O anúncio foi feito no dia 16 de fevereiro. Ela estava na presidência executiva da companhia controlada pelo Google havia 9 anos.
Além da trajetória no YouTube, Susan atuava no Google praticamente desde a fundação do hoje gigante de tecnologia, no fim dos anos 1990. Seus pais eram donos da garagem na qual a empresa deu seus primeiros passos – ela foi a 16ª funcionária.
“Após quase 25 anos (no Google), decidi deixar o papel de chefe do YouTube e começar um novo capítulo, focado em projetos pessoais, de saúde e que envolvem a minha família. Projetos pelos quais sou apaixonada”, escreveu a ex-CEO em carta aos funcionários.
Fundadores do Google e amigos de Susan, já afastados do dia a dia da empresa, os cientistas da computação e empresários Larry Page e Sergey Brin divulgaram um comunicado agradecendo à executiva pela dedicação de mais de duas décadas.
“Susan ocupa um lugar único na história do Google e fez a contribuição mais incrível para produtos usados por pessoas em todos os lugares. Somos muito gratos por tudo o que ela fez nos últimos 25 anos”, escreveram.
Antes de se tornar CEO do YouTube, Susan foi vice-presidente sênior de publicidade e comércio do Google e liderou projetos como AdWords, DoubleClick e Google Analytics.
Ela foi responsável por duas das maiores aquisições da história do Google: o YouTube, por US$ 1,65 bilhão, em 2006, e a DoubleClick, por US$ 3,1 bilhões, em 2007.
Susan foi substituída por Neal Mohan, há 15 anos no Google. Na época do desligamento, ele era diretor de produtos do YouTube.