Morre Richard Lugner, bilionário que fez fortuna com festas de luxo
O austríaco tinha 91 anos e ficou famoso por pagar grandes quantias para famosas, como Kim Kardashian, irem com ele a festas e eventos
atualizado
Compartilhar notícia
O mundo das festas de luxo amanheceu de luto com a notícia da morte de Richard Lugner, bilionário austríaco, de 91 anos, que ficou famoso por pagar grandes quantias para famosas irem com ele aos eventos. Entre as celebridades que já circularam com ele estão Paris Hilton, Jane Fonda, Pamela Anderson, Grace Jones, Kim Kardashian e Gerri Halliwell.
De acordo com o jornal The Sun, ele sofreu uma parada cardíaca em sua vila, localizada em Doebling, nos arredores de Viena, na segunda-feira (12/8). O serviço de emergência foi acionado, mas os socorristas não conseguiram salvá-lo.
Richard Lugner começou sua vida profissional na construção civil, mas foi com festas de luxo que ele fez fortuna. Atualmente, ele tem um patrimônio bilionário e um império empresarial, que inclui shopping Lugner City, inaugurado em 1990.
E foi nos eventos da alta sociedade que o empresário ganhou fama. Figura frequente no Baile Anual da Ópera de Viena, ele tinha a tradição de recompensar mulheres famosas pela companhia na festa. Em 2014, ele desembolsou cerca de 500 mil dólares [mais de R$ 2,7 milhões na cotação atual] para que Kim Kardashian fosse sua acompanhante.
No dia 3 de junho, Lugner se casou com Simone Reilaender, 49 anos mais jovem. A viúva agora vai assumir o comando das empresas dele. Em entrevistas recentes, o empresário já demonstrava que a esposa ficaria à frente de tudo, afirmando que ela era a “única chefe”.
Ainda segundo a imprensa local, o bilionário vinha lutando contra dores nas costas e exaustão. Mesmo assim, em várias ocasiões, ele chegou a justificar dizendo que sua condição se devia a esforços físicos, como treinos de bicicleta.
No mês passado, Richard Lugner foi internado no Hospital Geral de Viena devido a uma válvula cardíaca rompida. A partir desse episódio, a saúde dele ficou ainda mais fragilizada.
Seguidores de Simone Reilaender enviaram muitas mensagens de apoio no Instagram: “Minhas sinceras condolências. Espero que vocês tenham se divertido juntos”, disse um. “Meus sinceros sentimentos 🖤”, desejou outro. “🖤🖤🖤 Estou muito triste, nem quero acreditar que Richie morreu mesmo. Ele sempre me fez rir, era autêntico e igual. Eu o conhecia da TV. Conheci-o pessoalmente duas vezes. Meus sentimentos 💐”, declarou uma terceira. “Profunda solidariedade pela triste perda 😢 — mas que bom que o Sr. Lugner conseguiu partir feliz ❤️!!! Sentiremos falta dele 🕺 Descanse em paz 🙏🕯️”, escreveu mais uma.
Em seus 91 anos, o empresário se mantinha ativo nos negócios. Ele foi casado seis vezes: com Christine Gmeiner (1961-1978), Cornelia Laufersweiler (1979-1983), Susanne Dietrich (1984-1989), Christina Lugner (1990-2007), a modelo e atriz da Playboy Cathy Schmitz (2014-2016); e Simone.
O bilionário deixou quatro filhos: Jacqueline, Nadine, Alexander e Andreas. O terceiro casamento do empresário terminou quando sua esposa faleceu aos 34 anos devido a complicações de uma cirurgia plástica.
E não foi apenas no meio empresarial que ele se destacava. Richard Lugner também chegou a se candidatar à presidência da Áustria, em 2016, quando tinha 84 anos. Apesar de suas tentativas, nunca obteve sucesso significativo, conquistando apenas 2,26% dos votos.
E foi o próprio bilionário que organizou os detalhes de seu funeral. O The Sun informou que ele havia encomendado a própria lápide, pois desejava ter tudo adiantado para que seus herdeiros soubessem o que fazer.