metropoles.com

Morre, aos 74 anos, a coreógrafa Carlota Portella

A bailarina faleceu na madrugada deste sábado (31/8) e tinha uma escola de dança no Rio de Janeiro, onde acontecerá o velório

atualizado

Compartilhar notícia

Instagram/Reprodução
Morre, aos 74 anos, a coreógrafa Carlota Portella - Metrópoles
1 de 1 Morre, aos 74 anos, a coreógrafa Carlota Portella - Metrópoles - Foto: Instagram/Reprodução

Morreu, aos 74 anos, a coreógrafa Carlota Portella. As primeiras informações que chegaram à Coluna Fábia Oliveira é que a bailarina faleceu na madrugada deste sábado (31/8). A causa do óbito ainda não foi confirmada.

Ainda sem data e horário confirmado, o velório vai ser realizado na escola de dança The Jazz, no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro, da qual a coreógrafa era sócia. O sepultamento será no domingo (1º/9), mas outros detalhes ainda não foram revelados.

No perfil do Instagram da unidade de ensino, os administradores agradeceram e confirmaram a notícia: “Gratidão pelos 40 anos de parceria”, escreveram.

Nos comentários da postagem sobre a morte de Carlota Portella, os fãs enviaram mensagens de despedida e apoio: “Para sempre!!!! Como nos alegrou com a arte da dança e feliz de minhas filhas que puderam apreender e apreciar a dança, seu maior e lindo legado! Sentimentos aos familiares, Thereza, Fabricia, Luluca, Robertinha, Beta, Andréa, Cica, Andréa, e todos os queridos professores!”, afirmou uma. “Que triste noticia. Siga em paz, Carlota 🙏 Que seu caminho seja iluminado pela riqueza de seu legado na arte da dança!!! Obrigada por tanto aprendizado, saudades 💕”, escreveu outra. “Perda irreparável….”, lamentou uma terceira. “Grande referência! Que Deus conforte os corações dos familiares, amigos e alunos!! ✨🙏🏼”, desejou mais uma.

2 imagens
Morre, aos 74 anos, a coreógrafa Carlota Portella
1 de 2

Carlota Portella faleceu na madrugada deste sábado (31/8)

Instagram/Reprodução
2 de 2

Morre, aos 74 anos, a coreógrafa Carlota Portella

Instagram/Reprodução

Carlota Portella começou a estudar balé clássico aos 6 anos de idade. Mais tarde, se apaixonou pelo jazz e chegou a ficar em Paris, na França, por um ano, onde estudou na Academie Internacionale de Dance.

Ao retornar ao Brasil, concluiu sua formação em dança (ballet clássico e jazz) no Ballet Dalal Achar, localizado na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro.

Após terminar os estudos, a coreógrafa se tornou professora de dança e, em 1976, ganhou uma bolsa de estudos da Unesco para fazer o curso de Animação e Administração cultural de Ballet, na Ópera de Paris.

Em 1981, Carlota Portella fundou a companhia profissional Vacilou Dançou. Depois, abriu sua escola Jazz Carlota Portella, considerada uma referência na Cidade Maravilhosa. Em 1998, a coreógrafa fez sua primeira turnê internacional, com 15 espetáculos em diversas cidades da Alemanha.

Em sua carreira, a bailarina contabilizou diversas premiações: em 1986, ganhou o Prêmio Momento Jovem pelo trabalho na Vacilou Dançou. No ano seguinte, recebeu moção da Câmara Municipal do Rio de Janeiro por “relevantes serviços prestados à arte da dança”. Também foi indicada nas categorias Melhor Companhia e Melhor Espetáculo – Retrospectiva & Perspectiva, em 1995, pelo Troféu Mambembe, do Ministério da Cultura e Funarte; e para o Prêmio RioDança 99 nas categorias Melhor bailarino.

Com sua experiência, ela foi convidada para integrar o juri dos mais importantes festivais de dança nacionais. Na televisão, ela fez parte do elenco de jurados técnicos do Dança dos Famosos, do Domingão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?