Monique Alfradique sobre contas hackeadas: “Extremamente preocupada”
A coluna falou com a atriz, com exclusividade, nesta quarta-feira (22/5), após criminosos invadirem o Instagram dela e aplicarem golpes
atualizado
Compartilhar notícia
Monique Alfradique se tornou, na noite de terça-feira (21/5), mais uma vítima de crime cibernético do Brasil. Após passar o susto e tomar as devidas providências para tentar recuperar seus acessos, a atriz falou com a coluna, com exclusividade, e detalhou como tudo aconteceu.
“Estava em uma chamada quando a ligação caiu e fiquei sem sinal, abri o WhatsApp e tinha sido desconectado. Em seguida, abri o Instagram e me deparei com a mesma mensagem. Fiquei totalmente incomunicável”, recordou ela.
A atriz, então, relatou como conseguiu contato com amigos e familiares para avisar sobre o ataque: “Por sorte, lembrei da conta do perfil do Beach Life, programa que estou gravando, e consegui falar com minha amiga sobre isso que estava acontecendo. Então, concluímos que eu havia sido hackeada, porque não tive mais acesso a minha conta e começaram a divulgar conteúdos duvidosos, que eu jamais divulgaria”, afirmou ela.
No fim, Monique Alfradique revelou sua reação ao descobrir que tinha sido atacada por hackers: “Fiquei extremamente preocupada. Entrei em contato com a operadora e agora estou tomando as medidas cabíveis para que os criminosos sejam responsabilizados e eu consiga o acesso a minha conta o mais rápido possível”, encerrou.
Após a repercussão do caso, parece que os bandidos desistiram da tentativa de golpe com o perfil da artista. Apesar de ela ainda não ter conseguido acesso ao perfil, os stories, a última postagem e a chamada para a conta reserva, criada pelos criminosos, foram todos apagados.
Entenda o caso
Não há segurança virtual que aguente. Monique Alfradique foi mais uma vítima famosa de hackers, na noite de terça-feira (21/5). A atriz teve seu perfil no Instagram invadido e os criminosos, além de aplicarem golpes nos seguidores, ainda criaram um “perfil reserva” em nome dela.
Nos stories, os invasores prometem aplicações com 100% de retorno garantido, em apenas 5 minutos. Os hackers fizeram montagens das “propagandas” usando fotos publicadas pela artista no feed da rede social.
“Gente, para quem estava me perguntando sobre o trabalho da renda extra, ainda está disponível! Não é sorteio e nem pirâmide, você faz e ganha na hora, cai em atpe 2 a 5 minutos. Eu me responsabilizo por qualquer envio. Lembrando que é garantido o valor enviado!! Me chamem no direct”, convocou a pessoa, que está se passando pela atriz.
No feed do Instagram, os criminoso ainda emitiram uma “nota de esclarecimento” a respeito do golpe: “Queremos informa que, apesar da polêmica que surgiu em relação aos nossos stories, reafirmamos nossa posição e desejamos comunicar que não temos planos de remover o conteúdo postado”, afirmou o comunicado.
Para evitar que o post receba comentários denunciando a invasão, os hackers ainda bloquearam os comentários de todas as postagens da atriz, inclusive as mais antigas. Eita!
Davi Brito e a irmã também foram vítimas
O mês começou tenso e Elisângela e Raquel Brito, mãe e irmã de Davi, respectivamente, foram parar na delegacia. Acontece que as duas duas tiveram suas contas no Instagram hackeadas e foram até a distrital, que fica no bairro da Boca do Rio, em Salvador, Bahia, no último dia 2, para registrar a denúncia. Os criminosos cibernéticos também invadiram o perfil do campeão do BBB24.
O invasor começou, o fim de abril, a postar stories no perfil do brother para divulgar falsos investimentos. Na ocasião, a equipe de Davi utilizou a rede social X, antigo Twitter, para alertar os fãs sobre os golpes: “Pedimos que por favor não caiam em nada mensagens nem story nos perfis de Davi Brito e de Raquel Brito”.
O golpe aplicado pelo hacker já é conhecido, mas ainda tem muita gente que acredita e cai. Neste caso, o criminoso virtual invade algum perfil de notoriedade e divulga investimentos fraudulentos com altos retornos. No entanto, a prática serve para roubar dinheiro das vítimas.
Na maioria dos casos, os golpistas entram em contato com as pessoas por meio de mensagem direta, com apresentação de ofertas irreais. É necessário desconfiar de promessas de lucros garantidos ou retornos muito altos em um prazo curto. Os investimentos reais contam com algum grau de risco.
Além disso, é importante denunciar a prática na própria plataforma do Instagram. Dessa forma, a empresa poderá verificar a atividade ilícita e tomar medidas cabíveis.
Raquel Brito, que também assessora o irmão, revelou à polícia que os bandidos foram além da divulgação de fraude: de acordo com o portal BNews, ainda tentaram extorqui-la e pediram a quantia de R$ 20 mil para que devolvessem o acesso à conta.
A influenciadora relatou, ainda, que ela e a mãe também tiveram os acessos ao e-mail e Facebook invadidos. Raquel também contou o primeiro nome de um dos integrantes do grupo, Mateus. A identificação chegou até ela quando recebeu uma mensagem no celular sobre a portabilidade da linha telefônica.