Ministério Público do Rio denuncia MC Guimê e Cara de Sapato
Defesas dos ex-participantes do BBB23, expulsos do programa por importunação sexual em março, discordam da decisão da Justiça
atualizado
Compartilhar notícia
MC Guimê e Cara de Sapato foram denunciados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), nesta quinta-feira (27/4), por importunação sexual contra a mexicana Dania Mendez dentro do BBB23. O cantor e o lutador foram expulsos do programa, em março, após mais uma festa do líder.
Mesmo com a decisão da Justiça e a conclusão do inquérito pelo Polícia Civil, que indiciou a dupla pelo crime, os advogados de defesa dos dois afirmaram que não concordam: “O inquérito policial não possui qualquer elemento que permita o indiciamento do Guimê pela notória falta de suporte probatório mínimo e, sobretudo, pela atipicidade da conduta oriunda da ausência do elemento do tipo penal exigido”, afirmou José Estevem Macedo Lima, advogado de MC Guimê.
Já Ricardo Sidi, que defende Cara de Sapato, declarou ao portal G1: “A defesa discorda frontalmente do entendimento da delegada, porque, embora o crime de importunação sexual independa de iniciativa da vítima, o Estado e a lei penal não podem desprezar a manifestação clara, lúcida e espontânea da vítima no sentido de que, no seu juízo íntimo, não houve importunação, constrangimento ou desrespeito”.
A investigação foi realizada pela Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, que encaminhou o indiciamento para o Ministério Público. A denúncia foi feita à Justiça do Rio pela 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Violência Doméstica da região.
A expulsão
MC Guimê e Cara de Sapato foram expulsos do BBB23 no dia 16 de março. Tadeu Schmidt, apresentador do reality show, anunciou a eliminação dos participantes durante o programa ao vivo. O lutador foi acusado de assediar Dania Mendez e o cantor de assediar a mexicana e Bruna Griphao.
O caso começou a repercutir na madrugada, durante a festa do Líder. MC Guimê começou a ser criticado nas redes sociais por dar um tapa na bunda de Bruna, tocar os seios de Dania e tentar apalpar a bunda da mexicana. Os vídeos viralizaram nas redes sociais.
Cara de Sapato, por sua vez, deu um beijo forçado em Dania e depois chegou a imobilizar a participante na cama, mesmo com as negativas dela. Na web, as pessoas se revoltaram com a atitude do lutador.
Pela manhã, após a festa, Fred chegou a comentar que MC Guimê passou dos limites por ter bebido muito. Cara de Sapato também comentou que foi a primeira vez que passou dos limites com bebidas alcoólicas no reality show. O caso repercutiu pouco dentro do confinamento, mas do lado de fora as menções citando assédio, expulsão e o nome dos envolvidos esteve em alta.
De tarde, Dania Mendez foi chamada no confessionário e passou por uma espécie de interrogatório sobre a festa do Líder. A participante disse que estava bem e não se sentiu desconfortável no reality show brasileiro, mesmo com as insistentes (e corretas) perguntas feitas para ela.
Mesmo com a repercussão do caso, a Globo demorou a falar sobre a expulsão de MC Guimê ou Cara de Sapato. Entretanto, quando o BBB23 começou ao vivo, Tadeu Schmidt disse que medidas sérias seriam tomadas.
Todos os acontecimentos da noite passada foram exibidos pela emissora, incluindo o depoimento de Dania Mendez. Logo após, o apresentador global retomou o contato com os confinados e informou sobre a expulsão de Guimê e Sapato.
“Sapato e Guimê passaram do ponto. É preciso tomar cuidado com os limites, aqui e fora daqui. Assim, por contrariarem as regras do programa, Guimê e Sapato estão eliminados do BBB23”, disse.