Médico explica o que deve ser feito em acidentes como o de Kayky Brito
O ator, de 34 anos, foi atropelado no último sábado (2/9) e sofreu politrauma e traumatismo craniano; ele está internado em estado grave
atualizado
Compartilhar notícia
O ator Kayky Brito sofreu politrauma e traumatismo craniano após ser atropelado por um carro, na madrugada do último sábado (2/9), na Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. O cirurgião geral Rodrigo Galhego explicou o que acontece quando alguém tem esse tipo de acidente.
“Não se pode perder tempo, o atendimento tem que ser realizado o mais rápido possível para que o paciente não morra. Existe um protocolo que chamamos de abcde para esse tipo de acidente”, explicou Rodrigo.
Segundo o médico, no primeiro atendimento, a ambulância deve levar a vítima para o hospital público, independentemente da classe social ou se ela tem ou não um plano de saúde. Foi o que aconteceu com Kayky Brito. O ator foi levado pelos Bombeiros para o Hospital Municipal Miguel Couto e, após exames, foi transferido para o particular Copa D’or.
“No hospital, os médicos seguem os passos: abertura da via aérea, aspiração de secreções, estabilização cervical e colocação do colar. Inicia-se a reanimação se necessário, e se inspeciona o tórax. Se verifica o pulso e se busca sangramento. Se avalia a consciência do paciente de acordo com a escala de Glasgow. Se tira toda a roupa do paciente para buscar lesões e prevenir hipotermia”, explicou.
Após os procedimentos, é possível evitar a morte do paciente. “Dessa forma conseguimos checar o que pode levar mais rápido à morte e evitar que o paciente morra”, contou Rodrigo Galhego, que é cirurgião na Casa de Saúde São José, chefe da cirurgia do Hospital Daniel Lipp e coordenador do Centro Médico Fênix.
O atropelamento de Kayky Brito
Kayky Brito foi atropelado, na madrugada deste sábado (2/9), na Avenida Lúcio Costa, altura do número 4.700, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Segundo as primeiras informações, ele estava atravessando a rua no momento do acidente.
O artista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Miguel Couto, na zona sul, em estado grave. Kayky sofreu politraumas no corpo e traumatismo craniano.
O motorista que conduzia o veículo foi encaminhado à 16ª DP, na Barra da Tijuca, e ao Instituto Médico Legal do Centro do Rio. Ele fez o exame de alcoolemia, mas não foi constatada a ingestão de bebida alcoólica.
O Hospital Copa D’Or emitiu um novo boletim médico de Kayky Brito, na tarde deste domingo (3/9). O ator foi transferido para a unidade particular, na zona sul do Rio, no sábado (2/9). Segundo a nota, assinada pelos médicos Edno Wallace e Marcelo London, o ator permanece sedado e em ventilação mecânica.
“O Hospital Copa D’Or Informa que o paciente Kayky Fernandes Brito permanece sedado, em ventilação mecânica e sob cuidados da equipe assistente na UTI”, diz o comunicado.