metropoles.com

Médico explica o que deve ser feito em acidentes como o de Kayky Brito

O ator, de 34 anos, foi atropelado no último sábado (2/9) e sofreu politrauma e traumatismo craniano; ele está internado em estado grave

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
imagem colorida mostra o ator kayky brito - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra o ator kayky brito - Metrópoles - Foto: Reprodução

O ator Kayky Brito sofreu politrauma e traumatismo craniano após ser atropelado por um carro, na madrugada do último sábado (2/9), na Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. O cirurgião geral Rodrigo Galhego explicou o que acontece quando alguém tem esse tipo de acidente.

“Não se pode perder tempo, o atendimento tem que ser realizado o mais rápido possível para que o paciente não morra. Existe um protocolo que chamamos de abcde para esse tipo de acidente”, explicou Rodrigo.

Segundo o médico, no primeiro atendimento, a ambulância deve levar a vítima para o hospital público, independentemente da classe social ou se ela tem ou não um plano de saúde. Foi o que aconteceu com Kayky Brito. O ator foi levado pelos Bombeiros para o Hospital Municipal Miguel Couto e, após exames, foi transferido para o particular Copa D’or.

8 imagens
Mãe de Kayky Brito fala pela primeira vez após acidente do ator
Médico tenta transferência de Kayky Brito para hospital particular
Kayky Brito sofreu traumatismo craniano após atropelamento
Kayky Brito
Kayky Brito
1 de 8

Kayky Brito

Reprodução/Instagram
2 de 8

Mãe de Kayky Brito fala pela primeira vez após acidente do ator

Reprodução/Instagram
3 de 8

Médico tenta transferência de Kayky Brito para hospital particular

Reprodução
4 de 8

Kayky Brito sofreu traumatismo craniano após atropelamento

Reprodução/Instagram
5 de 8

Kayky Brito

Reprodução
6 de 8

Kayky Brito

Reprodução
7 de 8

Kayky é ator

Reprodução/TV Globo
8 de 8

Instagram / Reprodução

“No hospital, os médicos seguem os passos: abertura da via aérea, aspiração de secreções, estabilização cervical e colocação do colar. Inicia-se a reanimação se necessário, e se inspeciona o tórax. Se verifica o pulso e se busca sangramento. Se avalia a consciência do paciente de acordo com a escala de Glasgow. Se tira toda a roupa do paciente para buscar lesões e prevenir hipotermia”, explicou.

Após os procedimentos, é possível evitar a morte do paciente. “Dessa forma conseguimos checar o que pode levar mais rápido à morte e evitar que o paciente morra”, contou Rodrigo Galhego, que é cirurgião na Casa de Saúde São José, chefe da cirurgia do Hospital Daniel Lipp e coordenador do Centro Médico Fênix.

O atropelamento de Kayky Brito

Kayky Brito foi atropelado, na madrugada deste sábado (2/9), na Avenida Lúcio Costa, altura do número 4.700, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Segundo as primeiras informações, ele estava atravessando a rua no momento do acidente.

O artista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Miguel Couto, na zona sul, em estado grave. Kayky sofreu politraumas no corpo e traumatismo craniano.

O motorista que conduzia o veículo foi encaminhado à 16ª DP, na Barra da Tijuca, e ao Instituto Médico Legal do Centro do Rio. Ele fez o exame de alcoolemia, mas não foi constatada a ingestão de bebida alcoólica.

O Hospital Copa D’Or emitiu um novo boletim médico de Kayky Brito, na tarde deste domingo (3/9). O ator foi transferido para a unidade particular, na zona sul do Rio, no sábado (2/9). Segundo a nota, assinada pelos médicos Edno Wallace e Marcelo London, o ator permanece sedado e em ventilação mecânica.

“O Hospital Copa D’Or Informa que o paciente Kayky Fernandes Brito permanece sedado, em ventilação mecânica e sob cuidados da equipe assistente na UTI”, diz o comunicado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?