metropoles.com

Maya Massafera desabafa sobre remédios pós-transição e preconceito

A produtora de moda e youtuber usou o Instagram, nesta quinta-feira (20/6), para contar detalhes de sua feminilização e rebater haters

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Instagram/Reprodução
Maya Massafera posa de look rosa e cabelos soltos - Metrópoles
1 de 1 Maya Massafera posa de look rosa e cabelos soltos - Metrópoles - Foto: Instagram/Reprodução

Mesmo sem falar, Maya Massafera resolveu soltar o verbo contra a discriminação das mulheres trans e ainda aproveitou para revelar detalhes do seu acompanhamento médico pós-transição. A produtora de moda e youtuber usou o Instagram, nesta quinta-feira (20/6), para falar de sua feminilização e rebater haters.

“Hoje acordei tão grata e feliz com a vida ♥️ Obrigada, meu Deus, por tudo e por tanto!!! Em toda minha transição, eu nunca imaginei que o mais difícil seriam os hormônios. Um médico me explicou que é a sensação de uma mulher gravida + TPM + menopausa. Tudo misturado x 1.000”, comparou ela.

E continuou contando: “Tomo bloqueadores, injeções, comprimidos. Falamos muito e temos estudos sobre tantas coisas da medicina, mas sobre transição não é tao simples. Fui em médicos, tidos como ‘os melhores’ que não tinha conhecimento nenhum. Muitas vezes, praticavam falas absurdas e transfóbicas, e eu com muita paciência ainda ensinava a pessoa”, afirmou.

Em seguida, Maya Massafera falou sobre o orgulho que sente em ser trans: “Muitos falam que tenho que fazer ‘tal coisa’ senão vou ficar parecendo travesti. Meu amor, eu sou travesti, eu sou trans. Tá tudo bem eu parecer o que eu sou!!! Temos indígenas, negras, loiras, temos diversos tipos de mulheres e eu sou uma delas. Sou trans. Tudo bem eu parecer trans. Isso não me faz menos e nem mais mulher”, disparou.

11 imagens
Maya Massafera toma injeção para dar continuidade ao tratamento pós-cirúrgico
Maya Massafera mostra os bastidores de sua feminilização
Maya Massafera recebe oxigênio ainda no hospital
Maya Massafera é clicada entrando em uma farmácia
Maya Massafera faz pose, deitada, ao lado de seu cachorrinho
1 de 11

Maya Massafera faz selfie ao lado de seu gatinho

Instagram/Reprodução
2 de 11

Maya Massafera toma injeção para dar continuidade ao tratamento pós-cirúrgico

Instagram/Reprodução
3 de 11

Maya Massafera mostra os bastidores de sua feminilização

Instagram/Reprodução
4 de 11

Maya Massafera recebe oxigênio ainda no hospital

Instagram/Reprodução
5 de 11

Maya Massafera é clicada entrando em uma farmácia

Instagram/Reprodução
6 de 11

Maya Massafera faz pose, deitada, ao lado de seu cachorrinho

Instagram/Reprodução
7 de 11

Maya Massafera faz pose, deitada, ao lado de seu cachorrinho

Instagram/Reprodução
8 de 11

Maya Massafera mostra o momento em que recebe mais uma injeção

Instagram/Reprodução
9 de 11

Maya Massafera faz carão ao receber mais uma injeção, que faz parte de seu tratamento

Instagram/Reprodução
10 de 11

Maya Massafera desabafa sobre remédios pós-transição e preconceito

Instagram/Reprodução
11 de 11

Maya Massafera faz sinal de vitória ainda no hospital

Instagram/Reprodução

Logo depois, a influenciadora aproveitou para rebater algumas falas preconceituosas: “[Falam] ‘você não tem útero’. Oxi, quantas mulheres nascem sem útero?! Nem todas mulheres têm 10 dedos. Nem todas mulheres tem mão, nenhuma mulher é igual a outra!!! Somos todas únicas. Minha alma é de mulher!!! E Deus me fez assim para eu ensinar amor e respeito para muitas pessoas”, garantiu, antes de completar:

“Deus não é a favor do ódio, do câncer, da fome, da ruindade. [Falam] ‘mas Deus fez o homem e a mulher’. Meu amor, quem usa desse discurso anos atrás diria que negros e indígenas não tinham alma. Antigamente, a discriminação e exclusão de negros e indígenas foi usada para justificar a escravidão”, declarou.

A youtuber também detonou o comportamento de algumas pessoas: “Ao questionar a identidade de uma mulher, jogamos ela na discriminação, na violência, na marginalização. Nossa luta diária de mulheres trans é uma extensão das lutas históricas contra racismo e colonização, entre muitas outras. Muitos se incomodam de eu não estar militando 24h por dia e estar postando looks caros”, pontuou.

E questionou: “O que te incomoda? Eu ser uma mulher trans com esses looks caros e não estar no lugar de marginalização que você quer me colocar? Te incomoda uma mulher trans ter esses privilégios? Temos que cobrar dos nossos políticos!!! A dignidade e os direitos humanos não devem ser limitados por preconceitos. Ser mulher não é fácil, ser mulher trans é mais difícil ainda. Mas como é prazeroso…. 🤍”, encerrou.

Nos comentários, limitados por Maya Massafera, alguns seguidores se manifestaram sobre o desabafo: “Um texto de caráter humanitário! Que grandeza de alma! Tudo vale a pena… ❤️”, escreveu uma. “Mana, não adianta querer explicar nada para pessoas que nunca estarão dispostas a entender. O mundo evoluiu, nós existimos e estamos cada vez à luz (porque sempre nos relegaram às sombras). Viva, exista, seja, colabore com a comunidade… Se gastar todo seu tempo explicando, vai deixar de viver, e isso é muito injusto. Be happy, honey”, aconselhou outra. “Tem que ter muita coragem para tamanha mudança, nada fácil ser mulher. Força”, desejou uma terceira.

Mal-estar psíquico durante emagrecimento

Maya Massafera, que foi apresentada no mês passado, após a transição de gênero, teve mal-estar psíquico durante o processo de emagrecimento. Segundo amigos da youtuber, ela passou por um processo de disforia de gênero, que é a mudança repentina e transitória do estado de ânimo, misturando sentimentos como tristeza, pessimismo e angústia.

Ao todo, a influenciadora perdeu 30kg. Na feminilização, Maya ainda tomou muitos hormônios femininos, junto com uma restrição alimentar rígida, para perder os músculos que nutria quando ainda se identificava como Matheus Mazzafera.

“Foram 7 meses de uma dieta forte. Nos primeiros meses ela mal saia da cama. Teve muita disforia e os hormônios eram fortes”, contou uma amiga de Massafera para o portal LeoDias.

Maya Mazzafera passou por feminilização facial, uma cirurgia plástica que suaviza traços anteriormente masculinos, trazendo um novo rosto por meio de raspagens nos ossos da face. Além disso, ainda colocou silicone nos seios e fez um procedimento cirúrgico para feminilização da voz.

Após muitas especulações sobre cirurgias de redesignação sexual na Tailândia, a confirmação da mudança de gênero veio à tona através do jornalista Felipeh Campos, em abril, quando o nome social da influenciadora foi revelado. Ele ainda afirmou que os documentos dela já haviam sido alterados.

Já usando pronome feminino, a influenciadora contou que perdeu a visão, depois de rumores de que teria ficado cega ganharem a web. A moça também teve uma intercorrência na fala:

“Fiquem tranquilos que eu já estou bem! Eu não estou cega como estão falando. Em uma cirurgia que fiz em Curitiba, por erro médico ou da equipe, eu tive, sim, perda de visão. Porém, eu fui no mesmo dia para outro hospital. Já estou quase enxergando normal”, esclareceu na ocasião.

Felipeh ainda revelou que a ideia de Maya é a de revelar os detalhes da transformação num documentário e que, inclusive, a produção já estaria sendo oferecida para algumas emissoras.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?