Maya Massafera desabafa após crise em Cannes: “Não generalizem”
A youtuber, que está na França a trabalho, viveu um episódio de disforia e se trancou no quarto do hotel em que está hospedada
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta quarta-feira (22/5), Maya Massafera usou as redes sociais para se pronunciar sobre a crise de disforia que teve em Cannes, na França, onde está a trabalho. A youtuber se fechou no quarto e não quis falar com ninguém, de acordo com o portal Leo Dias. “Ela passou o dia inteiro trancada e chorando”, disse uma fonte.
Com a repercussão do caso, Maya explicou, em detalhes o que aconteceu. Na ocasião, a moça tinha um jantar beneficente, produzido pela modelo brasileira Alessandra Ambrósio, que contou com a presença de celebridades internacionais como Heidi Klum, Natasha Poly e Selena Gomez.
“Tenho tanta coisa para conversar com vocês e quero contar tudo e todo meu processo de transição. Mas tudo no seu tempo. Para falar a verdade, eu gostaria de ter ficado mais tempo em off. Mas como começou a vazar muita notícia distorcida, eu achei melhor vim a público e enfrentar tudo”, esclareceu.
A influenciadora prosseguiu: “ Quero falar sobre minha disforia e como eu gostaria que vocês pegassem esse exemplo e levassem para a vida de vocês. Todo mundo tem coisas boas e ruins, eu por exemplo tenho um lado ruim de ter perdido 40 anos em um corpo que não me pertencia. E tenho um lado bom de ter feito minha transição longe de tudo e todos. Pude me dar esse luxo”.
Massafera ainda elucidou sobre o mal-estar psicológico que pessoas trans podem desenvolver. “Fiquei meses na cama, sem força e não sei como faria se não pudesse dar esse tempo de tudo. Enfim, uma das coisas ruins, que me pega, é a disforia. Lembrando que eu falo apenas pela Maya. Não falo por todas as trans, não generalizem”, pediu.
Maya deu um grande exemplo de autoestima: “Para começar preciso explicar meu estado de espírito. Eu nunca estive tão feliz em toda a minha vida. Eu acordo feliz, sou uma pessoa em estado feliz. Depois da transição eu me amo”.
Sobre a disforia, Massafera expôs o que ouviu de seus especialistas. “Conversando com meus médicos e psicólogos, entendo que essa minha felicidade é o estado normal da maioria da população. Todo mundo que nasce e se identifica com o corpo que nasceu tem esse estado. Provavelmente, vou me acostumar com o meu gênero e essa minha felicidade vai se tornar normal”, pontuou.
Ela continuou: “Dito que sou e estou uma pessoa muito feliz, nessa minha felicidade, às vezes tenho momentos mais felizes e às vezes mais tristes. Como todo mundo. Às vezes do nada ou por algum motivo, tenho uma disforia muito grande. Isso começou quando comecei minha transição”.
Maya Massafera encerrou o relato lembrando que os episódios são passageiros. “Os médicos me falaram que é normal para muitas meninas trans sentirem isso nos primeiros anos da transição. Às vezes a disforia é tanta, que eu realmente prefiro ficar sozinha e não ser vista por ninguém”, encerrou.