Maria João é destaque em Mar Branco, da Netflix. Confira!
Na série, dirigida por Augusto Fraga e baseada em fatos reais, a atriz interpreta a inspetora Paula Frias
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar da agenda lotada de filmagens e gravações na Europa, a atriz Maria João acaba de chegar ao Rio de Janeiro, onde mantém sua segunda casa. Atualmente, o trabalho de Maria pode ser conferido em “Mar Branco” (Rabo de Peixe, em Portugal), série da Netflix, onde interpreta a inspetora Paula Frias. A série é dirigida por Augusto Fraga e baseada em fatos reais. Esta é a segunda série portuguesa produzida pelo canal e alcançou o Top 10 mundial em 33 países quando estreou em maio desse ano.
O sucesso foi tanto que Maria João já está se preparando as gravações da segunda temporada no primeiro semestre de 2024. Mas antes tem viagem marcada para a Islândia para gravar “Cold Haven” e volta à Portugal para as gravações da segunda temporada A Espiã, onde vive a protagonista Rose Lawson.
Apesar da concorrida agenda internacional, a atriz está sempre no Brasil, onde é chamada carinhosamente pelos amigos de portuguesa mais carioca que existe e aproveita para matar a saudade de lugares que curte frequentar, rever amigos, comer pão de queijo e feijoada.
Artista premiada
Maria João Bastos nunca teve dúvidas de que queria ser atriz. Aos 12 anos, já fazia parte de grupos de teatro amador. Hoje, Maria João coleciona prêmios como o Globo de Ouro de Melhor Atriz pelo filme Mistérios de Lisboa, que lhe dão a certeza do reconhecimento internacional. Além de mais de 25 novelas e 10 filmes, sempre emendando um trabalho no outro, com muita disposição.
Em Portugal, fez um papel de tanto sucesso – a cantora Liliane Marise, na novela Destinos Cruzados – que a personagem virou protagonista da trama e acabou saindo da ficção para a vida real. Acreditem se quiser: Liliane, a personagem vivida pela atriz, gravou CD, alcançou o primeiro lugar no Top musical de Portugal, e fez show para 72 mil pessoas no Pavilhão Atlântica – maior espaço de shows do país, que recebe artistas do porte de Beyoncé e Madonna. E olha que Maria João não tem a pretensão de ser cantora. Essa é apenas uma prova incontestável de seu carisma.
No Brasil, é conhecida desde que participou das novelas O Clone e Sabor da Paixão, e do Sítio do Pica-Pau Amarelo, sempre com seu charmoso sotaque português. Retornou às novelas brasileiras em grande estilo como a Diana de Boogie Oogie, em 2014. Três anos depois, emprestou o sotaque português para viver a botânica Letícia na novela Novo Mundo; todas essas obras foram exibidas pela TV Globo.
Ela também pode ser vista na série O Mecanismo, uma produção exclusiva da NETFLIX; com direção de José Padilha, Felipe Prado e Marcos Prado, ela interpreta a personagem Maria Pia. Seu plano é continuar na ponte Rio-Lisboa e se fixar cada mais no Brasil.