Manu Bahtidão revela detalhes do tratamento contra a depressão
A cantora participou do Altas Horas e abriu o coração sobre o diagnóstico e pausa da carreira. Ela ainda contou quando retorna aos palcos
atualizado
Compartilhar notícia
Pouco mais de duas semanas após anunciar o afastamento dos palcos por conta de problemas psicológicos, Manu Bahtidão voltou a falar no assunto e revelou detalhes do tratamento que está fazendo contra a depressão e a síndrome do pânico.
A cantora participou do Altas Horas, no sábado (31/8), e, durante um bate-papo com Serginho Groisman, ela contou sobre o diagnóstico e revelou o prazo para voltar aos palcos.
“Eu fui diagnosticada com depressão e síndrome do pânico recentemente. Eu dei uma pausa, mas uma mini pausa. Já era pra ter parado, porque eu já estava com alguns sintomas muito presentes. Chegou um momento que eu falei: ‘Não vou conseguir. Prefiro parar agora, me restabelecer, me cuidar’”, recordou a dona dos hits Torre Eiffel e Daqui pra Sempre.
Em seguida, a artista desabafou: “É um medo, uma insegurança, uma dor, uma angústia sem fim e sem motivo aparente. Eu estou em um momento muito feliz da minha carreira, um momento que eu sonhei muito”, afirmou.
E completou, falando sobre o tratamento: “Estou me cuidando, me restabelecendo e já estou voltando, daqui a uma semana, uma semana e um pouquinho. Essa é minha primeira aparição”, relatou.
Logo depois, Manu Bahtidão opinou sobre o uso constante da internet: “A rede social a gente embarca naquele mundo virtual e a gente acha que aquilo é a nossa realidade, quando na verdade é uma viagem que a gente faz, um caminho quase que sem volta. Depois que eu me afastei, que eu dei uma segurada, tenho voltado um pouco mais pra mim”, garantiu.
Durante a exibição do programa, a cantora usou os stories do Instagram para falar sobre sua participação: “Estou nervosa assistindo o Serginho. Foi minha primeira aparição depois dos meus cancelamentos de show, eu não poderia dizer não a esse programa porque foi de muita representatividade do estado do Pará”, disse, antes de completar:
“Foi um programa muito difícil para mim, estou saindo da minha zona de conforto. Foi um programa onde tive que passar por cima de muitas coisas dentro de mim, de todos os problemas, dessa crise do pânico, de ansiedade, para estar ali”, definiu.
No fim da gravação, ela mandou um recado para o apresentador e sua equipe: “Quero agradecer à produção do programa do Serginho [Groisman], ao Serginho pelo convite, pelo respeito com tudo, de verdade, foi muito importante para gente, para a nossa música. Foi lindo, foi sensacional”, encerrou;
O anúncio da pausa nas apresentações
Manu Bahtidão anunciou uma pausa na carreira para realizar um tratamento médico. A equipe da cantora informou, no último dia 13, que a artista ficará no mínimo 10 dias longe dos compromissos profissionais.
“A MA Produções, juntamente com o corpo jurídico do escritório Adelia Soares Advogados, representante legal da cantora Manu Bahtidão, comunica que, por recomendação médica e para preservação da saúde da artista, esta precisará se ausentar de suas atividades profissionais por um período mínimo de 10 dias para tratamento médico”, disse o início da nota.
Vale dizer que na manhã da publicação do comunicado, Manu Bahtidão postou um vídeo nos stories do Instagram no qual aparece na cama dizendo que perdeu o voo porque não conseguiu acordar: “Estou com uma febrezinha. Vou ao médico, não sei se é garganta. Já, já eu fico bem”, declarou a cantora, que não voltou a aparecer nas redes sociais.
“Agradecemos profundamente a compreensão de todos e asseguramos que Manu Bahtidão está recebendo os cuidados necessários para sua plena recuperação. Estamos confiantes de que, em breve, ela retornará aos palcos com toda a sua energia e entusiasmo para continuar encantando o seu público”, conclui o comunicado.
Após a repercussão, Manu Bahtidão se manifestou
Manu Bahtidão comentou sobre o seu afastamento dos palcos, após uma nota divulgada em seu perfil oficial do Instagram onde diz que a artista vai se “ausentar de suas atividades profissionais por um período mínimo de 10 dias para tratamento médico”.
Nos comentários da publicação, Manu contou estar com virose e detalhou os sintomas: “Não estou conseguindo engolir a saliva, corpo dói, olhos queimando, febre, já tem dois dias que eu não tava me sentindo bem, mas hoje eu arriei!”.
“Só pros demônios não ficarem especulando, vou ficar bem e volto porque eu nasci pra ser águia e não galinha!”, alfinetou a cantora.
Busque ajuda
Está passando por um período difícil, assim como Manu Bahtidão? O Centro de Valorização da Vida (CVV) pode ajudar por meio do número 188. A organização atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio, atendendo, voluntária e gratuitamente, todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, podem buscar ajuda por telefone, e-mail, chat e Skype, 24 horas, todos os dias.
O Núcleo de Saúde Mental (Nusam) do Samu também é responsável por atender demandas relacionadas a transtornos psicológicos. O Núcleo atua tanto de forma presencial, em ambulância, como à distância, por telefone, na Central de Regulação Médica 192.
Na rede pública da saúde, a assistência psicológica pode ser encontrada nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), hospitais e unidades básicas de Saúde.