metropoles.com

Major RD é ameaçado de processo por banco digital

O rapper carioca cancelou o lançamento do single “Nubank’s”, que seria feito na próxima segunda-feira (17/6)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
major rd
1 de 1 major rd - Foto: null

Na última terça-feira (13/6), o rapper carioca Major RD havia a anunciado seu novo single, “Nubank’s”. Porém, segundo o próprio artista, a música não chegará ao público. “Viemos informar que a música que lançaríamos dia 20/6, que citava o nome de um banco digital famoso, não poderá mais ser lançada em sua versão original”, disse em comunicado oficial, divulgado neste sábado (17/6).

“O banco que cito em minha música acabou de notificar meu empresário através de um dos seus advogados para que minha música não fosse lançada em sua forma original na segunda-feira, nos ameaçando de processo. Fomos orientados pelo nosso advogado que não teria problema algum, já que se trata de uma obra musical e nada teria a ver com as leis que foram citadas na notificação”, explicou sobre o cancelamento.

Indignado, de acordo com a nota, Major RD decidiu não usar mais o nome do tal banco digital “por não querermos mais a nossa imagem associada a uma empresa que tenta silenciar a liberdade de expressão dos artistas”.

Essa não é a primeira vez que o artista sofre esse tipo de repressão. Na canção “Bola de Haxixe”, com a UCLÃ, ele citou uma marca de amendoim, que pediu para que a música fosse tirada do ar. “Na época, por não ter assessoria jurídica, decidimos tirar a música do ar com quase dois milhões de players”, relembrou.

RD concluiu criticando a empresa financeira: “Falo o nome do banco de forma positiva, aconselhando meus fãs a guardarem dinheiro! Inclusive, estou encerrando minha conta lá. Sou um jovem preto e de periferia, que representa a minha quebrada e todos lá. Se pro banco a música é um problema, pra mim eles são um problema maior ainda”.

Leia a nota oficial na íntegra:

Viemos informar que a música que lançaríamos dia 20/6, que citava o nome de um banco digital famoso, não poderá mais ser lançada em sua versão original.
O banco que cito em minha música acabou de notificar meu empresário, através de um dos seus advogados, para que minha música não fosse lançada em sua forma original na segunda-feira, nos ameaçando de processo. Fomos orientados pelo nosso advogado que não teria problema algum, já que se trata de uma obra musical e nada teria a ver com as leis que foram citadas na notificação.
Mas, decidimos não usar mais o nome do tal banco digital, por não querermos mais a nossa imagem associada a uma empresa que tenta silenciar a liberdade de expressão dos artistas. Estou comunicando porque, da mesma forma que estão tentando fazer dessa vez, já sofremos essa mesma censura em outra obra musical e na época, por não ter assessoria jurídica, decidimos tirar a música do ar com quase dois milhões de players.
Imagina se bandas como Legião Urbana com o “geração Coca-cola”; ou Run-Dmc, com “My Adidas”; e diversos outros artistas, que são de quebrada, começarem a ser silenciados e não terem liberdade de expressão em suas músicas. Isso que o banco digital, que se diz “moderno”, está fazendo é tentar nos intimidar através dos seus advogados mesmo, sem um fundamento legal coerente, misturando a lei de marcas, com a lei de direitos autorais. E a liberdade de expressão, que permite a citação.
Falo o nome do banco de forma positiva na música e aconselhando meus fãs a guardarem dinheiro!
Inclusive, estou encerrando minha conta lá. Vou procurar um banco com um posicionamento mais adequado com minha música e meu público. Sou um jovem preto e de periferia, que representa a minha quebrada e todos lá. Se pro banco a música é um problema, pra mim eles são um problema maior ainda.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?