metropoles.com

Mãe de Simone Biles sobre a adoção da ginasta: “Foi difícil desistir”

Ex-usuária de drogas, Shanon, de 52 anos, conversou com o jornal britânico Daily Mail sobre ter deixado os quatro filhos em um orfanato

atualizado

Compartilhar notícia

Instagram/Reprodução
Simone Biles relaxa durante suas apresentações em Paris - Metrópoles
1 de 1 Simone Biles relaxa durante suas apresentações em Paris - Metrópoles - Foto: Instagram/Reprodução

Quem conhece o mundo da ginástica artística sabe que Simone Biles foi abandonada pela mãe biológica, chegou a ir para um orfanato com os outros três irmãos e acabou sendo adotada pelos avós maternos. E uma figura central dessa história, a mãe biológica da atleta, Shanon Biles, hoje com 52 anos, resolveu falar sobre o caso.

Para quem ainda não sabe, a gente conta: Simone Biles e a irmã caçula, Adria, foram acolhidas pelos avós, Ronald e Nelly. Já os irmãos mais velhos da ginasta, Tevin, agora com 29 anos, e Ashley, agora com 34, foram levados para a casa de uma tia-avó, irmã de Ronald.

Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, ela assumiu ter largado as crianças por conta do uso de drogas e contou como foi ceder a guarda das filhas para seus pais, com a promessa de se manter à distância.

“Quando assinamos os papéis [de adoção], foi como se meu pai tivesse ligado um interruptor em mim: sem comunicação, sem ligar e sem visitar. Foi assim no começo. Levei seis anos para ver meus filhos novamente. Eu estava respeitando meu pai para deixar as crianças fazerem a transição, ele sentiu que era a melhor coisa para elas”, relatou Shanon.

16 imagens
1 de 16

Simone Biles em passagem pela Casa Estados Unidos em Paris

Joe Scarnici/Getty Images for USOPC
2 de 16

Jamie Squire/Getty Images
3 de 16

Jamie Squire/Getty Images
4 de 16

Naomi Baker/Getty Images
5 de 16

Naomi Baker/Getty Images
6 de 16

Naomi Baker/Getty Images
7 de 16

Naomi Baker/Getty Images
8 de 16

Jamie Squire/Getty Images
9 de 16

Jamie Squire/Getty Images
10 de 16

Ginasta exibiu o cabelo após os cuidados

Reprodução/TikTok
11 de 16

Simone Biles nas Olimpíadas de Paris

Jamie Squire/Getty Images)
12 de 16

Simone Biles mandou uma indireta ao celebrar a medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris

Jamie Squire/Getty Images
13 de 16

Biles mandou recado para uma ex-ginasta que não competiu

Tim Clayton/Corbis via Getty Images
14 de 16

Simone Biles retorna ao jogos depois de dar uma pausa para recuperar a saúde mentaç

Divulgação/ Netflix
15 de 16

Depois de uma crise psicológica que a fez desistir de competir na final individual da ginastica artística nas Olimpíadas de Tóquio, a ginasta Simone Biles precisou dar uma pausa na carreira para tratar a saúde mental. A situação da atleta levantou discussão sobre a saúde mental de esportistas

Laurence Griffiths/Getty Images
16 de 16

Simone Biles enfrentou dificuldades em relação à saúde mental

Graeme Jennings-Pool/Getty Images

E desabafou: “Foi difícil desistir dos meus filhos, mas eu tinha que fazer o que tinha que fazer. Eu não conseguia cuidar deles. Eu ainda estava usando [drogas] e ele [o avô] não queria que eu entrasse e saísse da vida deles quando eu não estava bem. Eu era cabeça dura. Não me importava, gritando: ‘Quero ver meus filhos, por que você está fazendo isso comigo?'”, detalhou ela, antes de completar:

“Eu não entendi na época, mas, anos depois, entendi o por quê. Eu tinha que lidar comigo primeiro”, assumiu.

Em seguida, Shanon Biles revelou que não tem contato com a filha: “O que ouço sobre Simone, ouço através do meu pai. Falo com meu pai o tempo todo. Estamos bem agora. No aniversário dele, liguei para desejar feliz aniversário”, disse.

Logo depois, ela contou ter vontade de retomar o contato com Simone Biles: “Gostaria de fazer as pazes com Simone pessoalmente. Estou apenas esperando por ela e [sua irmã mais nova] Adria. Falo mais com Adria do que com Simone. Eu apenas pediria que ela me perdoasse. Podemos seguir em frente? Não me julgue pelo meu passado. Vamos seguir em frente. Estou esperando a oportunidade, mas estou esperando que ela possa vir até mim. Vamos sentar. Só preciso ser paciente”, pediu.

Atualmente, Shanon declarou que está limpa e sóbria, mas não foge do assunto: “Sou uma viciada em recuperação e sempre serei uma viciada. Mas há um caminho [para a recuperação]. Você tem que aprender a ficar longe de pessoas, lugares e coisas. Mude sua rotina e viva sua vida. Viva sua melhor vida. Eu não sou mais a pessoa que eu costumava ser. Estou bem, hoje. Sou uma pessoa amorosa. Eu te daria a camisa do meu corpo. Eu sou muito diferente do que fui retratado”, encerrou.

“Não quero mais competir com a Rebeca”, diz Simone Biles

Depois de ter que suar para ultrapassar Rebeca Andrade, Simone Biles declarou que não se sente à vontade competindo com a brasileira. As duas se consagraram na ginástica durante as Olimpíadas de Paris, na França, no início deste mês, ganhando medalhas de prata e ouro.

“Para mim, pessoalmente, hoje à noite significa o mundo para mim. É tão louco. Não quero mais competir com a Rebeca, estou cansada [risos]. Ela fica muito próxima, nunca tive uma atleta tão próxima de mim”, revelou.

Biles, que é considerada umas das melhores do mundo nesse tipo de esporte prosseguiu: “Ela me coloca na ponta dos pés, traz a melhor atleta em mim. Estou animada e orgulhosa de competir com ela, mas não quero mais [risos]! Não gosto desse sentimento, estava estressada”.

A declaração foi dada durante coletiva de imprensa. No momento em que Simone falava com os repórteres de todo o mundo, Rebeca entrou na sala e presenciou a colega sorridente, tecendo elogios ao seu desempenho nos jogos.

Rebeca Andrade fez história. Essa é a segunda medalha de prata da moça em finais de disputas olímpicas individuais. Em grupo, ao lado de Jade Barbosa, Flávia Saraiva e Lorrane Oliveira, abocanhou o bronze.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?