Kéfera processa nutricionista que criticou dica alimentar bizarra
A coluna descobriu, com exclusividade, detalhes da ação que a influenciadora abriu contra o especialista, que criticou seu vídeo
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta semana, a Kéfera Buchmann deu o que falar em sua participação no De Frente com Blogueirinha, quadro de sucesso da Dia TV. O programa teve grande repercussão nas redes sociais e as falas da ex-youtuber não foram bem recebidas pelo público. A Coluna Fábia Oliveira descobriu que essa não foi a primeira vez que a também atriz causou polêmica nas redes sociais.
Pois bem. Fato é que uma dessas confusões foi parar nos tribunais! Kéfera processou João Victor Portela Costa em junho deste ano. A história teve início após um vídeo em que a atriz ensinava uma “técnica” para lidar com compulsão alimentar. Na gravação, ela apresentava uma improvável combinação de alimentos: gelatina em pó e pepino.
João Victor, que é nutricionista, comentou o vídeo em sua rede social. Ele questionou a receita ensinada por Kéfera e brincou com a estranha mistura de ingredientes. Após uma explicação de caráter médico, sugeriu que o público ouça um especialista “e não a blogueira”. Ele ainda teria escrito, nos comentários da postagem, que “pepino com gelatina é p*tar*a”.
Kéfera não gostou da história, moveu uma ação e alegou que sua imagem foi usada de forma indevida por João ao comentar seu vídeo e exibi-lo em seu reels. Além disso, afirmou que o réu usou linguagem chula e ofensiva. Ela pediu uma liminar para que o réu fosse obrigado a retirar o vídeo do ar. A medida foi negada de imediato pela juíza.
Além do pedido recusado, a atriz pediu uma indenização de, no mínimo, R$ 30 mil. Kéfera sugeriu que João se intitula como nutricionista, quando na verdade, seu registro estaria cancelado. O réu se defendeu no processo e desmentiu a atriz, afirmando que sua inscrição definitiva está ativa e o cancelamento utilizado por Kéfera, na verdade, se referia à outra inscrição feita após sua formatura, de caráter provisório.
Em sua defesa, o especialista chamou atenção para o fato de não ter sido o único profissional que se pronunciou e criticou a “técnica” ensinada pela antiga youtuber. Ele afirmou, ainda, que não exagerou em seu direito de informação. Talvez, o pepino com gelatina não seja a única coisa difícil de se engolir nesse caso!
O vídeo da discórdia
A youtuber Kéfera Buchmann causou polêmica nas redes sociais e recebeu uma série de críticas, em novembro do ano passado, após dar uma dica para comer doce sem sair da dieta. Ela mostrou que mistura pepino com gelatina em pó sem açúcar, pois tem “zero caloria, é superdoce e enche a barriga”.
“Tá com vontade de doce? Tá fazendo estratégia, igual eu, para a compulsão alimentar não atacar, para você ir lidando com ela? Tem um plano alimentar a ser seguido? Não estamos falando de ficar maluca aqui em, estamos falando de ajudar a nossa cabeça”, diz ela em vídeo postado no Instagram.
O tema gerou um grande debate nas redes sociais, e internautas acusaram a influencer de impulsar a compulsão alimentar.
“A Kéfera fazendo um desserviço gigantesco nos stories, incentivando as pessoas a comerem pepino com gelatina diet quando tiverem vontade de doce e como estratégia pra tratar compulsão. Triste demais (porém zero surpresas) uma pessoa com tanta influência fazer isso”, disse uma internauta.
“O drama de Kéfera vendendo transtorno alimentar na internet”, disparou outro. “A Kéfera sofre de compulsão alimentar e de acordo com os seguidores faz tratamento para tal com profissionais, o que torna preocupante ainda mais a atitude dela. Deu vontade de comer um doce? Coma! E siga sua rotina alimentar depois disso”, opinou um terceiro.
Influencer se explica
Após a repercussão do caso, Kéfera rebateu as críticas dos internautas e explicou que, de fato, gosta de comer pepino com gelatina em pó. Ela, no entanto, deixou claro que sempre indicou a busca por profissionais da saúde.
“É uma parada que eu gosto de comer, fazer o que. Eu vim de uma semana falando sobre cuidado com compulsão alimentar, a importância de buscar ajuda profissional, aí vem a galera que não acompanha e pega um negócio pra causar”, apontou.
“Quem ficou engatilhado com a história do pepino com gelatina porque achou um incentivo… não sei nem como explica. Nunca passei dicas de dieta ou de treino aqui, eu mostro o que eu faço, e esses dias eu estava comendo um monte de chocolate”, completou.