Justiça bate martelo e decide se Leo Maia é filho afetivo de Tim Maia
O rapaz buscava o reconhecimento como filho afetivo do artista há anos; a Justiça do Rio de Janeiro definiu a situação e explicou a decisão
atualizado
Compartilhar notícia
A Justiça do Rio de Janeiro decidiu que Leo Maia não pode ser considerado legalmente como filho do cantor Tim Maia. O rapaz buscava o reconhecimento como filho afetivo do artista há anos. A possibilidade de recurso ao Superior Tribunal de Justiça ainda está em aberto.
Leo Maia é fruto da relação entre Geysa e Tim Maia, que tiveram um filho biológico chamado Carmelo Maia. Carmelo solicitou uma ação indenizatória em 2019 para impedir o rapaz de cantar, citar e usar o sobrenome do pai.
Entre os argumentos do órgão público do Rio de Janeiro, a decisão de não reconhecimento da paternidade socioafetiva post mortem é o de que não há provas de que Tim quis ser pai de Leo enquanto estava vivo.
“A afeição e o tratamento carinhoso, especialmente após relação de padrasto e enteado, por si só, não pode ser tida como intenção de adoção, sob pena de atribuir vontades a pessoas que, em vida, não declararam de forma expressa”, diz o documento publicado pelo portal F5.
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio considera Carmelo Maia, irmão de Leo Maia por parte de mãe, o único filho de Tim. Ambos são filhos de Maria de Jesus Gomes da Silva, a Geisa, sendo apenas Carmelo registrado pelo cantor como filho.