Juju Ferrari vence ação contra Facebook e tem rede social de volta
A influenciadora, que havia perdido o acesso ao Instagram, conseguiu recuperar o perfil depois de enfrentar uma batalha com a plataforma
atualizado
Compartilhar notícia
A influenciadora digital Juju Ferrari venceu uma ação contra o Facebook e conseguiu o acesso ao seu Instagram de volta. A loira havia tido a conta suspensa em meados de agosto.
Em uma decisão desta quarta-feira (29/11), o juiz do caso julgou a ação procedente e condenou o Facebook ao pagamento das custas e despesas processuais de Juju, além a reativação da conta, que acumula mais de oito milhões de seguidores.
“Ante o exposto, julgo procedente os pedidos formulados na exordial, tornando definitiva a tutela de urgência, para consolidar a obrigação da ré em promover a reativação e o acesso da autora às contas na rede social Instagram (@juujuferrari), excluindo-se, ainda, todas as restrições contratuais (shadow banning) porventura incidentes até a presente data”, dizia um trecho da decisão.
Na ação, Juju afirmou que, após a suspensão da conta, chegou a procurar a ré para entender o motivo da suspensão, mas não obteve uma resposta satisfatória. Segundo a influenciadora, ela não violou as diretrizes da plataforma e acabou tendo enormes prejuízos financeiros, já que trabalha com publicidade na rede.
Em sua defesa, o Facebook alegou que “o bloqueio ocorreu por força de decisão jurisdicional em processo criminal sigiloso”.
Juju Ferrari criou conta reserva
Em agosto, Juju Ferrari chegou a criar uma conta reserva e, em um vídeo, publicado na nova página, falou sobre a situação: “Vou estar nessa conta agora, reserva. Aconteceram algumas coisas, estou sendo vítima de perseguição e vou explicar tudo pra vocês, fiquem tranquilos. O Instagram saiu do ar pra quase todo mundo e a gente está tentando resolver. Minha equipe jurídica já está resolvendo”.