metropoles.com

João Diamante fala da representatividade em programas de gastronomia

O chef, jurado do Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua, bateu um papo com a coluna e afirmou que faltam apresentadores pretos no segmento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
HBO Max/Divulgação
João Diamante
1 de 1 João Diamante - Foto: HBO Max/Divulgação

No mês da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, João Diamante fala sobre o desejo de se tornar protagonista e comandar um programa de gastronomia de TV. Jurado do Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua, exibido pela Globo, o chef lembrou que é preciso mais representatividade preta no segmento.

Falta muito espaço para homens e mulheres pretas, sobretudo as mulheres, que foram as precursoras. Eu acabo tendo essa visão por ter tido a oportunidade de reconhecerem o meu trabalho e poder estar em outros países. Mas, se perguntarmos a qualquer pessoa, se ela sabe o nome de um representante preto na culinária, poucas saberiam dizer”, disse com exclusividade para a coluna Fábia Oliveira.

Sobre apresentar uma atração, Diamante foi categórico: “Falta, sim, espaço para os representantes pretos na culinária na TV. É um reconhecimento que eu busco, gostaria muito de apresentar um programa meu. Somos tão capazes quanto [qualquer outra pessoa], também temos o direito de nos tornar protagonista”.

João Diamante vai cozinhar um prato ancestral no Vim de Lá: Comidas Pretas, que vai ao ar neste sábado (23/11), na Vênus Platinada, com Milton Cunha e Mariana Bispo. Na atração, pratos com o sabor da África, incorporado na culinária brasileira.

Nele, o cozinheiro nascido na Bahia e criado no Complexo do Andaraí, na zona norte do Rio, vai mostrar uma mistura de quiabo, galinha e canjiquinha. Depois de descobrir sua origem na Nigéria, Diamante decidiu seguir a cozinha do seu povo.

6 imagens
Ele acredita que a gastronomia pode ajudar na alfabetização e socialização de pessoas
Ele conta histórias
Diamante visita diferentes lugares no programa
João Diamante aposta na gastronomia como forma de inclusão e transformação
João Diamante
1 de 6

Chef João Diamante

Reprodução/Instagram
2 de 6

Ele acredita que a gastronomia pode ajudar na alfabetização e socialização de pessoas

Reprodução/Instagram
3 de 6

Ele conta histórias

Foto: Reprodução/Instagram
4 de 6

Diamante visita diferentes lugares no programa

Foto: Reprodução/Instagram
5 de 6

João Diamante aposta na gastronomia como forma de inclusão e transformação

Divulgação
6 de 6

João Diamante

HBO Max/Divulgação

Eu só estou aqui porque muitas pessoas pretas morreram. A minha função é resignificar o que foi a escravidão. Até por isso, quis ter um restaurante no Cais do Valongo [na zona portuária carioca]”, refletiu se referindo ao Dois de Fevereiro, que se inspira na gastronomia africana, baiana e carioca.

Jurado da Corte do Carnaval 2025 no Rio

Além de chef de cozinha, João Diamante foi convidado para ser jurado do concurso que elege a Corte do Carnaval 2025 do Rio de Janeiro. Pela primeira vez, a disputa abriu vaga para a comunidade LGBTQIAPN+, levantando a pauta da diversidade.

Sobre a nova proposta, João explicou que “devolveu o Carnaval a quem é dono”. “Se não tinha diversidade antes, está reconhecendo que a Corte precisa ser diversa, inclusiva, devolvendo o protagonismo de quem sempre foi dono do Carnaval”, pontuou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?