Isso não cheira bem! Google contesta Deolane em ação sobre “bafo”
Empresa apresentou sua defesa após ser processada pela influenciadora digital por ter seu nome associado ao termo “bafuda” no buscador
atualizado
Compartilhar notícia
A batalha entre Deolane Bezerra e o Google Brasil por causa do termo “bafuda” ganhou novos capítulos. Como já contamos aqui, o início do processo não foi muito bom para a empresa. Isso porque o juiz entendeu que a exibição automática da imagem da influenciadora quando o termo “bafuda” é pesquisado representava abuso e exposição de sua imagem. Ocorre, caro leitor, que esse entendimento foi apresentado ainda no início da ação, havendo um longo caminho a ser percorrido judicialmente.
Agora, um novo capítulo teve início, já que o Google Brasil apresentou sua defesa no caso. No documento formulado no mês passado, ao qual a coluna teve acesso com exclusividade, a empresa informou que foi célere e atenta ao cumprir com a decisão do juiz, tendo desvinculado a imagem da influencer da pesquisa pelo termo “bafuda”. Dessa forma, já teria cumprido integralmente a obrigação imposta.
Um outro fato levantado pelo Google é que ele sequer deveria estar sendo processado. Isso se dá em virtude do fato de que, em seu entendimento, a ação deveria ser ajuizada apenas em face daqueles que postaram os conteúdos ofensivos fazendo a associação humilhante envolvendo Deolane.
Além disso, a ação de Deolane não faria lá muito sentido… Calma, vamos explicar o porquê. Isso se dá em virtude do fato de que, mesmo que o termo seja desvinculado pelo Google, o conteúdo seguirá disponível na rede para quem quiser fazer uma pesquisa. Logo, a causa do problema não é efetivamente corrigida.
O Google afirmou, ainda, que é um mero provedor de aplicações, logo, não pode ser responsabilizado pelos conteúdos que aparecem no buscador. Além disso, não poderia ser obrigado a remover os links que apontem para conteúdo publicamente disponível.
Entenda o caso evolvendo Deolane e o Google
Após esta coluna revelar que ao pesquisar o termo “bafuda”, o Google entendia que estávamos falando de Deolane Bezerra, a influenciadora decidiu entrar com uma ação contra a empresa. O “apelido” foi dado pelos rivais da advogada durante o confinamento de A Fazenda 14, no ano passado.
De acordo com a petição inicial do processo, Deolane disse que suporta mais ver seu nome e imagem relacionados a essa expressão e que o fato atingiu o seu emocional, deixando-a com “vergonha diante de tal situação”. A ex-peoa apresentou uma liminar pedindo que a Justiça desvinculasse sua imagem ao termo, no entanto, o juiz Bruno Paes Straforini, que julgou a ação, negou a liminar apresentada pela ex-peoa.
No dia 17 de maio, ela fez uma nova petição reiterando os pedidos e pediu novamente a liminar. No dia 22, o juiz, decidiu aceitar a solicitação da ex-Fazenda.