Influenciadores são presos no Piauí em ação contra jogos ilegais
A segunda etapa da Operação Jogo Sujo, da Polícia Civil, foi realizada na manhã desta quarta-feira (9/10) e teve busca e apreensão
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil do Piauí deflagrou, na manhã desta quarta-feira (9/10), a segunda fase da Operação Jogo Sujo, em Teresina. O objetivo da ação, que terminou com seis influenciadores presos, é reprimir a divulgação de jogos de azar ilegais na internet. Ao todo, 7 pessoas foram presas, entre elas influenciadores digitais, e foram apreendidos armas de fogo, joias e carros de luxo.
Segundo o G1, entre os nomes levados pelos agentes estão Pedro Lopes, mais conhecido como Lokinho, que se envolveu recentemente em um acidente que terminou com duas mulheres mortas; o casal de influenciadores Diogo Xenon e Letícia Ellen; Brenda Ferreira e a empresária Milena Pamela.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), os alvos da operação foram investigados pelos crimes de estelionato, jogo de azar, induzir consumidor ao erro, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Os policiais estão cumprindo, ao todo, oito mandados de prisão temporária e 22 de busca e apreensão nas cidades de Teresina, Timon (MA) e Caxias (MA). A operação é realizada pela Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI) e contou com o apoio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp) e Polícia Militar do Piauí (PMPI).
Conheça alguns dos presos
Pedro Lopes, conhecido como Lokinho: ele tem 18 anos e compartilhava com seus seguidores das redes sociais vídeos bem-humorados. O perfil dele caiu após ele se envolver em um acidente, no fim de semana, que matou 2 mulheres. De acordo com a polícia, o rapaz estava na caminhonete que atropelou as vítimas, que era conduzida pelo seu namorado. Na última segunda-feira (7/10), ele pagou fiança e foi liberado.
Diogo Macedo, o Diogo Xenon: o rapaz é empresário de produtos automotivos, voltados para iluminação de veículos (faróis e leds), e tem um perfil no Instagram com mais de 40 mil seguidores. Nas postagens, ele mostra diversos veículos, como motos, carros, jet-skis e até helicópteros.
Letícia Ellen: namorada de Xenon, a influenciadora está com o perfil nas redes sociais desativado atualmente.
Brenda Ferreira: com um Instagram acompanhado por mais de 90 mil internautas, ela compartilha uma rotina de luxo, com viagens e veículos caros.
Milena Pamela: a empresária tem duas lojas de roupas em Teresina e contabiliza mais de 200 mil seguidores no Instagram.
Ação semelhante foca em influenciadores baianos
Após a Operação Integration da Polícia Civil de Pernambuco, que prendeu Deolane Bezerra, no início de setembro, outra ação, a Operação Falsas Promessas, agitou a Bahia no dia seguinte.
De acordo com o site BNews, os agentes cumpriram 50 mandados em Salvador e em municípios do interior, como Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e São Felipe, além de outros estados, como Goiás, Espírito Santo e Ceará.
E entre os focos da investigação estão dois baianos famosos nas redes sociais: o influenciador Ramhon Dias Dias e o empresário José Roberto, mais conhecido como Nanan Premiações.
Os trabalhos na Bahia foram realizados pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD). Cerca de 200 agentes estiveram envolvidos na operação, que investigava a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas por meio de jogos de azar.
Ainda de acordo com o portal de notícias, Ramhon Dias foi vítima de uma tentativa de homicídio no bairro Vale dos Lagos, na capital baiana, no dia 6 de julho. O rapaz foi atingido por um tiro e ficou internado no Hospital São Rafael por um dia.